A mudança organizacional, quando necessária, deve ser feita com cuidado para não impactar a organização com a implantação de novos processos.
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Mudanças organizacionais não são eventos que acontecem com dia e hora marcados. São processos, que partem de um ponto inicial, desenvolvem-se ao longo de um período de transição e chegam a uma nova forma de atuação.
As empresas, entre elas as indústrias de base tecnológica (IBTs), mudam todo o tempo, pela simples razão de que a realidade também está em constante modificação. Dessa forma, deve ser entendida como um processo contínuo. Uma gestão de mudanças eficaz é aquela que incorpora novos processos sem desestabilizar a organização.
As mudanças organizacionais podem ser divididas em quatro tipos diversos:
- Evolucionária: evolui a estratégia da empresa, aperfeiçoando o produto ou serviço que ela oferece.
- Incremental: acrescenta alguma melhoria aos processos da empresa. É a mais comum de ser encontrada, por não exigir grandes planejamentos e poder ser implementada aos poucos, com uma aceitação mais natural.
- Revolucionária: é aquela que provoca mudanças que impactam em todos os envolvidos e partes interessadas; pode ser implementada em cenários de crise ou quando há um novo posicionamento da empresa no mercado, exigindo um cuidadoso planejamento e comunicação.
- Transformacional: altera um ou mais processos da atuação organizacional.
Etapas da mudança organizacional
São três os estados da mudança que podem ser claramente identificados:
- Estado atual: diz respeito à forma como as coisas são feitas hoje. É familiar e confortável, já incorporadas e aceitas pela estrutura da organização. É o já conhecido.
- Estado de transição: por estar em evolução, é confuso e desorganizado. É desafiador e exige um olhar mais à frente, até mesmo superando um eventual momento de queda de produtividade momentânea.
- Estado futuro: é onde a empresa espera chegar. Pode, no decorrer do processo, ser modificado. É o desconhecido.
Os três estados da mudança fornecem uma história com começo, meio e fim que, entretanto, muda o tempo inteiro. Dessa forma, não há zona de conforto, mas uma constante melhoria. Entre o modo como as coisas são realizadas hoje e como serão no futuro, há uma zona em que se delineia como a empresa irá passar de um estado a outro, processo que pode ser angustiante, mas, profundamente decisivo para o sucesso da empresa. Para navegar por essas mudanças, as etapas indispensáveis são:
- Percepção da necessidade de mudança;
- Diagnóstico;
- Análise dos riscos e ameaças;
- Planejamento do processo de mudança organizacional;
- Sensibilização e engajamento das equipes;
- Capacitação e treinamentos;
- Início das mudanças;
- Monitoramento dos resultados;
Seja qual for a mudança organizacional a ser implementada ou a metodologia a ser utilizada para isso, o segredo de qualquer gestão de mudança está na implementação cuidadosa e mensurada. Dessa forma, diversos benefícios são alcançados, como a conscientização das equipes, o desenvolvimento de uma mentalidade inovadora, o engajamento dos profissionais e o melhor aproveitamento dos novos recursos.
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