Conheça cinco tendências do setor de alimentação e de bebidas que, motivadas por novos comportamentos do consumidor, podem ajudar os pequenos negócios a crescer

Os consumidores apresentam novos comportamentos e, com isso, produzem novas tendências em todos os setores do mercado no mundo todo. Hábitos saudáveis de consumo, que levam em conta a sustentabilidade do planeta, busca por mais saúde e qualidade de vida, assim como alimentação mais equilibrada são alguns comportamentos que evidenciam o surgimento de um consumidor mais criterioso nas suas escolhas. Daí a importância de o empreendedor do setor de alimentos e bebidas estar atento ao mercado e ao seu público-alvo, a fim de poder definir estratégias e projetos de inovação nas suas empresas.
Mas, atenção! É preciso ter o cuidado de não confundir tendência com modismo: a primeira é uma evolução, uma orientação em determinado sentido, por isso tem duração longa e influencia modelos de negócio, ao passo que o modismo é cultural, de curta duração e de interesse excessivo. É evidente que não é ruim oferecer algo da moda para o cliente, como, por exemplo, apostar em um sabor para a próxima estação, já a tendência está ligada à capacidade de inovação da empresa, que compreende o que o consumidor está buscando e oferece uma solução que atende ou vai além das expectativas dele.
Nesse sentido, é sempre bom ficar de olho em aspectos que podem influenciar as tendências no setor da alimentação e de bebidas e que, atualmente, em todo o planeta, podem ser resumidos da seguinte forma: mudanças climáticas e escassez de recursos; mudanças demográficas e sociais; urbanização acelerada; avanços tecnológicos; mudanças na detenção do poder econômico em nível global e desigualdade social.
As mudanças no mercado também são influenciadas pelas megatendências no setor de alimentação e bebidas, como, por exemplo, sustentabilidade; saúde e bem-estar; individualização e praticidade; comer por uma causa; custo e diferenciação social. É claro que a intensidade e a velocidade com que as mudanças ocorrem são diferentes, dependendo do tipo de indústria, região, eventos sociais, econômicos, políticos ou mesmo por um fator de dimensões globais, como foi com a pandemia do coronavírus. Por isso, é sempre fundamental observar onde as tendências podem gerar maior impacto.
Apontamos a seguir cinco tendências que podem alavancar o crescimento do seu negócio de alimentação e bebidas:
- busca por alimentação saudável: pesquisas apontam que mais da metade das pessoas já prioriza uma alimentação equilibrada e saudável e adota dietas que ajudam na prevenção de doenças, de modo que pensar em substituir ingredientes, diminuir ou eliminar o uso de outros, sobretudo de aditivos químicos, usar produtos orgânicos, adaptar ou modificar receitas pode ajudar a produzir bebidas e pratos que atendam às necessidades e exigências do seu consumidor;
- alimentação que promove beleza: na mesma esteira da busca pela alimentação saudável (interno), está o consumidor que busca uma alimentação que promove beleza (externo), ou seja, aqueles alimentos que vão contribuir com uma pele e cabelos mais saudáveis, fortalecimento das unhas, redução de gordura e ganho de massa muscular, entre outros aspectos;
- alimentação natural: dados de pesquisas apontam que o Brasil é um dos países que mais consomem alimentos naturais no mundo, como frutas e verduras, por exemplo. Há uma tendência de oferecer produtos orgânicos, alimentos sem glúten, produtos funcionais e fortificados, alimentos energéticos e clubes de assinatura que oferecem produtos naturais;
- adeus açúcar: considerado um alimento altamente inflamatório do organismo humano, o consumo do açúcar está sendo visto com outro olhar nos últimos anos, tanto que as empresas que trabalham com sobremesas e doces, por exemplo, atentas a isso, têm revolucionado as suas receitas: são muitas as que já utilizam adoçantes naturais, como a stévia, por exemplo, ou oferecem sobremesas sem adição de açúcar;
- um novo conceito em embalagens: este é um dos grandes desafios do setor de alimentação e bebidas, pois a busca pela sustentabilidade exige inovações que vão muito além da comunicação visual. Embalagens que mudam de cor para atestar o prazo de validade do produto, correta e adequada informação nutricional dos produtos, redução do uso de plásticos, isopores ou alumínios são mudanças que o consumidor consciente avalia cada vez mais ao decidir sobre uma compra.
É importante lembrar ao empresário que a oportunidade de inovar pode acontecer de acordo com as tendências do setor, por isso estar atento ao seu mercado e público, realizando ofertas customizadas para seguidores de determinada tendência, é um dos caminhos possíveis.
Outro desafio importante é o setor se transformar digitalmente para se adequar e atender às necessidades dos consumidores, cada vez mais conscientes e exigentes, além de digitais. As tendências de 2022 mais uma vez confirmam isso.
Se você quer um parceiro nessa jornada, procure o Sebrae e encontre maneiras fáceis que vão ajudar você a transformar tendência em inovação para obter sucesso no seu negócio!
Foi um prazer te ajudar :)