Use a criatividade com estratégias e inovação em seus canais de divulgação para atrair a atenção dos clientes mesmo em períodos de baixa nas vendas.
Para a gestão de qualquer negócio, é importante que o empreendedor saiba enfrentar os momentos de turbulência da sua empresa, estabelecendo estratégias para solucionar problemas e reverter situações delicadas.
Em períodos de instabilidade econômica, por exemplo, um dos problemas que afetam os setores de serviços, indústria e comércio é que muitos consumidores passam a comprar produtos de menor valor e em menores quantidades.
Por isso, atrair clientes nesses momentos de baixa nas vendas requer estratégias poderosas e capazes de evitar maiores dificuldades.
A seguir, veja algumas técnicas utilizadas para atrair clientes e reverter ou amenizar desafios:
- Aumente os prazos e o número de parcelas.
- Amplie as promoções na loja, sempre direcionando-as ao seu comprador habitual.
- Invista na divulgação de seus produtos ou serviços.
- Ofereça itens de qualidade similar aos que os clientes compravam, mas agora com preços menores, para tentar trazê-los de volta.
- Reforce o relacionamento com o público, estabelecendo contatos por diversos canais e oferecendo promoções e benefícios especiais por meio do Whatsapp, Telegram, e-mail, telefone e redes sociais.
Banco de dados
É sempre importante conhecer o perfil do seu cliente e suas preferências. Para isso, um banco de dados pode fazer a diferença, ajudando você a analisar quem é sua clientela e quais seus hábitos de compras.
Com base nessas informações, é possível identificar os produtos mais obtidos pelos consumidores, verificar o que eles não adquirem, conhecer a quantidade de clientes da loja, o quanto cada um costuma comprar e em qual período eles compram mais.
A partir dessas informações, é possível direcionar a venda para cada um de modo específico, definir metas para a equipe e estabelecer estratégias mais direcionadas, com promoções de peças mais vendidas e de outras que não têm tanta saída, movimentando o estoque da loja e evitando prejuízos.
Em um momento de queda nas vendas, a análise dessas referências pode orientar seu negócio para a tomada de decisões.
Caso o seu empreendimento ainda não tenha um banco de dados, comece agora a coletar informações dos clientes para serem usadas em uma próxima ação. Quem não possui dados não consegue gerenciar de forma efetiva, o que acaba comprometendo os resultados.
É bastante comum encontrarmos empreendedores de pequenos negócios que pouco ou quase nada sabem sobre seus clientes. Nos momentos de dificuldades, esses são os primeiros a sofrerem as consequências e até a desaparecerem, passando a fazer parte das estatísticas de empresas que deixam de existir.
Em situações de emergência, estas ações podem ajudar:
- Dê ênfase aos benefícios que o cliente tem ao adquirir determinado produto.
- Ofereça bônus de descontos para as próximas compras.
- Invista em embalagens e em serviços de atendimento personalizados e de qualidade.
- Reduza o preço dos produtos sem muita saída e, no momento da relação comercial, aproveite para vender itens que não estão em promoção.
Além dessas quatro ações, avalie a possibilidade de usar os chamados “produtos de combate”, que têm como objetivo apenas priorizar preços, já que são itens utilizados em curto prazo.
Clientes
Com foco no cliente e pensando sempre em reconquistá-lo, confira algumas técnicas que podem fazer com que a sua clientela continue comprando:
- Promova eventos temáticos na empresa.
- Encaminhe um e-mail marketing criativo e bem-humorado aos clientes habituais.
- Deixe os produtos acessíveis e sempre ofereça atendimento cordial.
- Cuidado para não poluir o ambiente com muita propaganda.
- Ouse na vitrine da loja.
- Aposte na disposição de produtos diferentes e atrativos.
- Faça promoções semanais diferenciadas.
- Evite desperdícios com a utilização de embalagens menores.
- Combine produtos do mesmo segmento na prateleira, como um pacote de macarrão e uma lata de molho de tomate, um vestido e um cinto etc.
- Trabalhe em horários diferenciados para atender às necessidades da clientela.
- Entregue o produto na casa do cliente.
- Deixe sua loja agradável utilizando-se de aromas e conceitos sustentáveis.
- Ofereça novidades pelo e-mail marketing.
Divulgação
Identificar os veículos de comunicação mais acessados pelos clientes é o primeiro passo para fazer uma boa divulgação do seu negócio. Conhecendo o seu público-alvo, fica mais fácil definir como a propaganda chegará até ele.
Veja quais são os meios de comunicação mais apropriados para a sua empresa:
- Rádio: possibilita direcionamento segmentado para público específico com orçamento reduzido.
- Outdoor: serve para mensagens mais diretas.
- Jornais e revistas: possibilitam grande exposição, mas têm vida curta e podem não atender à demanda.
- Redes sociais: consistem em uma das melhores opções pelo baixo custo e pelo alto grau de acessos.
- Catálogos: permitem segmentar mais, porém requerem mais investimento.
- Transportes: outdoors em ônibus ou metrô possibilitam grande exposição e atraem a atenção do público.
- Folhetos: são úteis no caso de informações gerais de produtos e promoções.
- WhatsApp: são úteis para enviar ofertas para grupos de clientes ou mensagens individuais para aqueles especiais.
Além dessas opções, ainda é possível recorrer a painéis eletrônicos, placas de sinalização de rua, lixeiras e bancos de praças públicas.
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