this is an h1

this is an h2

Mon Feb 27 11:25:32 BRT 2023
Empreendedorismo | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
O que são as femtechs?

Saiba mais sobre a presença feminina nas startups voltadas a soluções para as mulheres: as femtechs.

· Atualizado em 27/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Empoderamento feminino é uma expressão que representa muito mais que uma tendência, pois revela, na verdade, uma necessidade das mulheres que se transformou em luta constante nas últimas décadas. O fato é que as mulheres buscam, cada vez mais, ocupar espaços que são de todos, são da diversidade. No mundo dos negócios, esse movimento também acontece (veja mais no nosso artigo Mulheres e negócios: a força do empreendedorismo feminino).

É nesse contexto que surgem as femtechs, ou seja, startups que criam soluções para as mulheres. Esses negócios desenvolvem produtos e serviços voltados às necessidades específicas das mulheres, principalmente na área da saúde. O papel dessas empresas, no entanto, vai muito além de oferecer produtos para mulheres: elas aplicam tecnologia para trazer soluções inovadoras em um nicho pouco explorado.

Femtechs e mercado global

Um relatório do site Statista revelou que o mercado global de tecnologias voltadas ao público feminino, no final de 2021, estava avaliado em 51 bilhões de dólares. A projeção é de crescimento de 8% ao ano até 2030, estimando-se que esse valor alcance os 103 bilhões até o final do período.

Existe, entretanto, uma discrepância muito grande entre os países/continentes onde essas femtechs estão instaladas, revelando também que há um grande mercado a ser explorado. Do total de empresas desse tipo existentes, 51% estão na América do Norte. A América do Sul está em penúltimo lugar, com somente 2% das empresas, junto com a África.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2019 apontou que as mulheres são maioria no Brasil, pois elas representam 51,8% da população. Também formam quase metade da população mundial. Os números evidenciam que o modelo de negócio femtech tem espaço para crescer, até porque existem estudos que apontam o cuidado maior que as mulheres têm com a saúde do que os homens. Normalmente, elas procuram mais os serviços médicos do que o público masculino.

Um documento da Infomoney aponta que existem 97 condições de saúde que afetam mais ou exclusivamente pessoas designadas como mulheres. Assim, todos os assuntos, incluindo produtos e/ou serviços, que entram nessa pauta podem ser desenvolvidos pelas femtechs. Ovulação, menstruação, maternidade, menopausa, saúde sexual e ossos e outras partes do corpo entram nessa lista. O objetivo de uma femtech é oferecer ferramentas e soluções para que o público feminino tenha maior cuidado e hábitos saudáveis em relação a essas condições de saúde.

As soluções passam por desenvolvimento de aplicativos, plataformas, uso da big data ou inteligência artificial, enfim, passam pelos avanços tecnológicos digitais e envolvem desde aplicativos de controle menstrual, passando por aconselhamento psicológico e/ou jurídico, carreira, até a possibilidade de compartilhamento de experiências sobre os primeiros anos de vida dos filhos. Com isso, hoje, já existem órgãos governamentais que estão investindo dinheiro nas femtechs com a intenção de prevenir doenças e auxiliar na cura delas, promovendo o diagnóstico precoce. Alguns exemplos de femtechs: Elas que lucrem, B2B Mommy, Gestar, Pantys, Ziel.

A liderança feminina tem contribuído fortemente para os novos negócios e para a inclusão, o femtech tem um grande potencial de crescimento, pois o IBGE mostrou, em uma pesquisa, que somente 4,7% das startups são fundadas exclusivamente por mulheres. Além disso, sabe-se que a participação feminina no mercado de tecnologia é muito inferior à masculina: elas ocupam um pouco mais de 31% dos cargos.

Então, venha crescer junto com o Sebrae! Conheça o Sebrae Delas e o Sebrae Like a Boss. Inscreva-se também para o nosso curso EaD  Modelagem e validação da proposta de valor para startups.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?