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Wed Sep 06 10:47:44 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Saiba como aplicar o Princípio de Pareto na gestão de sua empresa

Conhecido também como regra dos 80/20, Princípio de Pareto pode ser aplicado em diversas áreas da empresa, inclusive na gestão de clientes e na gestão do tempo

· Atualizado em 06/09/2023
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O princípio de Pareto, também conhecido como regra dos 80/20, é uma das ideias mais influentes no mundo dos negócios e da gestão. Essa teoria surgiu a partir do estudo realizado pelo sociólogo e economista italiano Vilfredo Pareto, ele identificou que apenas 20% das famílias italianas possuíam 80% da riqueza do país. Desde então, esse conceito tem sido aplicado em diferentes áreas do conhecimento e comprovado sua eficácia.   

Veja abaixo alguns exemplos do Princípio de Pareto aplicado a várias áreas dentro de uma empresa: 

  • 80% das receitas de uma empresa originam-se em 20% dos seus clientes. 
  • 80% do total das vendas está relacionado com 20% dos produtos vendidos. 
  • 80% dos problemas da empresa estão relacionados a apenas 20% dos processos organizacionais. 

O Princípio de Pareto pode ser aplicado em diversas áreas da empresa, inclusive na gestão de clientes e na gestão do tempo. Observando a venda das empresas, por exemplo, é possível perceber que 80% do faturamento vem de apenas 20% dos clientes. É importante identificar quem são esses clientes e investir em sua fidelização, monitorando suas necessidades e desenvolvendo produtos e serviços personalizados. 

Mas e os clientes que representam apenas 20% do faturamento? Eles não devem ser abandonados, pois representam um colchão de segurança para a perda de clientes fiéis. A estratégia para esses clientes é diferente e deve ser baseada em pesquisa e análise para transformá-los em clientes fiéis no futuro. 

Já na gestão do tempo, o Princípio de Pareto define que 80% das tarefas produzem apenas 20% de resultados, enquanto 20% das tarefas produzem 80% dos resultados. É importante classificar as tarefas em importantes e não importantes, priorizando as tarefas que têm grande impacto nos resultados. 

Cuidados na aplicação Princípio de Pareto 

O Princípio de Pareto pode ser útil, mas deve ser aplicado com cautela e considerando a realidade de cada negócio. É importante não generalizar a proporção 80/20 e considerar a variabilidade dos fatos ao longo do tempo.  

É essencial identificar os 20% de atividades, colaboradores e clientes que mais contribuem para o sucesso do negócio e concentrar esforços neles, reajustando a estratégia continuamente para melhorar os resultados.  

O Princípio de Pareto não é uma lei universal, mas sim uma tendência observada que pode ser usada como uma ferramenta poderosa para otimizar a produtividade. 

Para aprimorar a gestão de clientes e gestão do tempo com o Princípio de Pareto, o Sebrae oferece cursos disponíveis em seu portal. Acesse o link para saber mais e aumentar sua produtividade na empresa. 

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