Saiba como aumentar a produtividade da sua empresa através do desenvolvimento das competências dos seus colaboradores.

A primeira coisa que você precisa saber é que competência refere-se a um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes - o famoso CHA - necessário para que uma pessoa desempenhe bem suas tarefas e, consequentemente, sua função dentro da empresa.
Mas, antes de a gente começar, vale muito a pena ler este artigo para entender melhor o que é e como funcionam as competências. Vai lá, leia o artigo e depois volte aqui. Vamos falar de como desenvolver a sua competência ou a do seu time.
Ao aperfeiçoar conhecimentos, habilidades e atitudes, sua competência também será aprimorada. O grande segredo é que esse desenvolvimento precisa ser equilibrado.
Estudar muito e adquirir muitos conhecimentos sobre assuntos técnicos ou não relacionados à sua função é ótimo, mas, se você ficar só no conhecimento, não vai conseguir colocar nada em prática. Da mesma forma, ter uma excelente habilidade para executar algo é fantástico, mas, sem o conhecimento técnico, seu resultado não será tão satisfatório.
Pense em um vendedor: ele precisa estudar sobre técnicas de venda, persuasão e comunicação. Depois, deve praticar o que aprendeu para afiar sua habilidade e, por fim, ter um comportamento adequado na abordagem e na comunicação com seu cliente. Se faltar conhecimento, ele não saberá o que fazer, mesmo tendo um bom comportamento; se faltar habilidade, ele terá conhecimento, mas não conseguirá colocá-lo em prática; e, se faltar atitude, ele poderá até saber como fazer, mas não encontrará o caminho que o levará até seus clientes.
Assim, o desenvolvimento de competências é importante para a empresa e para o colaborador, pois proporciona:
- Excelência do trabalho.
- Aumento de produtividade.
- Maior qualidade.
- Utilização adequada dos equipamentos.
- Uso adequado dos sistemas da empresa.
- Satisfação pessoal de contribuir com a empresa e de se tornar especialista no que faz.
Existem dois caminhos para se desenvolver as competências: autodidatismo ou capacitação. De forma autodidata, você busca conhecimentos, treina habilidades e pratica atitudes por conta própria. Através da capacitação, é possível contratar cursos ou profissionais e ter um desenvolvimento acelerado. A capacitação e o desenvolvimento de pessoas são processos que se repetem como um ciclo que é composto por quatro fases sequenciais:
- Fase 1 – Levantamento de necessidades de desenvolvimento.
- Fase 2 – Programação ou contratação da capacitação.
- Fase 3 – Execução da capacitação.
- Fase 4 – Avaliação do impacto da capacitação.
Vamos ver cada uma delas:
Levantamento de necessidades de desenvolvimento
Aqui temos duas formas de fazer isso:
- Identificando carências, problemas de desempenho, acidentes, dificuldades de integração ou de adaptação ou qualquer problema que esteja atrapalhando os resultados do time e da empresa. Alguns exemplos seriam:
- Qualidade deficiente.
- Quantidade insuficiente.
- Baixa produtividade.
- Alto índice de manutenção.
- Retrabalho.
- Brigas, desentendimento e conflitos constantes.
- Em convergência com a estratégia do negócio, identificando as competências que precisam ser desenvolvidas para manter ou aumentar os resultados da empresa. Estes são alguns casos que podem gerar demandas de capacitação:
- Um novo sistema na empresa.
- Oferta de novos produtos.
- Oportunidades de promoção interna.
- Ingresso em um novo segmento.
- Intuito de melhorar o clima da empresa.
- Objetivo de aumentar a produtividade.
Qualquer que seja seu caminho, é muito importante que você defina, objetivamente, quais as competências e quem são as pessoas que, nesse momento, precisam ser capacitadas na sua empresa.
Escreva em um quadro, papel, aplicativo, agenda ou o que for melhor para você, mas o faça de forma objetiva. Você também pode fazer desse processo algo colaborativo, chamando as pessoas ou os departamentos envolvidos e conversando sobre quais seriam as competências a serem desenvolvidas. E lembre-se de que essas competências precisam estar alinhadas com as tarefas e as responsabilidades dos colaboradores na empresa.
