Quando duas ou mais empresas estão unidas em um objetivo comum, o aumento da competitividade e a superação de desafios ficam mais fáceis.
Para solucionar problemas e desafios nos negócios, micro e pequenas empresas podem unir-se para realizar vendas conjuntas e praticar o marketing coletivo. As contribuições dessa união refletem-se na manutenção de requisitos como volume de entrega, regularidade de fornecimento, logística facilitada e preços competitivos.
Quando empresários estão juntos em um mesmo foco, é possível revitalizar os empreendimentos, gerando benefícios e novas oportunidades para toda a cadeia produtiva e de distribuição.
Conheça mais sobre essa modalidade de negócio e saiba como organizar-se para fazer parte desse mercado agregador.
Com o objetivo de alcançar um maior número de clientes, ter mais visibilidade e aumentar o faturamento dos negócios, empresários de um mesmo setor podem criar estruturas para realizar vendas conjuntas e atrair a clientela com interesse específico em um ponto comercial mais amplo e diversificado.
Para fazer isso, é importante que – ao estabelecer a parceria – os empreendedores estejam alinhados em aspectos como fornecedores e/ou clientes e segmento de mercado, que deve ser igual ou complementar. Além disso, a disponibilidade para atuar em grupo e, principalmente, identificar objetivos comuns são essenciais.
A modalidade permite que os empreendimentos compartilhem instalação, pessoal, logística e/ou equipamentos, o que contribui para a redução de custos, aumenta o volume de vendas e de margens, assim como ajuda o empresário a conquistar novos clientes e mercados.
Além de alcançar mais clientes e mais visibilidade, a venda conjunta garante o marketing coletivo, estratégia de comunicação que auxilia os empreendedores na hora de arcar com os custos de divulgação, que nem sempre são acessíveis a micro e pequenos negócios.
Juntos, os empreendimentos podem bancar a publicidade e viabilizar a criação de campanhas e promoções de vendas, além de peças como outdoors, sacolas, placas, cartazes e a participação em feiras e exposições.
Outra vantagem importante da venda conjunta é a possibilidade de atrair o consumidor por uma “central de vendas”. Os “feirões” organizados para venda de veículos são um exemplo desse formato. Nesses eventos, diferentes marcas se unem para atrair o maior número de clientes potenciais e deixam a concorrência para uma disputa interna.
A central de vendas é um ambiente específico e, por isso, precisa ser bem planejada. É fundamental identificar o grupo potencial e sensibilizá-lo. Após constituí-lo, definir formalidades e infraestrutura. Depois disso, iniciam-se as vendas conjuntas e, posteriormente, a avaliação dos primeiros resultados.
Confira a seguir dicas importantes sobre cada momento desse processo:
- Identificação do grupo: os empreendedores precisam identificar os participantes que queiram os produtos e/ou serviços. É mais fácil encontrar interessados buscando no mesmo setor de atuação e com dificuldades nas vendas.
- Sensibilização do grupo: é importante reunir um número mínimo de participantes. A viabilidade da central de vendas e o alcance de novos clientes com volumes maiores dependem disso. Conversar sobre vantagens, desafios e funcionamento que será adotado ajuda um pequeno grupo inicial a atrair novos integrantes.
- Funcionamento: não há um padrão para garantir o sucesso de uma central de vendas, mas algumas condições precisam ser observadas; Como quantos empreendimentos têm maior capacidade de fornecimento, atuando coletivamente; a motivação dos envolvidos; a firmeza no objetivo comum; o engajamento dos associados e bom relacionamento entre eles; além da disposição para trabalhar em equipe e trocar ideias.
Com o grupo formado, começam as reuniões para estabelecer objetivos de venda e regras de funcionamento. Nesse momento, é fundamental o exercício da capacidade de decisão dos participantes, que devem tornar efetivos esses encontros para garantir o sucesso da parceria estabelecida.
