this is an h1

this is an h2

Thu Aug 25 12:12:57 BRT 2022
Inovação | INOVAÇÃO
Saiba como diferenciar criatividade de inovação

Confira algumas dicas para estimular a criatividade e a inovação na sua empresa.

· 26/07/2022 · Atualizado em 25/08/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Criatividade e inovação não são sinônimos. A criatividade, que diz respeito ao indivíduo e a uma atividade mental, é uma capacidade de imaginar e produzir algo novo, diferente. Ela não é um dom, como muitos pensam. 

Um empreendedor criativo consegue potencializar ideias e agregar valor à sua organização. Isso porque consegue ter um olhar diferente sobre algo que já existe ou sobre algum problema que precisa ser resolvido. 

Já a inovação é uma característica das organizações e está mais relacionada à ação. Inovar, portanto, é quebrar padrões e propor mudanças, melhorias ou uma nova estratégia. 

É possível falar em tipos de inovações dentro das organizações:

  • Inovação de produto ou serviço: engloba ruptura ou melhorias significativas nos produtos ou serviços. No caso da ruptura, fala-se em inovação radical; quando são feitos aperfeiçoamentos, em inovação incremental. 
  • Inovação de modelo de negócio: abrange mudanças profundas na forma como a empresa gera valor, incluindo a reestruturação ou a criação de uma nova unidade.
  • Inovação de processo: diz respeito a mudanças na logística, nas operações de produção ou de vendas da empresa, por exemplo. 
  • Inovação de mercado: refere-se a mudanças que visam alcançar um novo público, uma nova necessidade ou novas situações de compra e consumo. 

Pode-se dizer que a criatividade antecede a inovação e que as duas devem caminhar juntas. Os cenários atual e tecnológico demandam ações criativas e inovadoras das pequenas empresas. A inovação passou a ser uma exigência e, por isso, a criatividade deve ser utilizada na elaboração de um planejamento de ações que alcancem resultados e agreguem valor ao público.

A criatividade, então, pode e deve ser estimulada. Confira algumas ações que podem motivar e promover a criatividade em seus colaboradores:

  • Propor mudanças positivas para a rotina da sua empresa.
  • Experimentar novas abordagens. Em uma reunião para solução de algum problema, por exemplo, você pode fazer um brainstorming para que todos tenham ideias e possam colaborar.
  • Estar atento aos acontecimentos, pois eles podem ser fonte de inspiração.
  • Manter um ambiente de trabalho motivador. Ofereça benefícios, como descontos em academias, crie um ambiente agradável, seja flexível nos horários e estimule a participação de todos.
  • Promover capacitações com foco na criatividade e na inovação.

Não se esqueça de que a criatividade é um combustível para a inovação. Não basta ter ideias, é preciso desenvolvê-las e concretizá-las. Os resultados positivos da sua empresa dependem dessa ação para sair do mundo das ideias para o real. 

O mercado exige profissionais que pensem fora dos padrões, que vejam alternativas e que solucionem problemas de maneira criativa. Além de ser um diferencial, ser criativo e inovador é uma necessidade do mundo tecnológico e em constante mudança no qual as empresas estão inseridas. 

Para saber mais, leia o texto a seguir:

Por que a criatividade e a inovação podem aumentar suas vendas 

E aproveite os cursos do Sebrae:

Como ter ideias criativas e inovar na prática

Criatividade  

Como devo agir para liderar e promover a criatividade e a inovação?


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?