Para nortear esse processo, você pode buscar informações de algumas fontes na sua empresa. Quanto mais objetivos e mensuráveis forem esses dados, melhor. Existem algumas ferramentas que podem te ajudar:
- Avaliação de desempenho.
- Feedback de outros colaboradores.
- Pesquisa de clima.
- Entrevista de desligamento.
- Formulários de pesquisa.
- Feedback de clientes.
- Resultados mensuráveis da empresa.
Programação ou contratação da capacitação
Aqui temos dois caminhos diferentes:
Elaborar a capacitação
Se sua empresa já tem a estrutura e os profissionais necessários para desenvolver a capacitação internamente, então deve ser construído um plano de capacitação junto à área responsável. Esse plano deve estabelecer:
- Quem deve ser capacitado.
- O conteúdo e as estratégias educacionais da capacitação.
- Seu estilo: presencial, remota, mista, seminário, palestra, treinamento, treinamento on the job etc.
- O período, o local e a duração da capacitação.
- Os responsáveis por ela.
Lembre-se de que elaborar uma capacitação do zero demanda pessoal especializado, então nunca permita que um colaborador sem experiência ou de outra área tente cumprir essa tarefa.
Contratar a capacitação
Contratar alguém que possa prover a capacitação para a empresa é a opção da maioria dos empreendedores. Nesse caso, as opções são tantas que essa acaba se tornando uma das fases mais difíceis de todo o processo.
A evolução digital revolucionou a área de desenvolvimento de pessoas. Por um lado, novas formas de interagir e de aprender surgiram (tutoriais no YouTube, por exemplo); por outro, as propagandas nunca foram tão apelativas para vender um conteúdo tão pobre. “Torne-se um orador mestre em 5 dias”, “Como duplicar sua renda em 4 meses”, “Comece a investir com R$ 100”, “Como conseguir seu primeiro milhão em mil dias” e outros tantos anúncios surgem todos os dias.
A melhor forma de evitar esse tipo de armadilha é ter consciência clara do que você deseja, ou seja, ter cumprido a Fase 1 direitinho, de modo que você já saiba exatamente qual é a competência que quer desenvolver. Assim, você pode enxergar através dos anúncios e das propagandas milagrosas e contratar algo que vá ajudar você e sua empresa efetivamente.
Se você vai promover um vendedor para gerente, por exemplo, e definiu que ele precisa melhorar sua competência de comunicação assertiva e de liderança, você só deve procurar profissionais ou empresas que tenham esse tipo de solução educacional disponível.
Atenção, empreendedor:
Quando a esmola é demais, o santo desconfia. Não acredite em cursos que desenvolvem competências milagrosamente em poucas horas.
Execução da capacitação
Essa fase é bem autoexplicativa: depois de planejar ou contratar, você deve executar a capacitação.
Se ela for executada dentro da empresa, faça as preparações necessárias antecipadamente: reserve salas, publique as datas, elabore o conteúdo e convide (ou convoque) os participantes. Quanto mais organizada for a capacitação, mais êxito ela terá.
Se for executada fora da empresa, garanta que as pessoas envolvidas tenham se programado adequadamente para participar, seja remota ou presencialmente, em todos os horários definidos no cronograma. Qualquer ausência pode ser prejudicial para o bom andamento do processo.
Avaliação do impacto da capacitação
“O que não pode ser medido não pode ser gerenciado.”
Edward Deming
Lembra lá atrás, quando falamos que é imprescindível fazer um bom levantamento de necessidades de desenvolvimento? Pois é, é por isto: se você não sabia exatamente o que precisava desenvolver, qualquer boa sensação que você sentir quando terminar a capacitação pode te dar a impressão equivocada de que ela foi bem-sucedida.
Uma capacitação bem-sucedida precisa causar algum tipo de impacto positivo na organização. Às vezes, esse resultado é imediato; às vezes, pode demorar - de todo modo, ele precisa acontecer.
