As metas para qualquer tipo de empresa são um impulso para alcançar muitos objetivos. No segmento de alimentos e bebidas, não é diferente.
Ter metas em um estabelecimento de alimentos e bebidas é tão importante quanto em qualquer outro tipo de empreendimento, afinal, são elas que conduzem a um crescimento rentável e organizado. Mas, elas precisam estabelecer passos realistas para que o local se desenvolva sem riscos e com maiores chances de sucesso.
Os gestores devem estar sempre atentos às novidades do mercado para estabelecer metas que trarão bons resultados de inovação e lucro. Para escolher as metas que deseja alcançar, é muito importante saber o que precisa melhorar, eliminar ou criar. Por isso, sem conhecer a realidade da empresa, não é possível traçar metas confiáveis, pois elas acabam se tornando somente ideias e não são concretizadas ou não são concluídas, gerando um desânimo em toda a equipe.
Veja alguns exemplos de objetivos que podem ser trabalhados, mas que precisam estar de acordo com a necessidade da sua empresa:
- estar sempre na frente da concorrência: para essa meta, é necessário mapear concorrência e comparar sua empresa nos quesitos de estrutura, recursos humanos, localização, público-alvo, entre outros;
- aumentar o ticket médio do seu estabelecimento: necessário ter uma ficha técnica bem elaborada que permita verificar a precificação dos alimentos no cardápio;
- melhorar os resultados por mesa: que resultados são esses? A venda? A permanência? O feedback? Todos esses quesitos precisam estar claros antes de traçar a meta;
- enfrentar possíveis períodos de crise: como está o seu capital de giro? Sua despesa física é muito alta?
- reduzir custos operacionais: somente é possível se tiver uma boa gestão financeira, a qual pode, inclusive, ser uma meta para atender outras.
Conhecendo a realidade
Antes de traçar metas, é importante conhecer o seu negócio, por isso é assertivo criar uma lista de perguntas (veja a seguir) que podem ajudar a orientar na escolha de objetivos.
- O que estou oferecendo?
- O que o meu cliente espera receber?
- Ele está feliz com o que recebe?
- Qual é o meu processo de atendimento?
- É satisfatório para o cliente?
- O meu processo de produção é eficaz?
- Qual é a minha média de venda por dia, semana ou mês?
- Qual é o cenário ideal que eu quero atingir?
Boas perguntas ajudam a estabelecer boas metas. Mas não se esqueça de ser sincero na hora de responder. Além das boas perguntas, as metas precisam ser fáceis de praticar e possíveis de serem realizadas, caso contrário promove uma descrença no que está sendo proposto. A equipe já recebe a meta sem intenção de atingi-la, então, nada de desgastes desnecessários.
Converse muito com a equipe sobre a missão, visão e valores da empresa. Também escute os clientes, criando canais de feedback. Ao traçar metas simples e de curto prazo, o movimento fica positivo e motiva a realização de outros objetivos.
A visualização da gestão de metas também é importante, então, crie um painel de resultados para acompanhamento de toda a equipe. Avalie os resultados alcançados e os não alcançados, analisando falhas, erros e acertos. Tudo é aprendizagem!
Um bom método para ajudar nessa avaliação é a análise SMART, iniciais de um acrônimo em inglês que, traduzido, significa específico, mensurável, realizável, realista e temporal, ou seja, a meta precisa: ser bem definida, clara e inequívoca; ter critérios específicos que possibilitem aferir seu progresso rumo à realização; ser realizável, ou seja, possível de alcançar; estar ao seu alcance, ser realista e relevante para o seu propósito de vida; ter um prazo para acontecer, incluindo uma data de início e fim.
Sentiu-se motivado a traçar metas? Entre em contato com o Sebrae, que é especialista em gestão e peça mais orientações.
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