O Brasil já conta com mais de 11.000 startups, segundo levantamento da Cortex.
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As startups podem ser consideradas como o reflexo das inovações tecnológicas, uma vez que acompanham a tecnologia e desenvolvem soluções para as necessidades digitais do mundo. Além disso, também oferecem produtos e serviços totalmente inovadores e atrativos, seja dentro ramo comercial, de construção, da gestão, industrial, entre outros. Basicamente, uma startup é um modelo empresarial que soluciona necessidades reais e que possui um alto potencial de viralização/escala.
Em 2022, o Brasil tinha 11.562 startups ativas no país, segundo um levantamento da Cortex. A pesquisa ainda mostrou que, desse total, 28% são do segmento de Tecnologia da Informação, 22% da área de serviços e 16% do varejo. Além desses segmentos, 11% são da área industrial e 6% da financeira. A maior concentração de startups no Brasil está no estado de São Paulo, com quase 50% delas. Em segundo, aparece Minas Gerais com 8% e, em terceiro, Rio de Janeiro com os mesmos 8%.
Mas será que vale a pena abrir uma startup no atual contexto brasileiro?
Antes de criar uma startup, é essencial avaliar se ela estará realmente resolvendo um problema que existe no mercado e seja de interesse o público. Procurar saber como está o cenário do setor em que irá trabalhar, como os concorrentes estão entregando esse serviço ou oferecendo o produto, também é fundamental.
Outras questões que devem ser respondidas, são: quais são os benefícios do meu produto ou serviço acima da concorrência? Qual público se beneficiaria do trabalho da minha startup e por quê? Investidores teriam interesse da empresa? Qual o tamanho do mercado? O que seria preciso para construir um mínimo produto viável como teste? Como os investidores podem lucrar com a empresa?
Respondendo a essas perguntas, já será possível fazer um escopo dos próximos passos para desenvolver a ideia e encontrar um capital de risco que se interesse pelo que ela terá a oferecer.
Vantagens das startups
Investir neste modelo de negócio tem algumas vantagens:
- Chance de viralização
Uma das vantagens mais visíveis – sendo esse o motivo pelo qual muitos empreendedores investem – das startups é que, mesmo que seja um investimento mais arriscado, o foco sempre deve ser o alto índice de viralização do projeto.
- Flexibilidade
Outra vantagem da startup é que, provavelmente, os funcionários terão uma experiência muito enriquecedora. Apesar do trabalho de uma startup exigir mais conhecimento dos profissionais, ela também é considerada um modelo muito flexível em questão de horários e atividades.
- Ambiente colaborativo
Recursos limitados, quadro de colaboradores enxuto e espaços abertos estimulam o trabalho em equipe. É comum encontrarmos nessas empresas times colaborativos que unem forças para tirar os projetos do papel de forma criativa e viável.
Etapas para criar uma startup
Estes são alguns pontos relevantes na criação de uma startup:
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Desenvolva a ideia
Tudo começa com uma boa ideia, com uma solução inovadora para um problema ou necessidade existente no mercado. Mas é preciso concretizar a ideia, transformá-la numa solução ousada, criativa e prática, que responda diretamente a um desejo/necessidade de potenciais clientes.
Utilize a técnica do brainstorming para gerir as ideias, problemas e soluções. Inspire-se em empreendedores ou startups existentes, analisando a forma como nasceram e evoluíram.
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Invista em Formação
Avalie bem os seus pontos fortes e os aspetos que precisam de melhoria, ao nível pessoal e profissional. Assim, facilmente vai perceber quais as skills de empreendedor são necessárias desenvolver.
Invista também na formação dos colaboradores, especialmente em conteúdos relevantes para o desenvolvimento das funções.
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Crie um Plano de Negócios
O plano de negócios é um mapa que vai estruturar e orientar o negócio. Permite planejar o futuro da startup com segurança, simulando cenários favoráveis e desfavoráveis. Também é uma excelente ferramenta de apresentação da empresa a possíveis investidores, como bancos, sociedades de capital de risco e mesmo investidores particulares.