Existem alguns tipos clássicos de avaliação de impacto que podem te ajudar a perceber os resultados:
Avaliação de reação
Mede a reação dos participantes logo após o término da capacitação. Você, empreendedor, que com certeza já participou de capacitações presenciais, sabe que, ao final de quase todas elas, solicita-se o preenchimento de uma avaliação sobre o programa. Ela é chamada de reação e mensura a satisfação imediata do participante. Se você gostou da capacitação foi porque viu algo que poderá te ajudar de forma prática em sua vida.
Avaliação de aprendizagem
Mede o conhecimento ou as habilidades adquiridas com relação ao que foi ensinado, normalmente por meio de uma prova escrita ou oral. Todo mundo já fez algum tipo de avaliação que demonstre seu aprendizado teórico ou prático sobre o tópico. É um tipo de avaliação mais adequada a cursos financeiros e técnicos.
Avaliação comportamental
Deve ser aplicada alguns meses após o curso, pois é preciso um período mais longo para que seja possível avaliar melhor a mudança no comportamento dos indivíduos. Ela não deve ser uma avaliação comum, de perguntas e respostas, mas de observação. Nesse sentido, deve-se acompanhar a pessoa que foi capacitada ou ficar atento ao seu próprio comportamento para ver se aquele comportamento ligado à competência treinada sofreu alguma alteração.
Se seu analista fez uma capacitação para desenvolver a competência de comunicação assertiva, por exemplo, reserve um tempo para observar diariamente ou semanalmente se houve algum tipo de mudança na sua forma de se comunicar. Em vez de esperar uma mudança milagrosa, atente para pequenas mudanças que, junto com seu esforço, causarão verdadeiras revoluções em seu comportamento.
Melhoria dos indicadores
Além das três avaliações, uma forma de saber se seu investimento deu resultados é observar mudanças nos indicadores que você usou na Fase 1. Se fez um curso de panificação para seus padeiros e agora seu pãozinho está mais saboroso, o investimento foi um sucesso. Ou, no mesmo exemplo, a redução do desperdício ou o aumento da produção podem ser outras evidências de melhoria.
Conclusão
Desenvolver competências não tem mistério, mas métodos. Fuja de promessas de resultados rápidos e direcione sua energia e recursos para algo que vai trazer um retorno real para seu negócio.
Inclusive, vamos começar agora! Inscreva-se no curso “Formação de equipe como estratégia de sucesso”.
Bom crescimento!
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15 ideias de conteúdo para redes sociais
Uma comunicação eficaz e o uso inteligente das redes sociais fazem a diferença na hora de atrair a atenção das pessoas e impulsionar as vendas do seu negócio. Mas não basta simplesmente replicar táticas de venda ou publicar para preencher espaço. Os consumidores são atraídos por aquilo que veem e pela experiência humana compartilhada. Por isso, além de uma boa apresentação visual, é importante criar conteúdos que realmente despertem interesse e confiança, mostrando o valor do seu produto ou serviço. Veja algumas dicas: O segredo está em variar os tipos de postagem, mesclando vendas diretas com bastidores do negócio, dicas, interação e depoimentos. Isso cria uma presença online mais forte e autêntica. Hoje sabemos também que os conteúdos visuais — como GIFs, memes, fotografias e vídeos — são os que geram mais engajamento nas redes, portanto vale a pena sempre incluir esses elementos e combiná-los com o texto escrito. Outro fato a se levar em conta é a constância das publicações. O algoritmo das redes sociais valoriza a frequência, a consistência e o engajamento. Logo, postar com regularidade e estimular a interação do público aumenta a chance de aparecer para mais pessoas. Se publicar todos os dias está longe das suas possibilidades, comece com uma meta de três vezes por semana. Lembrando que você não precisa estar presente em todas as redes, mas se concentrar nas plataformas que fazem mais sentido para o seu negócio: enquanto o Facebook é uma boa opção para alcançar um público amplo, o TikTok é mais eficiente para um perfil mais jovem de clientes; Instagram e Pinterest funcionam bem para a divulgação de trabalhos visuais; já o YouTube pode ser interessante para quem dá aulas ou oferece serviços técnicos. Confira a seguir 15 ideias de posts para divulgar o seu negócio de forma leve e criativa. 