Ideias inovadoras podem agregar valor ao negócio, além de alavancar a empresa e a economia.

Já pensou em uma ideia completamente diferente e que chegou até a assustar você porque parecia revolucionária? Será que esse é o conceito de ideia inovadora? O que é, afinal, uma ideia inovadora?
Para ser inovador, não é necessário promover grandes revoluções. Uma ideia inovadora é algo que, de forma criativa e prática, soluciona problemas existentes através de novas possibilidades.
Assim, uma boa ideia tem o poder de transformar a atuação da empresa, mudando até mesmo a ótica de como ela vê o mercado, ficando mais atento às diferentes possibilidades.
Existem alguns setores e segmentos com maiores índices de novas ideias, como é o da economia criativa, que perpassa por negócios voltados para a cultura, moda, design, arquitetura, artesanato, comunicação, publicidade, entre outras especialidades profissionais.
Esse segmento ganhou 814 mil novos postos de trabalho em 2022, criando no total 7,4 milhões de trabalhadores ocupados, o que significa 12% a mais que os 6,5 milhões verificados no primeiro trimestre do ano anterior, em 2021, segundo os Boletins de Economia Criativa do Itaú Cultural.
Para se ter uma ideia do quanto a inovação impacta nos resultados das empresas e da economia, em números financeiros, o segmento da economia criativa representou 2,9% do PIB em 2020, segundo o Mapeamento da Indústria Criativa, feito pela Firjan.
Mas como saber se a minha ideia é inovadora? É possível seguir algumas pistas, como, por exemplo, sabe quando o seu cliente dá um sorrisinho de canto de boca ao ver algo que o surpreende ou que o marca? Pois bem, isso significa que você está no caminho certo.
Como trazer ideias em micro e pequenas empresas?
Uma das melhores formas de promover a criatividade e a inovação é o trabalho em equipe, de forma colaborativa. O empreendedor pode realizar reuniões com o seu time na forma de um bate-papo para extrair ideias, por meio de um brainstorming.
Procure se informar utilizando a própria internet. Você também pode solicitar auxílio do Sebrae por meio de consultorias, para explorar se essas ideias estão com foco no nicho e qual é a melhor forma de trabalhá-las nas suas atuais condições.
Outra forma é pesquisar novidades sobre o nicho em que a empresa está alocada e como trazer essas possíveis inovações para o seu ambiente de trabalho. E, muita atenção! É importantíssimo realizar uma pesquisa de mercado e com os seus clientes.
Procure saber do seu público-alvo qual é a opinião que eles têm sobre as mudanças, ofereça alguns temas e veja a aceitação deles antes de colocar em prática. Não sabe como fazer? Já temos uma solução para você, acesse Análise de negócio: pesquisa de mercado e aprenda agora mesmo.
E quanto vale uma ideia?
Não há como negar a importância e o valor que uma ideia pode ter para um negócio, um segmento, bem como para a economia, não é mesmo?
Mas, se estiver se perguntando quanto você pode cobrar por sua ideia, é preciso avaliar diversos fatores, como o planejamento financeiro necessário, a pesquisa de mercado e o lançamento e validação de um MVP (produto viável mínimo).
Você já sabe o valor da sua ideia? E o custo? Se não conhece esse último, podemos ajudar. Inscreva-se para o curso Modelagem financeira para Startups, em que um dos tópicos abordados são justamente os modelos tradicionais e inovadores de precificação.
Quer saber como transformar a sua ideia em modelo de negócio? Procure o Sebrae mais próximo de você! Aproveite e inscreva-se para o nosso curso EaD Transforme sua ideia em modelo de negócio.
Foi um prazer te ajudar :)