this is an h1

this is an h2

Fri Dec 02 00:37:58 BRT 2022
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Os belos caminhos do enoturismo sob o sol do sertão de Pernambuco

Cada taça de vinho das vinícolas do Vale do São Francisco representa uma experiência inesquecível para turistas e uma oportunidade para explorar a vinicultura.

· Atualizado em 02/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O enoturismo é muito mais do que a degustação de vinhos; abrange comércio, técnicas de produção, gastronomia e bem-estar, entre outros aspectos. Uma região onde há pouco mais de três décadas não existia potencial algum para o turismo, o sertão de Pernambuco, hoje, desponta com muita propriedade e fundamentada no seu aspecto mais relevante: a condição climática. Quem visita o Vale do São Francisco, entre os estados de Pernambuco e Bahia, surpreende-se com as vinícolas presentes na região, que dão um show de charme e profissionalismo.

A transformação de adversidade em vantagem competitiva deve bastante de seu sucesso à uma tendência dominante no mercado de turismo atual: a busca por experiências. Em um momento em que turistas buscam um propósito que dê sentido às suas viagens, descobrindo novos horizontes, o turismo do vinho oferece a união de conhecimento, gastronomia, natureza e lazer.

Os vitivinicultores souberam aproveitar a oportunidade, desenvolvendo, com muita criatividade, um circuito divertido e variado que leva o turista a enxergar a relação entre as vinícolas e seus arredores, por meio da história e tradições local e regional.

O sucesso do enoturismo na região, porém, não deve depender exclusivamente do brilhantismo dos responsáveis pelas vinícolas. A consolidação do setor deve ser prioridade no desenvolvimento de políticas públicas de turismo que não apenas atraiam os turistas, mas também assegurem investimentos privados na região, que já vem despontando como um dos principais destinos enoturísticos do país.

Rota do vinho no Vale do São Francisco

Mais de sete vinícolas estão abertas à visitação, com passeios em formatos variados, desde um dia inteiro com a opção de navegar pelo rio São Francisco até visitas mais curtas, mas não menos interessantes. A diferença entre a cultura do enoturismo do novo mundo e a do velho mundo pode ser observada ao pegar a taça da mão da pessoa que lhe oferece a bebida: no vale do São Francisco essa é uma experiência intimista, uma vez que é possível conversar com o próprio enólogo da adega.

A produção de vinhos no Vale do São Francisco está concentrada entre Bahia e Pernambuco, no eixo Petrolina-Juazeiro, que forma o roteiro ideal para conhecer a produção de vinhos tropicais, com uvas cultivadas em um ambiente pouco propício para a produção de vinhos (Syrah, Tempranillo e Moscato) – solo seco, argiloso, pedregoso, e muito sol.

A cidade base é Petrolina, e é de lá que partem as excursões para explorar as principais vinícolas nos municípios de Lagoa Grande e Santa Maria, em Pernambuco, e Casa Nova, na Bahia, como a Vinícola Terranova, Vinícola Santa Maria, Vinicola Bianchetti, Vinícola Garziera, entre outras.

Durante o passeio, o turista tem a oportunidade de familiarizar-se com nomes de castas de uvas que incluem Malbec, Cabernet Sauvignon, Merlot, Chenin Blanc, Petite Syrah, Tannat e Brut. O passeio vale como uma aula prática sobre o preparo da bebida, seus aromas e variedades. Como os locais são distantes, e a estrutura por vezes é precária, o acompanhamento por guias especializados é fundamental. Fica a dica para os guias de turismo aproveitarem a demanda de turistas que buscam pelo enoturismo na região e especializarem-se.

Um pouco da história da vitivinicultura no sertão nordestino

A vinicultura é uma atividade recente no Nordeste do Brasil e vem sendo intensificada nesses últimos anos. Nos anos 1960, a Cinzano instalou-se na região, dedicando-se à produção de uvas, exclusivamente para a fabricação do vermute. Em 1970, a Vinícola do Vale do São Francisco, em parceria com a Forestier, e contando com sua assistência técnica, produz seus vinhos finos Botticelli.

O empresário paulista Mamoru Yamamoto foi um dos pioneiros na elaboração de vinhos no Vale do São Francisco no início dos anos 1980, após suas andanças por várias regiões do mundo, em busca de seu sonho: produzir vinhos de qualidade em meio ao sertão seco e coberto pela caatinga. 

Então, a região do sertão de Pernambuco, terra de contrastes que une vegetação peculiar da caatinga (bioma extremamente rico e resistente e representado por 2.500 espécies, das quais 300 são exclusivas deste ecossistema) às terras banhadas pelo rio São Francisco, despontou no cenário da vinicultura. São essas terras áridas, de clima seco onde só chove cerca de 40 mm por ano, que dão espaço à exuberância da produção dos vinhos e que respondem por 15% do mercado interno nacional, com uma produção de oito milhões de litros de vinho por ano.

O motivo do sucesso? Um dos trunfos é o fato de que as estações do ano não são bem definidas, então, as vinícolas não estão sujeitas a intempéries, como neve ou ventanias. Outro fator que garante a produção intensa é que o local onde as uvas são cultivadas recebe mais de três mil horas de sol por ano, tornando o vinho mais doce que o de outros lugares.

No Vale do São Francisco, o ciclo da videira é de quatro meses, o que resulta em duas safras por ano, diferente de outras regiões no mundo do vinho, onde ocorre apenas uma safra por ano. A época da colheita é de abril a agosto e de outubro a fevereiro. Nestes períodos, as viagens podem tornar-se ainda mais interessantes para vivenciar a experiência de coletar as uvas.

Cultivadas em mais de 500 mil hectares de vinhedos entre as cidades de Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista (PE) e Casa Nova (BA), a bebida produzida na região está entre as melhores do mundo.

Investir no segmento do enoturismo no sertão de Pernambuco é uma excelente oportunidade de empreender com muito sabor e alegria. Saúde!

Saiba mais:

Curso pelo WhatsApp ensina a analisar o mercado 

Aprenda online: Inovação e possibilidades de crescimento

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?