13 dicas para começar as vendas
Todos têm responsabilidades pelos produtos. A partir dessa afirmação, os empreendedores associados precisam estabelecer processos de trabalho claros e transparentes, garantindo a credibilidade dos envolvidos na venda conjunta.
Conheça algumas orientações e dicas para serem seguidas não apenas por você, mas por todos os participantes:
- Avalie sua estratégia comercial para que ela não entre em conflito com os interesses do grupo.
- Evite a “desova” de produtos inferiores e garanta a boa imagem do negócio coletivo e a continuidade da parceria. Afinal, a qualidade dos produtos/serviços deve ser compromisso de todos.
- Rastreie o fornecedor. Isso permite ações corretivas quando elas forem necessárias.
- Nomeie um responsável pelas negociações do volume. Essa ação facilita o contato com os clientes e aumenta as chances de venda efetiva.
- Se houver vendedor, defina qual é a remuneração que ele vai receber.
- Estabeleça como vai funcionar o contato comercial: quem consulta o cadastro, como fazer, prazos de entrega, descontos, lotes mínimos, prazos de pagamento.
- Utilize marca conjunta e embalagens padronizadas, se a mudança nos procedimentos exigir isso.
- Organize o fluxo dos recursos das primeiras vendas: onde depositar, como dividir, em que prazo repassar os recursos, possíveis aplicações em fundos de capital para o grupo.
- Garanta o registro e a fluidez das informações, estabelecendo a produção periódica de relatórios relacionados à prospecção de clientes, contatos realizados, vendas efetivadas e recebimentos. Relatórios são importantes para qualquer modalidade de negócio.
- Após as primeiras vendas, avalie com o grupo vantagens, analise problemas e converse sobre novas oportunidades, estabelecendo metas periódicas.
- Se a ideia for de interesse coletivo, converse com um advogado para depois pensar em investir em infraestrutura. Vendas bem-sucedidas podem impulsionar a formalização jurídica do grupo.
- Esteja ciente de que continuidade da parceria depende da periodicidade de encontros para avaliar resultados, desafios e oportunidades.
- Para a boa administração da central de vendas, faça correções de rumo para manter a união do grupo e o objetivo comum de resultados satisfatórios.
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Série Empreendimentos Coletivos - Cooperativa Financeira
A cooperação entre as empresas têm se destacado como um meio capaz de torná-las mais competitivas. Entre as estratégias cooperativas frequentemente utilizadas no mercado, estão: Fortalecer o poder de compras; Compartilhar recursos; Combinar competências; Dividir o ônus de realizar pesquisas tecnológicas; Partilhar riscos e custos para explorar novas oportunidades; Oferecer produtos com qualidade superior e diversificada. Existem vários modelos de cooperação. Aqui iremos tratar especificamente de cooperativa financeira. Mas, afinal, que modelo é esse? Cooperativa financeira ou cooperativa de crédito Segundo Ênio Meinen, Diretor de Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais do Banco Cooperativo do Brasil S/A, a designação “cooperativa de crédito” tem merecido recorrentes objeções. Atualmente, os especialistas do ramo preferem usar o termo cooperativa financeira, em substituição a cooperativa de crédito. Segundo o Banco Central, uma cooperativa de crédito é uma instituição financeira formada por uma associação autônoma de pessoas unidas voluntariamente, com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, sem fins lucrativos, constituída para prestar serviços a seus associados. A origem do ramo crédito A primeira cooperativa de crédito surgiu na Alemanha, em 1848, por iniciativa de Friedrich Wilhelm Raiffeisen. Era voltada aos ruralistas e, por isso, o nome Raiffeisen passou a identificar em vários países, inclusive no Brasil, o cooperativismo de crédito rural. Por aqui, a primeira cooperativa de crédito foi fundada em 1902, na localidade de Linha Imperial, município de Nova Petrópolis – Rio Grande do Sul. Acesse a publicação completa "Série Empreendimentos Coletivos - Cooperativa Financeira" (em PDF).
