this is an h1

this is an h2

Thu Mar 23 04:53:59 BRT 2023
Inovação | INOVAÇÃO
O uso de avatares pelas marcas no metaverso e fora dele

Entenda mais sobre os avatares que marcas e influencers desenvolvem para comunicação com seus públicos.

· 21/03/2023 · Atualizado em 23/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Você já ouviu falar de "avatarização das marcas"? É o termo que descreve a prática de criar um personagem fictício ou avatar para representar uma marca, com o objetivo de criar uma conexão emocional com o público-alvo.

Avatar se refere à representação digital de uma pessoa em um ambiente virtual, como em jogos on-line, fóruns e redes sociais. Pode ser um personagem ou uma imagem que o usuário escolhe para se identificar no mundo virtual.

O conceito de "avatar" vem da cultura hindu, que se refere à encarnação ou manifestação de uma divindade em forma humana ou animal. Descreve uma entidade divina que assume uma forma física para cumprir uma missão na Terra.

Com as redes sociais, as marcas também estão usando avatares digitais para se comunicar com seus clientes e fãs on-line. O desenvolvimento do metaverso amplia esta tendência, que será importante para gerar conexão entre empresa e consumidor.

E como as pequenas empresas podem utilizar as tendências desse processo?

O que é metaverso?

O metaverso é um espaço virtual que utiliza tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada. Neste espaço é possível criar um avatar, conversar com pessoas, jogar, comprar itens virtuais e muitas outras atividades que serão exploradas.

A principal finalidade do metaverso na internet é fazer com que os usuários visualizem os conteúdos digitais e façam parte da experiência imersiva. Em resumo, o metaverso seria uma versão digital do nosso mundo real.

Os impactos do metaverso

Boa parte da nossa comunicação hoje é feita por canais digitais, que permitem maior flexibilidade, facilidade e agilidade no dia a dia. A interação com a internet é cada vez mais imersiva e o metaverso irá colaborar para aumentar essa experiência de imersão em várias áreas.

Na medicina, por exemplo, o metaverso poderá auxiliar os treinos de cirurgias, visualizar um holograma do corpo humano para estudos, reunir profissionais para uma conferência e mesmo realizar consultas simples de forma virtual.

Na educação, poderá dinamizar as aulas de escolas, faculdade e cursos, democratizando o conhecimento.

No turismo, irá aumentar a experiência virtual em visitas de espaços turísticos e interagir com imagens e dados de eventos históricos.

Em todas as áreas, o metaverso tem potencial para impactar empresas dos mais variados setores, pois ele revoluciona a comunicação corporativa e a venda de produtos e serviços digitais.

Avatarização das marcas

O avatar digital serve para o entretenimento e para a área profissional. Os colaboradores de uma empresa, por exemplo, serão representados por seus avatares nas reuniões virtuais do metaverso.

O avatar fornece corpo e voz para as pessoas e para as marcas. E as empresas tendem a se beneficiar desse processo para estreitar vínculos com seus consumidores.

Os avatares já são usados fora do metaverso com a função de serem influenciadores e embaixadores de uma marca, como a Lu da Magazine Luiza, a Nat da Natura e a Bia do Bradesco. O propósito é humanizar sua comunicação e se conectar com o seu público-alvo.

As marcas pretendem investir em avatarização, porque as pessoas se identificam e se conectam com outro ser humano. Analisamos rapidamente o outro indivíduo com base na sua aparência, no tom de voz e na propriedade intelectual.

A avatarização de uma marca é desenvolvida com base na personalidade, estilo, posicionamento, missão e valores do próprio negócio. 

Os principais objetivos da avatarização das marcas costumam ser humanizar sua comunicação no metaverso, realizar campanhas, aumentar a experiência do consumidor com a marca e vender produtos NFTs (os NFTs, apesar de ainda serem uma tecnologia em evolução, têm o potencial de revolucionar a forma como os ativos digitais são criados, distribuídos e valorizados).

Como as pequenas empresas podem se beneficiar da avatarização?

O metaverso ainda está seu estágio inicial e, no momento, é um investimento alto para as pequenas empresas. Mas poderá ser popularizado rapidamente, possibilitando a entrada de diversos usuários.

Acompanhando as mudanças de comportamentos dos consumidores, a avatarização tem um grande potencial para melhorar o atendimento, fornecer uma experiência imersiva e satisfatória para os consumidores e engajar o cliente com as campanhas e valores da sua marca.

A empresa que conseguir investir nessa inovação terá vantagens e atenção do mercado e dos seus consumidores.

Artigo feito com apoio do texto Tendências de avatarização das marcas, do Sebrae na Paraíba.

Conteúdos relacionados

Os avatares realísticos estão atraindo usuários para o metaverso

Como são utilizados os cookies no marketing digital

Produção e gestão de avatares já movimenta quase R$ 10 milhões

Metaverso e realidade aumentada revolucionam os negócios

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?