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Thu Dec 22 01:02:36 BRT 2022
Inovação | SUSTENTABILIDADE
Qual a importância da humanização das relações de trabalho

Conheça os benefícios e veja dicas para estabelecer uma empresa humanizada.

· Atualizado em 22/12/2022
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O maior bem de uma empresa é o ser humano. Quando discutimos a humanização nas relações de trabalho, estamos falando no investimento em ações e ferramentas que aumentem o bem-estar das pessoas no trabalho.

Esse tema passa, também, pela compreensão dos gestores de que um ambiente saudável nas organizações está diretamente relacionado ao bem-estar dos seus colaboradores. Assim, humanizar as relações de trabalho é compreender o próximo e respeitar suas diferenças. 

Cada pessoa tem suas próprias necessidades emocionais e físicas. E para que ela desempenhe bem o seu papel na empresa, essas questões precisam ser atendidas. Nesse sentido, pode-se dizer que a humanização das relações de trabalho é um conceito baseado na satisfação no trabalho e contribui para ambientes mais colaborativos e harmônicos. 

Assim, um ambiente de trabalho humanizado reúne uma série de ações focadas no bem-estar do funcionário. Isso vai desde as condições dignas para exercer seu trabalho até a questão emocional, como o equilíbrio entre as cobranças e os resultados da equipe.

Um ambiente humanizado segue à risca as normas de segurança e saúde do trabalho, mantendo os colaboradores protegidos de acidentes e doenças, gerados pela realização de suas atividades. Nesse sentido, medidas de proteção e prevenção coletivas, como uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e adaptações ergonômicas, são ações para um trabalho mais satisfatório.

As ações de humanização são fundamentais para o desenvolvimento de um ambiente mais produtivo e colaborativo. Em um processo de humanização na empresa, torna-se fundamental que todos os funcionários possam sugerir melhorias, dar e receber feedbacks, ter confiança e abertura nas relações estabelecidas com superiores e a equipe como um todo. Mais do que um processo, um ambiente humanizado deve estar no propósito e cultura organizacional.

Humanização e sustentabilidade

Sustentabilidade vai além das ações de preservação ambiental. O conceito de sustentabilidade é mais amplo e agrega temas econômicos e sociais. Cuidar dos colaboradores, portanto, é uma ação de sustentabilidade. 

Ao proporcionar que os funcionários tenham satisfação no trabalho, impulsiona-se o desenvolvimento sustentável de qualquer organização. Com a popularização da temática ESG (ambiental, social e governança), as questões que trabalham a motivação e o cuidado com os profissionais da empresa ganharam ainda mais destaque, principalmente, nas ações da temática social, que também valorizam as relações com as partes interessadas do negócio, como os clientes, comunidades, entre outros.

Um estudo realizado pela Warwick University mostrou que colaboradores felizes são 20% mais produtivos que aqueles que não se sentem satisfeitos no trabalho. E outro estudo da Empresas Humanizadas (2019) mostrou que empresas preocupadas com a humanização das relações de trabalho geram 225% mais engajamento entre os funcionários, e 240% maior fidelização de clientes. 

Essas organizações que têm como base a humanização no trabalho podem alcançar mais do que o dobro de rentabilidade financeira em um período entre quatro e 16 anos. Significa que uma empresa humanizada, que se preocupa com as relações saudáveis e com o ser humano, é uma empresa mais forte.

Confira cinco dicas para desenvolver um ambiente humanizado na sua empresa!

Para saber mais, leia os textos a seguir:

ESG: o que é e qual é a importância? Saiba aqui!

ESG possibilita rentabilidade para pequenos negócios inovadores


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