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E é aí que ele vai buscar um sócio, seja para investir, seja para complementar as atividades da gestão do empreendimento. Neste e-book você terá acesso a um conteúdo que explica o que se deve levar em conta na hora de escolher o seu sócio.
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Sat Jun 10 14:18:07 BRT 2023
Como inovar em uma cooperativa
Baseadas na união de indivíduos com um objetivo em comum - a busca por desenvolvimento -, elas podem ser, também, um terreno fértil para o surgimento de novas ideias. Para que isso aconteça é preciso que seja aplicada uma cultura de inovação, com muita análise e espaço para a contribuição dos cooperados. Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para organizar e agilizar projetos. Leia o e-book e entenda o papel da inovação no cooperativismo.
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Lidando com a ansiedade na empresa e com seu time
A pressão sobre o empreendedor é enorme. A necessidade de resultados, os compromissos estabelecidos, a expectativa, a paciência e persistência necessárias muitas vezes tomam o melhor dele ou dela e abrem espaço para um mal silencioso: a ansiedade. Em doses normais, a ansiedade é uma boa parceira. Nos deixa atentos aos detalhes, nos coloca em estado de alerta para percebermos melhor ameaças e nos deixa de prontidão para alguma eventualidade. Mas em doses exageradas, seu efeito é o inverso: atrapalha a concentração, dispersa o foco e aumenta demasiadamente os níveis de estresse das pessoas da equipe, bem como o do empreendedor. Lidar com a própria ansiedade e gerenciar os sentimentos da equipe é mais um dos muitos desafios por que passa um empreendedor. Frente a um cenário de incertezas, tanto nacional quanto mundial, somado aos efeitos da pandemia da covid-19, pressões econômicas e a natural pressão pelo sucesso, é uma carga que pode, por vezes, parecer pesada para quem deseja construir uma empresa sólida e bem-sucedida. Não é possível fugir das pressões; vencer a ansiedade, entretanto, é uma tarefa administrável, desde que sejam tomados os devidos cuidados e se preste atenção para que quadros silenciosos não se instalem de forma definitiva. Pode parecer contraditório, mas uma dose de ansiedade é um importante motivador na busca por resultados. A calma exagerada ou a positividade tóxica não estimulam a alta performance da mesma forma que a necessidade de cumprir metas e alcançar os objetivos previamente estipulados. O problema aparece quando o estado de prontidão sai do controle. Quem vai saber diferenciar um clima de ansiedade produtiva de um pânico generalizado é, justamente, o gestor. A boa gestão de um líder vai ser capaz de motivar e engajar seu time, com base nos perfis comportamentais de cada membro, obtendo como resultado uma equipe de alta performance. Como lidar com a ansiedade da sua equipe? Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 260 milhões de profissionais faltam ao trabalho em alguns dias por sofrimento causado pelo transtorno de ansiedade. Entre os gatilhos que causam o sentimento, estão uma agenda sobrecarregada, metas vistas como inalcançáveis e falta de reconhecimento por parte dos gestores. Um líder observador vai perceber que membros de sua equipe estão ansiosos se passar a notar sinais como: excesso de tarefas iniciadas mas não terminadas; comportamento imprevisível; instabilidade emocional; irritabilidade extrema. Depois, é possível perceber diferenças de acordo com o perfil de cada colaborador. Aqueles com perfil mais analítico e pacientes vão se comportar de forma mais irritada, apresentar seus pontos com mais agressividade, defender suas análises e atacar opiniões diferentes como se fossem “inferiores”. Pessoas com perfil mais comunicativo vão demonstrar aumento da eloquência. Vão falar mais alto ainda, interromper as pessoas durante sua fala, chamar muita atenção para si e conversar mais ainda do que o usual. Pela ansiedade ser um