Veja números que demonstram o tamanho e a importância da indústria de base tecnológica para o país.

A indústria de base tecnológica (IBT) tem papel fundamental na sociedade, porque engloba quase todos os setores econômicos, como máquinas e equipamentos, produtos químicos, saneantes, embalagens e eletroeletrônicos, por exemplo. Como as IBTs trazem inovações para aprimorar processos nas empresas, faz-se necessário o fortalecimento da indústria de base tecnológica (IBT) no Brasil.
De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), as indústrias de base tecnológica são classificadas em quatro faixas, de acordo com a intensidade tecnológica: alta, média-alta; média e média-baixa. A indústria de transformação pode encaixar-se nas faixas de alta, média-alta, média e média-baixa intensidade tecnológica. Já a indústria de extração mineral e agricultura estão na faixa de média-baixa.
As IBTs estão em alto crescimento no Brasil. A maioria dos pequenos negócios da IBT, segundo o Sebrae, são microempresas, representando 28 mil empresas ou 60% do universo pesquisado. As empresas de pequeno porte totalizam 26%, com 12 mil empresas. E os microempreendedores individuais são 14%, sete mil empresas.
Diante desse cenário, o Sebrae, nos últimos cinco anos, atendeu 28.663 pequenas empresas IBT, localizadas em 3.075 dos 5.570 municípios brasileiros. Foi realizado um trabalho de orientação empresarial, consultoria, cursos, missões, caravanas, feiras, operações de aval de crédito, que totalizaram 174.156 atendimentos. Veja nos gráficos abaixo:
Empresas gazela e unicórnios
Unicórnios são startups que chegaram ao valor de mercado de R$ 1 bilhão. Até janeiro de 2022, o Brasil tinha 24 unicórnios. O Nubank, PagSeguro e Wildlife são exemplos de unicórnios. Suas principais características são: inovação, tecnologia e foco na experiência do cliente.
Já as gazelas são unicórnios com médias mínimas de crescimento acima de 20% ao ano, durante quatro ou mais anos consecutivos. São empresas jovens, mas com alto crescimento. Assim como o animal, elas correm rápido e pulam alto. Possuem flexibilidade na tomada de decisão e identificam oportunidades com agilidade.
É fundamental refletir sobre a necessidade de criação e de desenvolvimento de IBTs para crescimento econômico do Brasil. O Sebrae tem trabalhado no apoio ao empreendedor de IBT.
Conheça os programas Agentes locais de Inovação – ALI, que apoia a inovação de pequenas empresas com práticas sustentáveis e tecnológicas; e Transformação Digital, que é o desenvolvimento de um processo de implementação de uma estratégia digital de negócios.
Para saber mais, leia os textos a seguir:
Foi um prazer te ajudar :)