1. Antes e depois Em fotos ou vídeo, o “antes e depois” é uma forma eficiente de mostrar a transformação que seu produto ou serviço oferece. E serve para diferentes áreas, como serviços estéticos, reformas, limpeza, consultoria de organização e até alimentos – colocando lado a lado os ingredientes e o resultado final. 2. Bastidores Revelar os processos, desafios e paixões por trás do seu negócio é uma estratégia poderosa para aproximar os clientes, gerando conexão e credibilidade. Como é o seu dia a dia como empreendedor? Como você seleciona seus materiais? De que forma organiza o espaço? Leve seus seguidores para dentro da produção por meio de fotos ou vídeos curtos. 3. Depoimentos Relatos positivos de clientes que não possuem um vínculo publicitário com a empresa, conhecidos no marketing como provas sociais, dão mais credibilidade ao seu produto ou serviço e contribuem para atrair novos clientes. Peça um retorno sobre a experiência com a sua marca e compartilhe frases, áudios, vídeos ou mensagens de agradecimento. E sempre que algum cliente satisfeito marcar o seu perfil, reposte. 4. Promoções-relâmpago Ofertas por tempo limitado funcionam bem para liquidar estoques, impulsionar as vendas de um determinado produto ou simplesmente gerar um pico de interesse. Defina um período e faça uma chamada direta oferecendo o desconto – “frete grátis para compras acima de R$150 nas próximas 24h”. Mas atenção: use esse recurso com moderação, pois o excesso de promoções pode desvalorizar seu produto ou serviço. 5. Ofertas exclusivas Criar cupons ou condições especiais para quem acompanha o seu perfil não só ajuda a atrair mais seguidores, mas também recompensa a lealdade da comunidade que você já formou. Pode ser um benefício simples, como usar um código na hora da compra para obter desconto ou mostrar o post na loja física e ganhar um mimo. 6. Perguntas e respostas Interaja com seu público utilizando ferramentas como a Caixa de Perguntas nos Stories do Instagram. Essa pode ser uma boa oportunidade para responder dúvidas sobre o seu serviço, como formas de pagamento, prazo de entrega e política de troca, ou compartilhar curiosidades sobre a sua área de atuação. Você pode criar um destaque, deixando as respostas disponíveis para outras pessoas que tenham as mesmas dúvidas. 7. Salve esse post! Incentivar o hábito de salvar posts aumenta o alcance e mantém o conteúdo circulando. Para isso, claro, é preciso fazer posts que sejam úteis para os seus seguidores e que possam ser consultados depois: um checklist, uma lista de aplicativos, um passo a passo, uma receita, um tutorial ou um glossário sobre o universo do seu negócio são algumas possibilidades. 8. Na prática Ver um produto sendo usado, aplicado ou consumido, de preferência em um contexto real, dá uma noção muito melhor do que ler uma descrição ou ver uma foto dele sozinho. Divulgue vídeos do seu produto ou serviço solucionando um problema ou apenas sendo desfrutado – por exemplo, um cliente vestindo uma peça de roupa, um corte de cabelo ou um aluno tocando seu instrumento. 9. Você Compartilhar curiosidades e conhecimento sobre o seu nicho de mercado ajuda a posicionar a sua empresa como uma referência na área, além de valorizar o seu trabalho. Uma artesã que faz bijuterias pode apresentar suas técnicas e as características das pedras que utiliza. Já um jardineiro pode dar dicas sazonais de cuidado com as plantas e compartilhar fatos interessantes sobre botânica. 10. Datas comemorativas Aproveitar datas comemorativas para fazer ações especiais ou posts temáticos é uma ótima forma de se manter relevante, aumentar engajamento e criar conexão emocional com o público. Pesquise quais datas movimentam o mercado e podem ser ótimas oportunidades para vender e atrair mais clientes. 11. Enquetes e votações As ferramentas interativas são excelentes para movimentar o perfil da sua empresa, criar um senso de comunidade e obter informações relevantes sobre os seus seguidores. Use-as de forma criativa: “Qual estampa você prefere?”, “Qual sabor devo lançar na próxima semana?”