Veja como gerar e converter leads tendo como apoio a jornada do cliente e o funil de vendas.

Gerar Leads é o processo de conversão de visitantes do seu site em oportunidades de negócio. Para compreender a geração de leads, você precisa entender dois conceitos: Jornada do Cliente e Funil de Vendas.
A Jornada do Cliente serve para mapear em qual estágio o consumidor está em relação ao negócio. É uma bússola para guiar a produção de conteúdo, a partir do que seria interessante para sua persona.
O Funil de Vendas também apresenta os estágios do consumidor em relação ao negócio, mas com o foco naquilo que interessa para as marcas: vender. Então, esse recurso mostra o que a empresa precisa fazer com o público visando atingir o seu objetivo: atrair, converter e vender.
Veja em quais estágios o Lead pode estar:
Aprendizado e descoberta: estamos falando do topo do funil, quando o potencial cliente tem uma dor, uma dúvida ou uma dificuldade, mas ainda não sabe como resolvê-la e está em busca de respostas;
Reconhecimento do problema: o lead ainda está no topo do funil e é quando o potencial cliente identifica o problema;
Consideração da solução: meio de funil, quando o potencial cliente começa a considerar soluções para resolver o problema;
Decisão de compra: fundo do funil, quando o potencial cliente sabe o que precisa a fim de resolver o problema e está comparando opções que possam orientá-lo na decisão.
Então, você pode ter os seguintes atores nessa jornada do cliente:
Visitante: lê posts no site ou blog do negócio a partir da palavra-chave pesquisada no buscador.
Lead: assina a Newsletter para receber mais conteúdo sobre o tema.
Oportunidade: abre os e-mails e interage com o negócio para tirar dúvidas sobre o assunto.
Vendas: matricula-se no curso oferecido pela marca.
Embora a intenção de compra ainda não seja clara, o lead é o visitante que ingressa no funil de vendas espontaneamente e indica algum interesse no seu serviço ou produto. É uma pessoa que acabou de ser convertida em oportunidade de negócio, ou seja, um possível cliente que a marca passou a conhecer. Os leads podem ser:
Lead frio
É o contato na fase inicial de relacionamento com a marca. Demonstrou interesse pelo negócio ao se cadastrar em um formulário, baixar um e-book ou participar de um evento, mas não possui desejo de avançar na jornada de compra ou não tem as características do público-alvo da empresa.
Lead Qualificado
É um potencial cliente da empresa. Ele demonstrou interesse na marca e também possui as características necessárias para consumir o produto ou o serviço. Por se encaixar como público-alvo, é um lead que deve ser trabalho via Inbound Marketing, a fim de qualificá-lo para o processo de vendas.
Lead SAL
Os leads estão prontos para o início de um relacionamento comercial. Já passaram pelo estágio de descoberta do problema, estão dispostos a começar uma conversa e a fornecer mais dados para a empresa em busca de uma solução. Nesta etapa, é possível enviar um e-mail para checar as informações passadas, suas principais dificuldades e a se aproximar do lead.
Lead Qualificado para Venda
Está apto a receber uma proposta comercial, uma vez que ele reconhece o próprio problema, considera a solução e tem fit para adquiri-la. Nesta etapa, o objetivo é converter o lead em cliente. Portanto, é o momento de encaminhar o lead ao time de vendas.
Compreendendo as etapas da jornada do cliente e do funil de vendas, você consegue definir as estratégias mais adequadas para o momento que seu lead está passando. Trata-se de um processo e o marketing digital direciona de maneira mais assertiva e personalizada suas ações. O resultado é a geração e conversão de leads.
Artigo feito a partir do e-book Geração de leads: 11 formas para você gerar leads para sua empresa.
Para saber mais, leia os textos a seguir:
Foi um prazer te ajudar :)