A logística verde permite reduzir o impacto ambiental em todas as fases de trabalho de sua empresa.

A logística é a organização e o planejamento dos processos de uma empresa, desde a encomenda de matérias-primas até a armazenagem e a entrega ao cliente final.
A logística verde visa a garantir a sustentabilidade em cada fase do processo, de forma a assegurar o sucesso das operações com o menor impacto ambiental. O que pode ser um diferencial importante de mercado, já que o consumidor valoriza cada vez mais as marcas que demonstram seu compromisso ambiental e social.
Logística verde e logística reversa
São dois conceitos diferentes. A logística verde, você já sabe, tem foco em métodos sustentáveis. Já a logística reversa visa a reduzir custos, entregando resíduos ou materiais para a reciclagem ou revenda.
O ideal é a empresa combinar as duas metodologias.
Bases da logística verde
O estabelecimento de uma cadeia logística verde tem sete princípios básicos.
1. Empacotamento verde: menor uso possível de materiais para embalagem ou utilização de materiais biodegradáveis, que não afetam o ciclo de vida.
2. Carga e descarga verde: diminuição do desperdício de materiais, substituindo maquinário ultrapassado.
3. Armazenamento verde: garantia de uma boa infraestrutura de armazenamento, que facilite a movimentação e o transporte dos produtos.
4. Transporte verde: adoção de transportes alternativos, menos poluentes, visando a diminuir o consumo de energia e as emissões de CO², além da busca por rotas com menor custo e da manutenção correta dos veículos.
5. Distribuição urbana verde: tem dois componentes. O primeiro é o processamento do produto até seu ponto de distribuição. O segundo se relaciona com os resíduos gerados nesse processo. Nos dois casos, trata-se de reduzir o consumo de combustível e a emissão de gases poluentes nas operações.
6. Gestão da informação verde: visa a obter o controle total das informações sobre a empresa, evitando o desperdício de materiais e de energia, tornando os processos mais eficientes e economizando tempo e espaço.
7. Uso intensivo de recursos e reciclagem: é a devolução dos resíduos gerados ao longo do processo, promovendo sua reintrodução nos ciclos produtivos, por meio do reaproveitamento.
Casos de sucesso
Centenas de empresas vêm obtendo êxito com a logística verde. A Natura, por exemplo, empresa brasileira do setor de cosméticos, implantou em 2014 um projeto em que são utilizados veículos sustentáveis como carros elétricos e bicicletas, para realizar entregas dos produtos em São Paulo, Valinhos, Belo Horizonte, Vitória e Porto Alegre.
Esse modelo de entrega verde evitou a emissão de 24.700 kg de CO2 na atmosfera.
A Dow Química, indústria química de origem britânica, construiu um armazém verde com área de 5.500m² em sua unidade no Guarujá (SP), de acordo com as normas de Leadership in Energy and Environmental Design (LEED, sigla, em inglês, de liderança em projeto de energia e meio-ambiente).
Isso permitiu uma redução de 13% no consumo de energia, evitando a liberação de 30 toneladas/ano de CO2 a cada ano.
Como implementar a logística verde
Confira alguns passos fundamentais para adotar a logística verde também em sua empresa.
1. Otimizar a gestão das frotas de transporte: além de adquirir veículos menos poluentes, utilizar sistemas que auxiliem no planejamento das rotas de entrega, prevalecendo a consolidação de cargas.
2. Seguir padrões de construção e gestão sustentável: o crescimento do setor logístico impulsionou a demanda por novos armazéns, movida pelo crescimento do e-commerce. Buscar o certificado internacional Breeam ou a qualificação Leed garante a sustentabilidade dos armazéns logísticos.
3. Adotar medidas de redução de resíduos: um dos principais problemas dentro do processo logístico são os restos de materiais. A logística verde propõe a adoção de um processo de classificação dos resíduos de acordo com os materiais a reciclar.
Cada tipo de resíduo terá então a destinação correta, com parte importante sendo encaminhada à reciclagem.
Entre também na onda da logística verde. Seus negócios e o meio ambiente agradecem!
Você encontra mais informações consultando a norma ISO 14.000/04, que apresenta os requisitos para a criação de um Sistema de Gestão Ambiental dentro da empresa. Confira também este material do Sebrae.
Foi um prazer te ajudar :)