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Wed Feb 08 14:26:29 BRT 2023
Empreendedorismo | DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Negócios de impacto social e suas oportunidades

Essas organizações devem ter o funcionamento de uma empresa tradicional. A diferença está na sua missão, que é resolver um problema social ou ambiental

· 13/12/2022 · Atualizado em 08/02/2023
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Ao contrário do que muita gente pensa, os negócios de impacto social não estão ligados à filantropia, nem às ONG´s (Organizações não Governamentais). A característica marcante e que distingue esses negócios é principalmente o fato de, embora eles tenham como pano de fundo a solução de um problema social, na maioria das vezes ligados a problemas concretos das classes C, D e E, são autossuficientes e dão lucro.

No Brasil, mesmo durante a pandemia de COVID-19, as empresas de impacto social cresceram e chegaram a um total de 1.272 negócios, de acordo com o terceiro Mapa de Negócios de Impacto Social + Ambiental desenvolvido da Pipe.Social. Em 2017 e 2019, os números eram de 579 e 1.002 negócios do tipo, respectivamente.

Uma empresa de impacto social deve ter o funcionamento e a lógica de uma empresa tradicional, com planejamento, estrutura, vendas de produtos e serviços e faturamento, como toda organização. A sua diferença é que a sua missão é resolver um problema social ou ambiental.

Algumas características marcantes desses negócios:

  • Foco na baixa renda

São desenhados de acordo com as necessidades e características da população de baixa renda.

  • Intencionalidade

Possuem missão explícita de causar impacto social e são dirigidos por empreendedores éticos e responsáveis.

  • Potencial de escala

Podem ampliar seu alcance por meio da expansão do próprio negócio; de sua replicação em outras regiões por outros atores; ou pela disseminação de elementos inerentes ao negócio por outros empreendedores, organizações e políticas públicas.

  • Rentabilidade

Possuem um modelo robusto que garante a rentabilidade e não depende de doações ou subsídios.

  • O impacto social é a sua atividade principal

O produto ou serviço oferecido diretamente gera impacto social, ou seja, não se trata de um projeto ou iniciativa separada do negócio, e sim de sua atividade principal.

  • Distribuição ou não de dividendos

Um negócio pode ou não distribuir dividendos a acionistas, não sendo, porém, esse, um critério para definir negócios de impacto social.

Mas, na prática, como reconhecer um negócio de impacto social? Para explicar isso, nada melhor do que um exemplo concreto: Vejamos o Conta Black, um banco que oferece conta digital com direito a pagamentos, transferências e linha de crédito voltado para pessoas que não possuem acesso a serviços financeiros por meio das instituições tradicionais — situação muito comum, no Brasil, especialmente para a população negra. A empresa surgiu com o objetivo de combater a exclusão financeira, um problema estrutural no Brasil, mas também possui como foco no lucro.

Para conhecer mais sobre o tema, acesse o material Gestão do Conhecimento no Ecossistema de Negócios de Impacto no Brasil, produzido pelo Sebrae em parceria com o Instituto Incluir.

Fonte: https://open.spotify.com/episode/13YtlfUWzUhNQJeZedQria?si=b1418a05d9844222&nd=1

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