Está pensando em lançar um novo negócio, produto ou projeto? O MVP pode ser bastante útil.

Diante de mercados cada vez mais competitivos, toda empresa corre riscos ao lançar um novo produto. São fatores imprevisíveis, como crises, concorrência e não aceitação do produto. Para evitar prejuízos, é possível realizar testes antes do lançamento do produto. Assim, em vez de esperar que um produto esteja totalmente pronto para oferecê-lo ao público, você pode fazer uma versão com as funcionalidades básicas que pode ser testada.
MVP é a sigla em inglês para Minimum Viable Product que, na tradução livre, quer dizer Produto Mínimo Viável. O MVP pode ser definido como uma versão enxuta de um produto que contém apenas as funcionalidades básicas. Ele deve permitir que um pequeno grupo de clientes teste e opine sobre ele.
Caso o produto não tenha aceitação do público na fase de teste, é possível colher os feedbacks e utilizá-los para aprimorar uma nova versão ou, em casos mais extremos, abandonar o projeto. O lançamento do produto só ocorrerá após o aprimoramento e validação da versão pós-teste, com o objetivo de aumentar as chances de sucesso no mercado.
O MVP serve, basicamente, para reduzir a imprevisibilidade de uma ideia, para testar se o que foi pensado é viável e, assim, reduzir os investimentos para o lançamento. Além de diminuir a imprevisibilidade e os custos, adotar o MVP como estratégia também serve para acelerar o processo de lançamento do produto, já que permite pular etapas e descobrir mais rápido se vale a pena ou não continuar investindo na ideia.
Por que testar?
É muito importante validar um produto antes do lançamento no mercado. Se o produto já está no comércio e o feedback dos clientes é negativo, fica mais complexo levantar recursos para reformular ou retirar o produto de circulação. Na verdade, o MVP vai servir exatamente para a empresa se preparar para diferentes cenários e respostas do público.
Veja a comparação dos cenários possíveis quando se utiliza o MVP ou o lançamento do produto completo:
Um exemplo de MVP com boa resposta é o da Amazon, que, inicialmente, foi lançada apenas como uma livraria online. Antes de tudo, seu fundador realizou um brainstorming sobre quais produtos poderiam vender na internet. Na época, após levantarem 20 opções, a empresa chegou a uma lista de cinco: vídeos, livros, softwares e discos. E, por fim, optou pelo que foi bem aceito pelo público: os livros. Com o tempo, a empresa foi crescendo e conquistando um mercado maior.
O MVP deve fazer parte do seu planejamento e ele pode ser bastante útil, tanto para reduzir custos quanto para evitar prejuízos. Como seu investimento é baixo, o MVP se torna uma ferramenta básica para quem deseja alcançar resultados de maneira mais assertiva.
Para saber mais, assista ao vídeo a seguir:
Foi um prazer te ajudar :)