this is an h1

this is an h2

Thu Oct 27 14:00:38 BRT 2022
Empreendedorismo | PLANO DE NEGÓCIOS
Os 7 pecados capitais dos planos de negócios

Conheça os deslizes iniciais que podem acontecer no plano de negócios e evite erros na gestão do seu negócio.

· Atualizado em 27/10/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Certamente, você já ouviu falar dos sete pecados capitais. Ainda que alguns pensem se tratar de um texto bíblico, na verdade, eles fizeram parte de uma lista elaborada pelo monge grego Evágrio Pôntico, que viveu entre os anos 345 e 399 (século 4). Mais tarde, no século 6, o Papa Gregório I atualizou o documento, mas a lista definitiva dos sete pecados capitais foi apresentada somente pelo frade católico Tomás de Aquino (1225-1274).

É claro que uma leitura atenta da Bíblia faz referência a esses pecados, considerados vícios, cometidos instintiva ou impulsivamente, que levam a uma sucessão de erros maiores, como uma verdadeira escalada pecaminosa. Assim, a pessoa passa a viver uma vida de transgressões. Se fizermos uma analogia com o empreendedorismo, podemos dizer que os pecados são os erros básicos que o empreendedor comete, tomado pelo impulso na hora de escolher a solução mais apropriada, fazendo com que erros maiores aconteçam mais à frente e colocando em risco a sobrevivência da empresa.

É possível afirmar que esses deslizes podem estar relacionados aos aspectos pessoais do empreendedor. O maior aprendizado que devemos buscar é a identificação dos “pecados capitais” para que se possa evitá-los. Caso algum deles já tenha acontecido, é crucial aprender com os erros, desenvolvendo formas para não cometê-los novamente. 

E quais seriam, então, os sete pecados capitais de um plano de negócios? Haveria alguma forma de evitá-los? Acompanhe nossas dicas a seguir e veja o que você pode fazer para “não cair em tentação”:

Pecado nº 1 - Não dar a devida atenção a um bom plano de negócios: pior do que não ter um plano de negócios é ter um e não utilizá-lo como sua rota segura para empreender. Para colocar uma empresa no mercado, é necessário planejar todos os passos e identificar oportunidades e problemas, por isso é muito importante ter um bom plano de negócios não somente escrito, mas também bem executado. 

Como é preciso enviar para o cérebro um sinal de que você valoriza o plano de negócios, é fundamental dar a ele um formato e uma estrutura profissionais, o que inclui uma capa legal, dados para contato e uma apresentação limpa, organizada e enxuta, onde devem constar as informações mais importantes. Todos esses detalhes refletem o empreendedor que você é.

Pecado nº 2 - O plano é muito pretensioso: o que se pretende realizar com o plano foi superestimado e o que foi planejado está muito além das possibilidades e das oportunidades que foram identificadas nas informações sobre o mercado da empresa, o que dificulta imensamente a execução do plano. 

Às vezes, a apresentação/aparência do plano foi priorizada, contando com uma encadernação impecável e com gráficos impressionantes, porém o texto deixou a desejar, por ser muito raso ou por não apresentar todas as informações necessárias.

Pecado nº 3 - O plano não foca as expectativas dos clientes: este é um “pecado mortal”, porque vai direcionar tudo o que vem na sequência. Todo o plano deve seguir a orientação de criação de valor para os clientes, e o instinto do empreendedor diz que ele sabe o que o cliente quer. 

O plano pode até iniciar com uma premissa que está na cabeça do empreendedor, mas é preciso, por meio de pesquisas e técnicas direcionadas, criar empatia ou entrar na mente do cliente para confirmar essas ideias. No plano, não há uma resposta clara que explique por que o cliente vai querer comprar esse produto ou consumir esse serviço.

Pecado nº 4 - O plano tem muitas desculpas: há um excesso de justificativas, o que torna o texto longo e pouco objetivo. Se o empreendedor acredita que deve justificar tudo, qual é a chance de ele mesmo estar acreditando no sucesso do empreendimento?     

Pecado nº 5 - A parte de apresentação do documento (sumário executivo) é muito longa e sem conexão com o restante do plano: nesse início, quando o empreendedor vai descrever a própria ideia e não encontra as palavras mais adequadas, ele vai escrevendo o que vem à sua mente. O ideal, porém, é construir um texto mais enxuto, que foque a descrição da ideia até chegar ao conceito do negócio. 

A nossa dica é responder à pergunta: por que esse negócio é importante para os clientes, para a sociedade e para o próprio empreendedor? É aqui que se coloca toda a sua paixão pelo empreendimento e pela realização de um sonho.

Pecado nº 6 - O plano não possui visão de longo prazo: o empreendedor deve criar um negócio para sobreviver e ser sustentável por um longo tempo, então detalhar no plano aonde o empreendimento pretende chegar nos próximos cinco ou dez anos é muito importante. 

Além disso, traçar uma linha do tempo e estabelecer objetivos para cada período faz com que o empreendimento possa estar alinhado com uma visão de longo prazo.

Pecado nº 7 - Boa parte das projeções financeiras são um exercício de imaginação: uma das funções do plano é identificar a necessidade de captar recursos financeiros para colocar o empreendimento no mercado e fazer com que a empresa possa suportar um tempo de baixo faturamento. Por isso, esses números devem ser identificados e baseados na realidade do empreendedor. 

Também devem ser consideradas todas as alternativas para a compra/aluguel de máquinas, equipamentos e imóveis, para a estrutura mínima necessária para o início do negócio e para a sua ampliação de acordo com o crescimento da empresa. 

É fundamental ter em mente que um bom plano de negócios é aquele condizente com a realidade dos fatos e dados sobre o ambiente de negócios, sobre o potencial da clientela, sobre a capacidade financeira do empreendedor e sobre suas capacidades para conduzir o negócio, sem subterfúgios. Lembre-se: qualquer plano de negócios deve ser desafiador, porém realizável, considerando todas as características próprias da situação e da realidade do momento.  

Ao pensar no seu plano de negócios, você pode contar com a parceria e o apoio do Sebrae, por meio dos serviços disponibilizados. Aproveite e faça os nossos cursos EAD, listados a seguir, que vão capacitar você para o desenho do seu plano. Caso precise de mais informações, ligue para o 0800 570 0800.

Saiba mais:

Como planejar o seu negócio

Planeje suas metas e resultados

Como elaborar um plano de negócio


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?