Um ambiente de crescimento e de consolidação dos pequenos negócios não depende somente do MEI, mas também de estímulos que incluam a iniciativa política.

A força dos pequenos negócios gera muitos benefícios para as cidades onde eles estão instalados. Comprando do comerciante local, você ajuda no desenvolvimento da sua região e faz girar a economia, criando a necessidade de mais empregos, melhorando a estrutura comercial e tirando muitos autônomos da informalidade. Isso faz com que os comerciantes vendam mais, com segurança e garantia de direitos. Tudo, portanto, está interligado em um conjunto de papéis que precisamos assumir juntos, incluindo consumidores, trabalhadores, comerciantes e representantes políticos.
Nesse sentido, você já parou para refletir sobre quais ações os parlamentares têm desenvolvido a fim de melhorar e favorecer os pequenos empresários, em especial os MEIs (Microempreendedores Individuais)? Já questionou se os territórios e os setores diversos estão recebendo atenção para que se desenvolvam?
Formação empreendedora no país
Incentivos ao empreendedorismo precisam ser recorrentes nas escolas e nos espaços onde se encontram muitos cidadãos que exercem atividades informais. Desse modo, podem ser apresentadas possibilidades que auxiliem na escolha de mais pessoas em seus projetos de vida.
A educação empreendedora é mais do que abrir um negócio: é uma jornada que transforma a vida dos indivíduos e faz com que muitos realizem os seus sonhos e garantam o seu sustento. No que diz respeito aos microempreendedores já formalizados, é necessário investir em capacitação, consultorias e meios para que eles se aperfeiçoem em sua atuação.
Diálogo com o setor dos pequenos negócios
Dentre algumas das necessidades que os MEIs possuem, estão:
- Criação e desenvolvimento de espaços de conversas entre pequenos empresários.
- Organização de fóruns, eventos e comunidades para facilitar a comunicação entre seus membros e apoiadores.
- Desenvolvimento de ações para o setor.
O Guia do Candidato 2022, apresentado pelo Sebrae, traz infográficos com dados sobre o empreendedorismo no seu estado, para que você possa entender melhor o panorama regional em que está inserido. Acesse: https://guiadocandidato2022.sebrae.com.br/infografico.
Além disso, não deixe de questionar: os representantes eleitos em outubro estão comprometidos com o desenvolvimento econômico da sua cidade, contribuindo para um ambiente comercial que desenvolva os ecossistemas regional e setorial? De quem podemos cobrar ações nesse sentido?
Quais as melhores cidades para empreender em 2022?
De acordo com a pesquisa realizada em 2021 pela Endeavor em parceria com a Enap (Escola Nacional de Administração Pública), São Paulo e Florianópolis são as melhores cidades para se empreender no Brasil. Outras opções promissórias estão concentradas nas cidades em destaque nas regiões Sudeste e Sul. Sabemos que há um grande caminho a ser percorrido e, sem dúvidas, é necessário pensar em políticas de desenvolvimento e de incentivo ao empreendedorismo.
Criamos esta série inspirados no Guia do Candidato 2022, convidando microempreendedores individuais a contribuir para esse momento político. Você poderá acompanhar os artigos “A importância do MEI no atual cenário político”, “Como anda o desenvolvimento econômico da sua região?” e “Estamos de olho!”.
Também preparamos o curso a distância Como agir de maneira empreendedora, com duração de duas horas. Nele, você vai saber como dar o primeiro passo para, de fato, tornar-se um empreendedor de sucesso.
Agora, você tem a oportunidade de aprender um pouco mais sobre empreendedorismo e compreender quais são as atitudes necessárias para o sucesso do seu negócio. Inscreva-se!
Foi um prazer te ajudar :)