. Além de engajar, isso ainda gera ideias de inovação para seus produtos ou serviços. 12. Fale sobre os benefícios É comum focar nas características técnicas de um produto ou serviço, muitas vezes deixando de lado o que mais importa para o cliente: benefícios e soluções. Na hora de divulgar um produto, em vez de simplesmente descrevê-lo, experimente contar o que ele resolve e como facilita a vida do consumidor: “Com essa consultoria, você economiza tempo e evita erros”; “Recupere a sua autoestima com esse creme que hidrata profundamente, deixando a pele com uma aparência mais saudável”. 13. Antes de enviar um pedido Se a sua empresa realiza entregas, mostre o capricho no envio: embalagem bonita, bilhete escrito à mão, cuidado nos detalhes. Tudo que reforça o valor do seu negócio, mostrando que a atenção vai além do produto em si, pode e deve ser divulgado nas redes. 14. Quem sou eu? As mídias sociais foram criadas para conectar pessoas. Para ter um bom posicionamento, é importante mostrar o lado humano do seu negócio, ou seja, o indivíduo por trás da marca. Apresente-se aos seus seguidores, conte a história da sua empresa e como ela se relaciona com a sua trajetória pessoal. 15. O que (também) fazemos Será que os seus seguidores conhecem todos os serviços e produtos que a sua empresa oferece? Se você faz bolos e tem um sabor ou formato especial para cafés da manhã, seus clientes precisam saber disso. Talvez você venda um kit com determinados produtos ou ofereça um serviço exclusivo para empresas. Mantenha seu público informado. Calendário de postagem Vamos ver um exemplo de como organizar as publicações de um negócio ao longo da semana. Aqui, estamos considerando um exemplo de uma empresa do ramo da moda, com um perfil no Instagram. Dia da Semana Tipo de Conteúdo Texto Formato Segunda Dica de estilo / moda consciente “3 jeitos de usar a mesma peça em looks diferentes” Carrossel ou vídeo curto Terça Bastidores “Vem ver como escolho as peças da coleção nova!” Story com vídeo e enquete Quarta Depoimento de cliente “A Ana arrasou com nosso vestido listrado! Veja como ela usou” Post de imagem com legenda Quinta Produto em destaque “Peça-desejo da semana: saia midi floral. Corre que tem poucas unidades!” Post de vitrine com imagem do produto Sexta Dica de cuidados com peças “Quer conservar sua roupa por mais tempo? Lave assim” Imagem com dica simples no texto Sábado Look do dia / Inspiração “Look comfy & chic pro sábado” Foto sua ou de cliente Domingo Post pessoal/ bastidores “Domingo é dia de café, descanso e pensar nos próximos looks” Imagem ou story com legenda Aproveite e veja as recomendações do Sebrae sobre como criar um calendário de publicações. Baixe o Guia Prático do MEI com 7 passos para vender no WhatsApp e Instagram.
May, 2025
Como produzir vídeo marketing com orçamento limitado
O vídeo marketing é uma tendência do meio digital que tem crescido muito nos últimos anos. Mas um dos obstáculos de trabalhar com vídeo marketing é o valor do investimento necessário para produção, edição e divulgação do material. Essa estratégia pode ser usada em todos os momentos da jornada de compra do cliente (atração, conversão, fidelização). E também para outros objetivos como publicidade, educação, relacionamento, divulgação, bem como fortalecimento da autoridade e presença on-line. Investir em vídeo marketing é uma forma de acompanhar o hábito de consumo de conteúdo dos seus clientes, fazendo com que seu negócio esteja mais presente e se torne mais relevante. Além disso, é uma maneira de contribuir para o aumento das vendas e também para a reputação da sua marca. Para construir uma estratégia de vídeo marketing com pouco dinheiro, é preciso: 1. Definir objetivos específicos Um dos maiores erros do marketing digital é investir em um canal pelo fato de que a concorrência está investindo nele. Se você quer começar a trabalhar com vídeo marketing, é preciso compreender o problema que sua estratégia irá solucionar. A sua intenção é atrair mais clientes? Seu objetivo é ter visibilidade? Engajar mais seus clientes? Existe uma infinidade de soluções que o vídeo marketing pode oferecer para a sua empresa. Quando se tem um objetivo definido, fica mais fácil saber quais serão os recursos aplicados e como mensurar os resultados. 