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Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
Não subestime os seus concorrentes

A análise dos concorrentes é fundamental para manter a sua empresa competitiva e ser a opção principal na escolha do cliente.

· 02/03/2023 · Atualizado em 29/05/2023
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Já ouviu falar na “virada de jogo”? Ela ocorre quando você acredita que domina o mercado e que venceu os concorrentes, os quais, mais fracos, não terão forças para lutar contra você. Do nada, sem que você percebesse, apareceu uma cartada definitiva e sua empresa foi ultrapassada por um ou por vários concorrentes…

Por mais que o seu negócio esteja melhor que os outros, mesmo que os concorrentes pareçam ter produtos/serviços muito inferiores aos seus, em algum momento, eles podem “acordar” e mudar de estratégia. Ou mesmo aparecer um outro concorrente, que operava em outro setor da economia e, depois de definir uma nova estratégia, resolveu invadir o seu mercado e incomodar muito a sua empresa.

Assim, é fundamental nunca relaxar e manter o olhar vigilante sobre a concorrência, fazendo periodicamente uma análise sobre ela (acesse o link a seguir e leia o artigo Aprenda como identificar seus concorrentes). Veja a seguir os benefícios que a vigilância sobre a concorrência pode proporcionar ao seu empreendimento:

1. Conhecimento mais aprofundado sobre o mercado: é preciso saber o que as outras empresas estão fazendo, em que estão inovando, os diferenciais que oferecem, visando tomar decisões mais assertivas;

2. Evitar cometer os mesmos erros mais vezes: avaliar onde os concorrentes estão errando é uma boa forma de aprender a não cometer os mesmos erros;

3. Descobrir ideias inovadoras: ninguém inova sem conhecimento, assim é fundamental coletar dados e informações sobre produtos, serviços/atendimento, público-alvo, entre outros aspectos que podem contribuir com ideias inovadoras;

4. Evitar ser pego de surpresa: fique atento aos movimentos dos seus concorrentes e antecipe-se, tendo uma atitude proativa.

O professor americano Michael Porter, da Universidade de Negócios Harvard, desenvolveu um modelo conhecido como Cinco Forças de Porter para analisar a concorrência entre as empresas. O modelo considera cinco fatores (chamados de cinco forças competitivas) que devem ser analisados e avaliados para, com isso, desenvolver uma estratégia empresarial eficiente.

As cinco forças são:

1. Rivalidade entre os concorrentes: identifique quem são, de fato, os seus concorrentes (diretos e indiretos);

2. Produtos que podem substituir os existentes atualmente: analise o mercado e veja quais são os produtos que concorrem com os seus em todos os aspectos;

3. Poder de barganha dos fornecedores: não fique refém de poucos fornecedores e estabeleça parcerias com eles;

4. Entrada de novos concorrentes: é importante criar barreiras para a entrada de novos concorrentes, como, por exemplo, criação de patentes, marcas fortes e registradas e contratos de exclusividade;

5. Poder de barganha dos clientes: o cliente precisa ser tratado com excelência, pois, em plena era da informação, o poder dele é ainda maior, por isso invista em uma cultura de feedbacks e de boas experiências para o seu consumidor.

O empreendedor deve estar ligado e perceber como os concorrentes estão buscando vantagens competitivas e como atuam as cinco forças competitivas. Tudo isso para superar os concorrentes e tornar-se a opção prioritária na escolha do cliente.

O Sebrae fornece conteúdos, ferramentas, cursos, vídeos e consultoria para ajudar o empreendedor na análise do mercado e na elaboração da melhor estratégia para a sua empresa.

Deixamos a seguir sugestões para um curso EaD e um artigo que o Sebrae sugere para você se destacar frente à concorrência. Acesse os links: Como analisar o mercado e  Planejamento estratégico.


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