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Fri Jan 13 17:40:03 BRT 2023
Empreendedorismo | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Qual a importância do empreendedorismo para crianças e adolescentes?

Incentivar a criatividade dos filhos é comum aos pais quando se trata de apenas dar asas à imaginação, principalmente nas brincadeiras.

· Atualizado em 13/01/2023
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É normal que os pais incentivem seus filhos a despertar a criatividade por meio de brincadeiras, jogos etc. No entanto, o que pouca gente percebe é que essa capacidade de inventar também pode estimular o empreendedorismo nas crianças.

Neste contexto,  o empreendedorismo não se trata de incentivar atividades e funções laborais na infância, mas significa encorajamento positivo para que as crianças sejam incentivadas a adquirir um conjunto de competências que poderão lhes trazer independência e inventividade desde a mais tenra idade.

O empreendedorismo para crianças significa aprender brincando, de modo que as lições empreendedoras sejam aprendidas de forma natural e lúdica, com resultados positivos ao futuro adolescente e adulto.

Para o Sebrae, a capacidade de empreender está, antes de tudo, ligada ao desenvolvimento de habilidades que fazem com que o cidadão esteja apto a agir em direção à realização de projetos transformadores. Ter um comportamento empreendedor não está ligado ao fato de abrir um negócio, mas desenvolver habilidades capazes de ajudar as pessoas a enfrentar as situações do dia a dia de uma maneira mais criativa e inovadora.

O empreendedorismo na educação infantil tem como foco principal ser a base inicial para que as crianças estejam aptas a resolver situações do dia a dia, partindo de um ponto de vista mais amplo e de maneira proativa.

A ideia é que, com esse tipo de desenvolvimento e estímulo, os pequenos cresçam com uma cultura empreendedora enraizada em suas ações, trazendo mudanças para a sociedade como um todo.

Em tal processo, o professor é de fundamental importância. Para o especialista em empreendedorismo, Fernando Dolabela, “o papel do professor é transformar a sala de aula em um ambiente em que o aluno desenvolva os conhecimentos que necessita para empreender: conceber o futuro que deseja e buscar meios para transformá-lo em realidade”.

Neste sentido, o Sebrae desenvolveu uma metodologia para ensinar empreendedorismo às crianças. O Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER) traz uma série de conteúdos que podem auxiliar os professores em sala de aula.

Veja, a seguir, algumas diretrizes do CER para apoiar os professores nessa jornada.

1. Dinâmicas multidisciplinares

Uma das bases do empreendedorismo é a valorização das diversidades, fazendo com que elas se unam a favor da criação de uma ação inovadora. Na sala de aula, será importante que as crianças sejam estimuladas a observar o mundo ao seu redor, e caberá ao professor trazer temas que façam parte da realidade dos alunos, propondo um bate-papo educativo no qual a busca por melhorias será a finalidade.

2. Eventos que visem à arrecadação de fundos 

As crianças podem ter a responsabilidade de participar da organização dos eventos. É preciso que elas atuem também na fase do planejamento, oportunidade em que elas poderão expor suas ideias, estimulando a comunicação entre elas. A atividade ajudará no desenvolvimento do senso de coletividade, da criatividade e também da liderança.

3. Tecnologia para a criação de um projeto online

Para empreender nos dias atuais é preciso estar por dentro da tecnologia. As crianças possuem muita facilidade para lidar e usar as ferramentas digitais, e os professores podem aproveitar isso e incentivar o desenvolvimento de competências empreendedoras.

A internet tem um leque de opções para a criação de projetos. É possível usar as redes sociais, por exemplo, para o desenvolvimento de campanhas de divulgação de conteúdos. Ao professor fica a tarefa de criar um canal de comunicação no qual os estudantes tenham papéis de protagonistas na criação dos conteúdos.

4. Trabalhos manuais

Uma visão empreendedora inclui a capacidade de compreender a importância do trabalho para o sucesso dos projetos. Diante disso, é muito pertinente trazer ações em que as crianças coloquem a “mão na massa”.

Podem ser propostas atividades nas quais os estudantes criem peças que vão utilizar no dia a dia, por exemplo. Assim, eles começam a entender como o trabalho é importante, além de sentirem na pele as dificuldades encontradas em cada etapa da montagem do objeto.

O Sebrae possui o Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP), destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

Por meio de atividades lúdicas, mas práticas, as crianças são estimuladas a participar ativamente do desenvolvimento do projeto proposto para cada ano escolar.

Para os professores, o Sebrae disponibiliza capacitações a fim de que estejam aptos a desenvolver as atividades do JEPP com os alunos.

Para saber mais sobre o Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae, clique aqui.

Artigo criado a partir do conteúdo do episódio 20 do Podcast Plano de Voo. 

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