Sebrae busca investir em empresas que possuem possibilidade de crescimento alinhado à responsabilidade social e ambiental.

Os negócios sociais, ao contrário do que muita gente pensa, não envolve caridade. São empresas (que podem ser do terceiro setor, LTDAs, SAs) que têm como objetivo, gerar impacto social (para comunidades vulneráveis, de baixa renda, com graves problemas sociais) com atividades que geram receita e que permitam a sua sustentabilidade a curto, médio e longo prazo.
O viés econômico e o caráter social e ambiental contribuem para mudar a vida de muitos brasileiros. Com os negócios sociais, é possível, por exemplo, fomentar o desenvolvimento da economia nacional.
Os sete princípios de um negócio social são:
- O objetivo do negócio é redução da pobreza ou outros problemas (como educação, saúde, acesso à tecnologia e meio ambiente) que ameaçam as pessoas e a sociedade, não visando a maximização dos lucros;
- São financeira e economicamente sustentáveis;
- Investidores recebem de volta somente o valor investido;
- Depois que o investimento for devolvido, o lucro da empresa fica na empresa para ampliação e melhorias;
- Ambientalmente consciente;
- Colaboradores recebem o valor de mercado com melhores condições de trabalho;
- Faz tudo isso com alegria.
O tema tornou-se prioridade para o Sebrae, que vem buscando meios para colaborar com o desenvolvimento das micro e pequenas empresas em comunidades carentes, onde estão concentradas as classes C, D e E.
Negócios sociais não são filantropia. Eles devem ter potencial de escala e o seu próprio lucro e, ainda, devem garantir a mudança socioambiental no local onde está situado.
Os negócios sociais são um meio de movimentar a economia do país e ter responsabilidade social e ambiental ao mesmo tempo. Trata-se de uma "reinvenção do capitalismo".
É uma maneira inovadora de trazer elementos sociais ao empreendedorismo e fortalecer os pequenos negócios, mantendo sua atuação dentro do ambiente na qual foram idealizados, aumentando a empregabilidade e a qualidade de vida das populações de baixa renda.
Uma das frentes mais importantes que o Sebrae realiza é a Maratona de Negócios Sociais, que acontece atualmente no Rio de Janeiro, em Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo.
Para participar, os empresários devem possuir um negócio ou uma ideia que vá gerar impacto socioambiental.
Os selecionados participam de atividades durante quatro dias, que incluem capacitação, mentoria e consultoria especializada. Em seguida, podem criar o pitch de sua empresa e, então, apresentar a uma bancada.
Todos os participantes recebem certificados de participação. Os vencedores recebem um pacote de capacitação e apoio do Sebrae para levar a ideia adiante.
O objetivo é sensibilizar as micro e pequenas empresas sobre a importância do trabalho que realizam e da necessidade de capacitação.
Passo a passo para criar um negócio social
- Identifique o problema - Tenha claro qual é a demanda social que deseja trabalhar e analise os componentes que levam a esse problema. Saber o que deve ser “combatido” ajuda a estabelecer uma estratégia de ação.
- Conheça o seu público beneficiado - Não basta ter uma ideia distante de quem são, suas culturas, seus valores. É preciso ir além do superficial. O conhecimento popular é muito valioso e, às vezes, a solução pode ser uma adaptação do que já está sendo feito, aliado com conhecimentos externos.
- Elabore o projeto - Desenhe um programa que inclua objetivos, plano de captação de recursos ou sustentabilidade financeira, ações objetivas, número de pessoas envolvidas, comunicação e indicadores de impacto.
- Trabalhe em equipe - Envolva os beneficiários, apresente seus projetos e os convide para fazer parte da cocriação do programa.
- Assegure os recursos - A captação de recursos é uma das áreas mais complicadas. Algumas maneiras de financiar projetos são: editais; parcerias com empresas e poder público; crowdfunding; pagamento de pequenas contribuições pelos beneficiários, no caso de produtos. É preciso lembrar que as redes de colaboração têm funcionado muito no que se refere a levantar recursos.
- Faça uma apresentação eficiente - Uma comunicação bem estruturada pode não somente gerar visibilidade para o projeto, mas também atrair parceiros, voluntários, colaboradores e inspirar pessoas a desenvolverem projetos que se aliem ao seu. Quanto maior o impacto de um projeto e mais pessoas envolvidas, maiores as chances de ganhar atenção de grandes empresas e do poder público.
Saiba mais
Para informações específicas sobre a Maratona de Negócios Sociais, acesse o link.
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