2. Construa um MVP para o projeto A qualidade da sua estratégia de vídeo marketing não está relacionada ao volume de dinheiro que você aplica, e sim à forma como você a estrutura. O MVP, ou Mínimo Produto Viável, é uma estratégia bastante utilizada pelo empreendedorismo em startups e em pequenas empresas. Seu objetivo principal é validar um modelo de negócio com baixo orçamento. A base do MVP, como o nome sugere, é começar com o mínimo para que o produto possa funcionar. À medida que os usuários apresentarem feedbacks, novas funcionalidades serão agregadas e o projeto será ampliado. Na sua estratégia de vídeo marketing, faça um brainstorm de tudo o que você gostaria de fazer. Em seguida, selecione apenas a funcionalidade básica para que seu vídeo possa ir ao ar. Com isso, você reduz o escopo do projeto e o risco de falhas. Você pode ir ampliando-o à proporção que ele der retorno. 3. Pense fora do YouTube Um dos grandes erros cometidos por quem começa a trabalhar com vídeo é limitar a estratégia apenas ao YouTube. O vídeo marketing engloba redes sociais, lives, webinars e outros formatos. O YouTube é, de fato, um espaço com audiência enorme, porém a concorrência é bastante acirrada. Pensar em outras plataformas permite que você construa estratégias mais eficazes. Você pode conversar com seus seguidores nos stories no Instagram e no Facebook, por exemplo. Essa ação simples aproxima a sua empresa do seu cliente. Construir um webinar educativo para seus leads também pode gerar mais vendas. 4. Utilize recursos internos Começar uma estratégia de vídeo marketing não exige, necessariamente, um estúdio de gravação ou equipamentos de última geração para que tenha sucesso. Tais equipamentos podem auxiliar na qualidade do vídeo, porém o que tem importância é o seu conteúdo. Priorize agregar valor ao usuário. Se o seu objetivo é aumentar a sua autoridade no assunto, por exemplo, peça que alguém da sua equipe produza pílulas educativas sobre produtos ou serviços. Além de passar maior credibilidade ao seu usuário, também valoriza seus profissionais e utiliza menos recursos financeiros. Buscando melhorar a satisfação do cliente, por exemplo, a equipe de vendas e a de marketing podem produzir vídeos listando as vantagens do produto. Podem oferecer dicas para que o consumidor utilize o item da melhor forma. Existem inúmeras possibilidades. Trabalhar com orçamento reduzido exige bastante planejamento, criatividade e foco. Mas, não é impossível. Pelo contrário, é uma oportunidade disponível para todos. Artigo escrito a partir do texto do Sebrae Minas: Como trabalhar vídeo marketing com pouco dinheiro Aproveite os cursos do Sebrae:Marketing digital para sua empresa: primeiros passos Marketing digital para sua empresa: reforçando sua presença
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April, 2025
10 Ideias de posts para a sua confeitaria aumentar as vendas na Páscoa
A Páscoa está chegando e para o empreendedor do ramo de chocolates, confeitarias e doces é uma das melhores épocas do ano para aumentar as vendas. Em 2023, o faturamento na Páscoa aumentou cerca de 4,6% em comparação com o ano anterior. Com a retomada da economia, a expectativa é que o setor cresça ainda mais neste ano. Por isso, é importante se planejar com antecedência para preparar seu estoque e suas ações de marketing digital. Criar conteúdo sobre a Páscoa pode preparar e motivar o consumidor a comprar o seu produto. Além disso, aumenta o seu alcance, sendo uma forma de divulgação do seu negócio. As redes sociais são excelentes canais para suas ações de marketing digital na Páscoa. Isso porque a maior parte dos consumidores está nessas plataformas e faz pesquisas diariamente nelas. Publicações sobre a Páscoa podem aumentar a visibilidade de confeitarias e empreendedores que fazem bolos e doces. É uma maneira de atrair novos seguidores e clientes. Além disso, é o momento para: Demonstrar seu conhecimento e a paixão pelo negócio e produtos, fortalecendo sua autoridade digital. Criar uma conexão emocional com os seus clientes e fidelizá-los. Melhorar