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Pense no Financiamento
Normalmente criar uma startup implica investimento inicial. Mas como obter o dinheiro necessário para dar asas a um projeto inovador? Existem diversos apoios ao empreendedorismo:
- Bootstrapping - investimento com recursos próprios;
- Crowdfunding - financiamento coletivo;
- Investidores - pessoas que investem dinheiro em troca de participação na empresa.
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Encontre os Profissionais Certos
Esta é uma etapa fundamental, pois é pouco provável que, como empreendedor, consiga fazer tudo o que é necessário para criar uma startup. É importante encontrar parceiros e colaboradores com skills relevantes para o negócio.
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Escolha um Local Físico
Ter um espaço implica, normalmente, um grande investimento. Por isso, um dos locais ideais para iniciar uma startup pode ser um espaço de coworking, devido aos custos escaláveis, capacidade de aumento de área útil de trabalho e networking.
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Invista em Marketing
O marketing é fundamental para desenvolver a startup. Utilize, desde o início, uma estratégia multicanal que permite utilizar todos os canais de comunicação de forma interligada, criando diferentes pontos de contacto entre a startup e os possíveis clientes.
Comece por utilizar métodos de promoção disponíveis gratuitamente e mais tarde aposte em ferramentas pagas. Ter um site institucional, criar presença nas principais redes sociais ou alimentar um blog com conteúdo relevante são excelentes ideias para começar!
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Aposte em Ferramentas
Utilizar as ferramentas certas, que trazem real benefício às necessidades da startup, é fundamental:
- Precisa calcular a rentabilidade do negócio? Pode utilizar uma folha de Excel.
- Necessita redigir documentos? Recorra ao Google Drive.
- Quer usar fotografias de qualidade sem investir muito? Opte por bancos de imagens gratuitas.
Saiba mais
Alguns materiais que poderão inspirar nessa jornada:
- Curso Acesso a Capital para Startups
- Curso Acesso a Mercado para Startups
- Curso Como validar seu modelo de negócio
Se desejar conversar com um consultor, procure o Sebrae do seu estado.
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Como emitir e pagar a guia DAS-MEI
A principal obrigação do MEI é pagar a “mensalidade” do MEI todos os meses, no dia 20. É muito importante esse pagamento, pois é através dele que você terá acesso aos seus benefícios previdenciários. Às vezes, nos deparamos com uma pessoa MEI que diz coisas assim: “ah... eu não paguei porque não tive tempo de ir na Sala do Empreendedor ou no Sebrae para emitir minha guia e eu não sabia como fazer isso”. Pois neste artigo vamos mostrar como é simples emitir a guia DAS-MEI. Inicialmente precisamos dizer que o MEI tem muitas opções para realizar a quitação das suas parcelas mensais. Aquela que consideramos a melhor opção é o débito automático. O MEI só precisa autorizar uma vez, e o débito ocorre automaticamente todos os meses, bastando controlar para garantir que tenha saldo suficiente no dia 20 de cada mês. Para isso, o microempreendedor precisa ter conta em nome do MEI ou mesmo de sua pessoa física (conta de terceiros não é aceita) em um dos bancos conveniados: 001 - Banco do Brasil S/A003 - Banco da Amazônia S/A004 - Banco do Nordeste do Brasil S/A021 - Banco Banestes S/A033 - Banco Santander (Brasil) S/A041 - Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A047 - Banco do Estado de Sergipe S/A070 - Banco de Brasília S/A104 - Caixa Econômica Federal237 - Banco Bradesco S/A341 - Itaú Unibanco S/A389 - Banco Mercantil do Brasil S/A748 - Banco Cooperativo Sicredi S/A756 - Banco Cooperativo do Brasil S/A Como esta lista é dinâmica e a qualquer momento pode ocorrer a inclusão de novos bancos, ou até a exclusão de algum, sugerimos a consulta quando tiver o interesse. Essa opção é formalizada no Portal do Simples Nacional, sendo necessário que o MEI tenha cadastrado o seu código de acesso. Outra opção é efetuar o pagamento on-line das guias DAS-MEI. Neste