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Wed Jan 11 14:49:18 BRT 2023
Empreendedorismo | COMÉRCIO
Plant-based: para agregar valor aos seus produtos

Um cardápio alternativo para quem quer restringir ou eliminar o consumo de carne e oferecer um ótimo negócio de alimentação saudável.

· 11/01/2023 · Atualizado em 11/01/2023
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Desenvolvidos com matérias-primas vegetais, os alimentos plant-based (à base de plantas) pretendem atender à demanda de consumidores que buscam uma dieta vegetariana ou vegana, bem como das pessoas que procuram reduzir a ingestão de produtos animais.

Um estudo realizado pelo Ibope e coordenado pelo The Good Food Institute (GFI) mostra que esses produtos começam a ganhar relevância no mercado brasileiro. Em 2020, por exemplo, segundo o estudo O consumidor brasileiro e o mercado plant-based, metade dos consumidores reduziu o consumo de carne, e quase metade das substituições (47%) ainda é feita exclusivamente por legumes, verduras e grãos. Um dado importante é que 39% dos que responderam à pesquisa revelaram que já consomem alternativas vegetais em substituição ao consumo de carne animal pelo menos três vezes por semana.

Essa tendência já tem feito, inclusive, as grandes indústrias de alimentos repensarem suas estratégias de negócios diante de novos hábitos e modelos nos quais a recomendação é a redução da carne no prato do dia a dia e ampliação da comida de origem vegetal. A BRF, por exemplo, apresentou a extensão plant-based para sua linha Speciale de hambúrgueres e também uma linha inteira, a Sadia Veg & Tal, oferecendo tortas, nuggets e hambúrgueres 100% vegetais. A JBS, por sua vez, lançou a Incrível Seara, no final de 2020, uma linha de alimentos 100% vegetais, produzida a partir de proteína de ervilha e soja enriquecida com ferro e vitamina B12, sem gordura trans, lactose ou derivados de ovos e leite.

Mas, engana-se quem pensa que somente as grandes indústrias de alimentos podem e devem apostar nessa tendência, a qual também chega fortemente para os pequenos empresários do setor de alimentação e bebidas, que podem inovar nesse nicho de mercado e obter bons lucros, principalmente porque a biodiversidade brasileira, que tem um enorme potencial, possibilita a criação de cardápios variados, saudáveis e saborosos com o que há de melhor em hortaliças, grãos integrais, legumes, feijões, frutas e sementes.

As pesquisas apontam que os consumidores plant-based, hoje, são verdadeiros exploradores de comida – muitos deles das classes A e B -, os quais procuram esse tipo de alimento por uma questão de conscientização ambiental, por isso é importante investir em rótulos limpos, tecnologia e inovação para diminuir o teor de conservantes, corantes e afins. Ou seja: trata-se de produtos com excelente oportunidade de agregar valor e alavancar o seu negócio.

Vale destacar, ainda, que esse não é um nicho voltado apenas para veganos (que não consomem nada de origem animal) ou vegetarianos, mas está voltado a pessoas que buscam um estilo de vida mais saudável, mais equilibrado, com uma alimentação alternativa ao consumo de carne, porém, não necessariamente livre, dela. Entretanto, a crescente preocupação com a sustentabilidade, segurança alimentar e bem-estar animal pode fazer o consumo desses alimentos crescer, oportunizando que os pequenos negócios também possam inserir-se nesse modelo.

Se você deseja  tornar seus produtos à base de plantas uma realidade, procure o Sebrae para maiores informações pelo número 0800 570 0800.

Saiba mais:

A regulação de mercado dos produtos denominados plant-based


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