o SEO do seu perfil e fazer com que novos consumidores encontrem o seu negócio por meio de pesquisas na internet. Interagir com o seu público, receber feedbacks para melhorar a experiência do cliente. Compartilhar promoções, descontos e ofertas especiais. Como você pode ver, a Páscoa é um momento excelente para alavancar seu negócio. Aproveite para disponibilizar um espaço de compartilhamento de histórias e tradições relacionadas à Páscoa. Essa é uma data que quase todos querem presentear chocolates e celebrar em família. Essas histórias podem gerar mais conexão do seu negócio com o seu cliente. Separamos mais dez dicas de temas para suas publicações no Instagram. Confira e utilize essas ideias na sua estratégia de marketing digital! Por fim, pense em alternativas para o famoso ovo de Páscoa. Claro que ele não pode faltar, mas pense em um mix de produtos, em outras opções de presentes de Páscoa, como bolos, biscoitos, doces, kits de confeitaria para as crianças. Enfim, use sua criatividade para conquistar seus clientes! Para saber mais, leia os textos a seguir: Ideias de como aproveitar a Páscoa para vender mais 5 dicas para bombar suas vendas na Páscoa
April, 2025
Dicas para lucrar com ovos de Páscoa e chocolates artesanais
A Páscoa é uma das épocas mais promissoras para quem trabalha com confeitaria ou quer começar a produzir chocolates artesanais. Se você já vende ovos de Páscoa ou deseja aproveitar a data para ganhar uma renda extra, este é o momento perfeito para planejar suas ações e aumentar seus lucros. Com as estratégias certas, é possível transformar essa sazonalidade em um negócio lucrativo o ano todo. Confira nossas dicas práticas e comece já! Produzir ovos de chocolate na Páscoa é uma ótima oportunidade para pequenos empreendedores. Além de ser uma fonte de renda extra, pode abrir portas para um trabalho contínuo e estável. Veja como se destacar: Busque capacitação: Invista em conhecimento para aprimorar suas técnicas e oferecer produtos de qualidade. Antecipe suas compras: Planeje-se para adquirir ingredientes com antecedência e garantir custos menores. Inove: Crie sabores e formatos únicos para atrair mais clientes. Capriche na apresentação: Embalagens atraentes valorizam seu produto. Invista na divulgação: Use redes sociais e outras estratégias para alcançar seu público. Atenda nichos variados: Ofereça opções como chocolates veganos, sem lactose ou personalizados. O mercado de ovos de Páscoa e chocolates artesanais em 2025 O interesse por chocolates artesanais cresce a cada ano, impulsionado pela busca por produtos exclusivos e de alta qualidade. Estudos do setor apontam que ovos de Páscoa caseiros podem gerar lucros entre 50% e 200%, dependendo dos ingredientes, da apresentação e da precificação estratégica. Tendências para 2025: Chocolates saudáveis: sem lactose, veganos, diet ou orgânicos ganham espaço. Personalização: ovos com nomes, fotos ou recheios exclusivos conquistam clientes. Kits presenteáveis: combine chocolates com itens temáticos para agregar valor. Embalagens sustentáveis: materiais ecológicos e sofisticados são um diferencial. Planejamento para vender mais ovos de Páscoa O sucesso nas vendas começa com um bom planejamento. Organize-se com antecedência para definir seu cardápio, calcular a produção e estruturar suas estratégias de venda. Gerencie seu estoque: Calcule os ingredientes necessários para evitar desperdícios ou faltas. Crie um cronograma: Estabeleça prazos claros para produção e entrega. Antecipe suas compras: Comprar insumos cedo garante melhores preços e qualidade. Como precificar ovos de Páscoa e chocolates artesanais Definir o preço ideal é um passo crucial para lucrar sem perder clientes. Veja o que considerar: Custo dos insumos: Some ingredientes, embalagens e mão de obra. Despesas fixas: Inclua energia, transporte e outros gastos indiretos. Margem de lucro: Estabeleça um percentual competitivo e justo. Concorrência: Pesquise preços no mercado para posicionar seu produto. Percepção de valor: Qualidade e apresentação podem justificar preços mais altos. Facilidade de pagamento: Ofereça PIX, parcelamento ou promoções para atrair mais vendas. Controle financeiro para