caso, precisa ter uma conta pessoa física ou jurídica no Banco do Brasil e, no dia em que desejar pagar, acessar o Portal do Empreendedor e escolher a opção pagamento on-line. Finalmente, temos a opção de gerar a guia DAS-MEI tanto pelo Portal do Empreendedor como pelo app MEI, da Receita Federal, ou pelo app Meu Sebrae, disponibilizado pelo Sebrae. Após gerar a guia DAS-MEI, você poderá escolher a forma de efetuar o pagamento conforme as opções descritas abaixo: Imprimir a DAS-MEI, se dirigir a uma lotérica ou agência bancária e realizar o pagamento; Utilizar o QR Code gerado e realizar o pagamento pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco por meio de Pix; Utilizar o código de barras e pagar pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco. Abaixo descrevemos algumas opções para você gerar/emitir a sua guia DAS-MEI. Passo a passo fácil pelo app Meu Sebrae Primeiro, você deve entrar na sua loja de aplicativos, App Store ou Play Store, e baixar o app Meu Sebrae. Com o app aberto, clique em criar conta; depois informe o seu CPF, seu nome, seu e-mail e sua data de nascimento. Para finalizar, escolha uma senha para acessar o aplicativo. Digite a senha mais uma vez para confirmar. Pronto, você estará cadastrado. Agora, na tela inicial do aplicativo, você deve clicar em “Serviços” e depois em “Serviços MEI”; em seguida, clique em “Pagamento de Contribuição Mensal” e em “Boleto de Pagamento”; em seguida, clique na opção “Cadastrar nova empresa” e, finalmente, informe o seu CNPJ. Agora é só escolher o ano da contribuição e o mês vigente e baixar o boleto da DAS. De forma simples e rápida, você gerou a guia DAS-MEI. Agora é só salvar e escolher a maneira que mais lhe convier para efetuar o pagamento: pelo QR Code com Pix; imprimir o boleto e ir a uma lotérica ou agência bancária para pagar; com o código de barras, pagar pelo internet banking ou app de seu banco. Passo a passo pelo app MEI da Receita Federal Na loja de aplicativos, App Store ou Play Store, baixe o app MEI. Na tela inicial do aplicativo, inserir o CNPJ, escolher a opção “Emitir DAS”; selecionar o ano e o mês para o qual você quer emitir a guia DAS; ela estará disponível e tem opção de exibir/salvar/compartilhar ou copiar o QR Code para pagar por meio de Pix. Passo a passo para emissão da guia DAS-MEI pelo Portal do Empreendedor Entre no Portal do Empreendedor na plataforma gov.br; Clique na guia “Já Sou MEI”; Depois em “Pagamento da Contribuição Mensal (DAS)”; Em seguida em “Boleto de Pagamento”; Preencha o CNPJ da sua empresa e clique em continuar; Clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”; Em “Informe o Ano-Calendário”, selecione o ano e clique em “OK”; Selecione o(s) mês(es) do ano que você deseja gerar o(s) boleto(s); Informe a data em que você deseja pagar o boleto e clique em “Apurar/Gerar DAS” (se for antes do vencimento ou se estiver vencido e deseja pagar no próprio dia da emissão não precisa preencher); Aparecerá na tela a mensagem “Os documentos DAS foram gerados com sucesso!” Clique em “Imprimir/Visualizar PDF”; Após a visualização, você pode imprimir, salvar ou compartilhar a guia DAS ou pagar conforme uma das modalidades já explicadas acima. Qualquer uma das formas descritas é segura e garante ao MEI estar com a sua obrigação em dia. Importante! O Sebrae está sempre disponível para ajudar o MEI e os micro e pequenos empreendedores em geral em todas essas etapas com consultorias e cursos on-line ou presenciais, muitos deles de forma gratuita. O empreendedor pode esclarecer dúvidas, buscar ideias e se qualificar em qualquer área que precise procurando cursos e consultores do Sebrae. É só acessar www.sebrae.com.br. Saiba mais: Portal do Sebrae: Cursos gratuitos on-line: O que você quer aprender hoje? Veja o que você precisa saber antes de virar MEI e quais são as principais obrigações do MEI após a formalização. Portal do Empreendedor: Pagamento da Contribuição Mensal (DAS); Emissão da Guia DAS-MEI. FONTES:1. Atenção ao novo valor de contribuição do MEI!2. MEI terá novo valor de contribuição3. Como emitir a guia DAS em menos de 1 minuto4. O que acontece se você formalizar seu MEI e não pagar mensalmente as guias do DAS?
