O tema Lean Construction foi explicado em podcast pelo especialista Sérgio Kemmer, Diretor da SK Consultoria e Treinamento.

No primeiro episódio do podcast, Lean Construction foi definido como uma filosofia de gestão, baseada no sistema Toyota de produção (sim, a fábrica de carros). Essa filosofia de gestão tem dois grandes objetivos:
- Criar mais valor para os clientes com o mínimo de recursos, ou seja, sem desperdícios.
- Reconectar-se com a gestão.
Quais os fundamentos para aplicação da filosofia Lean Construction nas obras?
Valor: é importante, no início da implantação da filosofia Lean, ter claramente definido o propósito que deverá orientar a criação de valor para o cliente.
Pergunte a si mesmo: qual é o objetivo da obra?
Perdas: a ideia de que perdas nas obras se referem apenas a perdas de materiais parece uma visão muito limitada. Na visão Lean, é necessário entender que existe uma série de outros desperdícios, como por espera, movimentação, transportes desnecessários, superprodução, retrabalho, estoque e outros. Na visão Lean, todos os pontos citados são considerados desperdícios.
Novamente, para alcançar a redução das perdas e agregar valor ao seu cliente, é preciso engajar as pessoas. Desenvolver o ser humano é, portanto, fundamental e elemento-chave dentro dessa filosofia.
Liderança: uma liderança que ainda pratica o conhecido sistema de comando e controle precisa entender que isso não funciona mais. Na visão Lean, o trabalhador possui conhecimentos e, para alcançar níveis de excelência operacional e eliminar perdas nos projetos, ele precisa estar envolvido nos processos.
Ou seja, torne-se uma liderança mais servidora, entendendo problemas e capacitando trabalhadores para alcançarem melhores resultados.
Sistema Toyota de produção: esse é um conceito que engloba o pilar da produção somente do que é necessário. Em outras palavras, a produção em fluxo contínuo, sem esperas, é feita a partir da demanda do cliente.
O conceito engloba também o pilar de automação com o toque humano, ou seja, capacitar operários e máquinas para a habilidade de detectar problemas e proporcionar-lhes autonomia para pararem a produção quando houver a identificação de falhas. Dessa forma, evita-se a produção de produtos e peças defeituosas.
Não se esqueça de que a qualidade deve ser construída durante o processo, e não ao final dele.
Melhoria contínua: basta que os trabalhadores e equipes de um processo busquem simplificar operações para melhorá-las continuamente. Desse modo, o padrão que havia sido estabelecido anteriormente pode e deve ser melhorado para gerar um novo.
É importante lembrar que a melhoria contínua é dever de todos dentro de uma organização, e não apenas de gestores ou departamentos.
No sistema Lean, os problemas são resolvidos com métodos científicos e ferramentas para a identificação de sua causa raiz.
Canteiro de obras: se eu quero melhorar o meu processo, é necessário que eu vá até a obra, veja tudo com os meus próprios olhos, pergunte e identifique quais problemas estão acontecendo e, de forma colaborativa, busque uma solução.
Esse trabalho colaborativo não deve acontecer apenas dentro da empresa, pelo contrário, deve envolver também fornecedores, empreiteiros, projetistas e clientes para o alcance de resultados.
Conclui-se, portanto, que, no sistema Lean, os problemas devem ser abraçados, entendidos e resolvidos.
Pré-requisitos para aplicação da filosofia Lean Construction nas obras:
- Conhecimento dos conceitos básicos;
- Apoio da administração;
- Ida ao canteiro de obras;
- Engajamento dos trabalhadores.
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