Aprenda a calcular sua margem de contribuição a fim de organizar as contas e aumentar a lucratividade da sua empresa.
Sabe aquela sensação de trabalhar, trabalhar e não ver o dinheiro render? Esse pode ser um dos dilemas dos empreendedores que ainda não conhecem um importante indicador financeiro: o da margem de contribuição. Esse conceito é uma fórmula que ajuda a compreender o fato de que receber dinheiro não é, necessariamente, lucrar.
Para compreender melhor sobre a margem de contribuição, é preciso saber o que acontece com o dinheiro depois que você realiza uma venda ou uma prestação de serviços. Quer compreender mais sobre o tema organização e gestão financeira para otimizar seus resultados? O Sebrae te explica.
O que é a margem de contribuição de uma empresa?
Depois que você realiza uma venda, o valor que sobra depois de descontar os custos e despesas variáveis é a margem de contribuição.
A partir dela, o empreendedor pode desenvolver uma visão mais ampla sobre o quanto ganha por venda, qual está sendo o seu lucro e o quanto precisa faturar para pagar os seus custos fixos. Alguns dos custos fixos mais comuns de uma empresa são:
- Água;
- Aluguel;
- Energia elétrica;
- Internet;
- Salários de funcionários e outros.
Quais são os elementos da margem de contribuição?
Para cada produto ou serviço que a sua empresa oferece, uma parte é descontada do seu faturamento. Essa parte descontada é chamada de custos ou despesas variáveis. É preciso considerar que para oferecer aquele produto/serviço, houve gastos tanto na produção quanto na comercialização. É por isso que o valor que você recebe não é um sinônimo do seu faturamento de fato.
Vamos compreender melhor os elementos da margem de contribuição:
- Valor de vendas: Total de vendas realizadas em um determinado período.
- Custos variáveis: Gastos ligados à fabricação do seu produto ou aos insumos necessários para a prestação de um serviço. Podem variar conforme o ritmo de produção ou comercialização.
- Despesas variáveis: Gastos relacionados de acordo com as vendas, como os impostos, comissões e demais despesas financeiras.
Como calcular a margem de contribuição das vendas realizadas?
A margem de contribuição é mensurada a partir do valor da receita sem os custos variáveis. Ao calcular esse importante indicador de gestão financeira, o empreendedor terá um “termômetro” para medir a saúde financeira do seu negócio, visto que poderá verificar se a sua margem de contribuição paga os custos fixos – fundamentais para o funcionamento da empresa – e ainda geram lucros.
Veja a fórmula para realizar o cálculo:
Margem de contribuição = (valor das vendas – (custos variáveis + despesas variáveis)
Vamos a um exemplo prático?
Com a aplicação desse conhecimento na sua empresa, você saberá como precificar corretamente seus produtos e serviços. Além de gerenciar melhor seus custos, despesas, estoque e lucro. Para mais dicas, acesse o conteúdo do Portal do Sebrae.
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