Sat Jun 29 00:03:34 BRT 2024
Como abrir um MEI
Abrir um MEI e obter um CNPJ é facil, mas antes de abrir é importante se atentar para os direitos e deveres. Cada vez mais, brasileiros que trabalham por conta própria reconhecem a importância de se registrarem como microempreendedores individuais (MEI). Segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Economia em março de 2022, com dados da Receita Federal e a participação do Sebrae, 3,9 milhões de pequenos negócios foram criados em 2021, um aumento de quase 20% em relação ao ano anterior. Destes, 3,1 milhões – ou cerca de 80% do total de Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas (CNPJs) – optaram por serem microempreendedores individuais (MEI). Quais as vantagens de ser MEI? Direito de emitir notas fiscais para seus clientes, evitando a perda de negócios, pois, além de dever do empresário, a emissão do documento é direito do consumidor; Tributação reduzida, com pagamento mensal do documento de arrecadação (DAS-MEI); Acesso a benefícios previdenciários, como o auxílio-doença, em caso de incapacidade de trabalhar por problemas de saúde, entre outros. Mais adiante falaremos mais sobre os benefícios. Mas vale lembrar que, para desfrutar de tudo isso, o primeiro passo é ter um CNPJ ativo, ou seja, registrar a empresa. O registro no portal do governo é de graça. O único custo para se manter como MEI é o recolhimento mensal do imposto, desde que o empreendedor não ultrapasse o teto de receitas anual de R$ 81 mil – o que provoca a cobrança de multas por excesso de faturamento. Fique atento: inscrição como MEI não tem custo! Muitas pessoas, quando vão procurar o endereço virtual para abrirem sua empresa como microempreendedores, acabam clicando em links de sites que cobram para fazer o registro, em troca de assessoria técnica para o empreendedor. Além de oferecer conteúdo sobre empreendedorismo e o universo empresarial, tais páginas trazem orientações – às vezes personalizadas – para abrir, alterar ou cancelar o CNPJ MEI, bem como dicas para a declaração anual. Porém, se você não quer contratar esses serviços adicionais, tenha a certeza de estar entrando no verdadeiro Portal do Empreendedor. Nunca imprima boleto nem faça Pix se não tiver certeza de que aceita comprar tais serviços. A inscrição como MEI no governo é de graça! Passo a passo – como Abrir um MEI Grátis em 2024 É necessário realizar login no ambiente gov.br (que centraliza o acesso do cidadão a diversos serviços sociais e outros portais do governo). Se o empreendedor não tem esse cadastro prévio, deve fazê-lo em https://sso.acesso.gov.br. Após o acesso ao ambiente gov.br, o empresário precisará criar seu MEI no Portal do Empreendedor. Acesse e siga as instruções fornecendo as informações solicitadas. Como já dissemos, a formalização é gratuita! Acabou? Não se esqueça do pagamento mensal das contribuições. Uma dica: embora a declaração de receitas seja anual (analogamente à das pessoas físicas, que todos os anos declaram o Imposto de Renda conforme a sua faixa de renda), não deixe acumular vários meses de contribuições para só resolver as pendências na época de sua declaração como MEI (já que os débitos impedem o envio da declaração). Além de o montante ficar alto, há correção do montante com a cobrança de juros mensais! Quanto pagar para se manter como MEI em 2024? Conforme o ramo de atividade, a contribuição mensal do MEI varia entre de R$ 70,6 a R$ 76,6 a depender do ramo de atividade e Mei caminhoneiro pagará mensalmente entre R$ 169,44 a R$ 175,44. Veja neste vídeo como abrir o MEI (CNPJ), publicado no canal Sebrae Talks Que atividades o MEI pode desenvolver? Ser microempreendedor não significa estar restrito em sua atuação profissional. A lista de atividades cadastradas já cresceu bastante desde que foi criada. Confira as aqui. Ainda ficou com dúvidas? O Sebrae ensina tudo que você, empreendedor ou aspirante, precisa saber sobre o MEI. Quer continuar sua jornada para se tornar MEI? Acesse agora um curso preparado pelo Sebrae e inicie sua trajetória empreendedora hoje mesmo!