pequenos negócios na Páscoa Manter as finanças em ordem é essencial para o sucesso do seu negócio, seja na Páscoa ou ao longo do ano. Use um fluxo de caixa para monitorar entradas e saídas, identificando onde economizar e como lucrar mais. Estratégias de marketing para vender mais chocolates Para se destacar na Páscoa, o marketing é seu maior aliado. Confira como atrair e fidelizar clientes: 1. Divulgação poderosa Use redes sociais com fotos profissionais e textos que despertem desejo. Invista em anúncios pagos ou parcerias com influenciadores locais. Crie urgência com promoções como “edições limitadas” ou “descontos para pedidos antecipados”. 2. Embalagens que encantam Aposte em designs bonitos e personalizados para valorizar seu produto. Use materiais sustentáveis para atrair consumidores conscientes. 3. Variedade para todos os gostos Ofereça opções como chocolates sem lactose, veganos ou diet. Crie edições exclusivas para gerar curiosidade. Disponibilize tamanhos variados, de mini ovos a ovos grandes. Transforme a Páscoa em lucro A Páscoa é a chance perfeita para alavancar seu negócio de chocolates artesanais. Com planejamento, preços bem calculados, finanças organizadas e marketing eficiente, você pode conquistar mais clientes e aumentar sua renda. Aproveite os cursos gratuitos do Sebrae para se capacitar e colocar essas dicas em prática. Boa Páscoa e ótimos lucros!
April, 2025
Planejamento ajuda a aumentar as vendas na Páscoa
Por mais lucrativo que seja vender na Páscoa, pensar em estratégias em cima da hora não costuma dar certo. Planejamento é fundamental para aumentar as vendas pascoalinas com resultados significativos. É sempre bom lembrar que a falta de planejamento pode levaro seu negócio ao fracasso devido às alterações que ocorrem durante processos que não foram planejados. Se o seu foco for produtos alimentícios artesanais, isso é ainda mais importante, já que as encomendas devem ser feitas com antecedência para dar tempo suficiente de produzir para dar conta da demanda. Além disso, é importante ter uma postura criativa, pois a cada ano, novos formatos e sabores de ovos vão surgindo. Os ovos que estávamos acostumados a adquirir foram sendo substituídos gradualmente pelos gourmets. Então, se você quiser entrar na concorrência e sair na frente, é fundamental adequar-se a essa realidade. Na maioria das vezes, o sucesso de qualquer negócio depende de uma postura criativa e um planejamento bem executado. Portanto, nessa Páscoa invista em novas ideias e coloque-as em prática. Não se deve esquecer da divulgação dos produtos. Mas, um ponto que costuma ser esquecido é o cuidado com uma gestão financeira eficiente para não se perder no fluxo de caixa, giro de estoque e acompanhamento das vendas. Embora muitos empreendedores tenham dificuldade de gerir as finanças de sua empresa, não é tão complicado assim. Veja abaixo algumas dicas para ter em sua empresa uma gestão eficiente: Separe as despesas da pessoa física da pessoa jurídica: Misturar essas finanças pode gerar algo negativo para a sua empresa. Faça um planejamento financeiro e de crescimento da empresa anualmente: Organizando suas contas, para entender como está sendo distribuído cada valor inserido nela e onde a empresa pretende chegar. Atualize-se sobre o mercado: Quando há inovação por parte da empresa, ela começa a dar mais valor a seus produtos e serviços e consegue obter uma margem de lucro melhor. Colaboradores engajados: Colaboradores engajados movem uma empresa para a frente. Já colaboradores desmotivados e distantes da realidade da sua empresa, pelo contrário, podem trazer prejuízos. Organização dos tributos: A gestão tributária é muito importante para uma gestão eficiente. É preciso que as obrigações sejam pagas dentro do prazo estipulado para que seu empreendimento não tenha problemas futuros. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está disponível para ajudar empreendedores que desejam empreender com produtos de Páscoa. Entre os conteúdos disponíveis, está o curso on-line de gestão financeira. Tendo dúvidas sobre esse assunto, procure auxílio no Sebrae mais próximo ou entre em contato com a nossa central de relacionamento pelo 0800 570 0800!