medo difuso, ou seja, uma sensação de que uma ameaça sem nome ou objeto definido paira no ar, ela pode ser amenizada com a apresentação de situações concretas e tangíveis, mesmo sobre tópicos mais subjetivos, de forma a jogar luz na trilha a ser percorrida e ajudando a formular o planejamento ou delinear melhor prováveis resultados da jornada. Demonstrar empatia e valorizar a saúde mental dos colaboradores, além de um ato humano, pode resultar em uma equipe integrada e resiliente. Vale a pena mostrar a fragilidade e ser um suporte para cada membro do time. O líder que conquista o time em momentos difíceis forma uma equipe pronta para atingir o sucesso ao seu lado. Saiba mais: Baixe o e-book Saúde Mental do empreendedor Acalmando a ansiedade no gerenciamento
Fri May 19 02:28:38 BRT 2023
E-book: Hubs de inovação no cooperativismo
No mundo dos negócios, é cada vez mais importante formar parcerias para acompanhar as novas tendências da tecnologia e manter a competitividade da empresa no mercado. No cooperativismo não é diferente. Por isso, mostramos neste e-book as vantagens dos hubs de inovação, ambientes físicos ou virtuais?que promovem conexões com potenciais parceiros e oportunidades de negócios. Saiba como parcerias entre cooperativas e startups, por exemplo, podem levar expertises em tecnologia para o ambiente cooperativista.? Várias cooperativas Brasil afora já estão criando hubs de inovação. Não fique para trás!
Thu May 04 09:53:05 BRT 2023
E-Book: Saiba como a gestão Data Driven pode beneficiar cooperativas
Neste e-book, vamos explicar melhor o conceito de gestão Data Driven; porque os dados ditam o mundo dos negócios; como é importante que as organizações adotem uma cultura Data Driven e, principalmente, como este tipo de gestão pode também auxiliar o trabalho das cooperativas. Tudo isso para que suas decisões sejam estratégicas utilizando a ciência de dados e a inteligência de mercado. Faça o download do e-book, atualize-se sobre essa forma de gestão eficiente e aplique em sua cooperativa.
Tue May 02 13:21:30 BRT 2023
O que são cooperativas
A cooperativa é uma sociedade de natureza civil, formada por no mínimo 20 pessoas, gerida de forma democrática e participativa, com objetivos econômicos e sociais comuns. Os próprios associados, seus líderes e representantes têm total responsabilidade pela gestão e fiscalização da cooperativa. Existem aproximadamente 4,9 mil cooperativas registradas na Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), congregando mais de 17 milhões de cooperados e 455 mil pessoas empregadas. Apenas no ramo das cooperativas agropecuárias, o faturamento fica em torno dos R$ 239 bilhões/ano, ou cerca de 26,6% do Produto Interno Bruto (PIB). Estatuto social e organização da cooperativa O estatuto é o conjunto de normas que regem funções, atos e objetivos de uma cooperativa. Esse documento de acordo deve ser elaborado com a participação dos cooperados, para atender às necessidades da cooperativa e de todos os participantes. O conteúdo do estatuto social deve ser baseado na doutrina, na filosofia, nos princípios do cooperativismo e na legislação específica para cooperativas (Lei 5.764, de 1971).
Tue May 02 13:04:00 BRT 2023
O que é e para que serve a conta gov.br?
O que é a conta gov.br? O governo federal, visando facilitar o acesso dos cidadãos aos seus serviços, disponibiliza de forma digital praticamente todos os serviços oferecidos à população. De acordo com os dados do site do governo federal, atualmente, são cerca de 4.800 serviços disponibilizados de forma virtual pelos diversos órgãos do governo, como INSS, Receita Federal, Forças Armadas, Polícia Federal, além de todos os ministérios. Entre os serviços disponibilizados, podemos destacar informações sobre a vida de trabalho, como CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), incluindo dados do INSS; informações sobre a saúde dos cidadãos, como a Carteira de Vacinação; informações sobre os dados fiscais, como a Declaração do Imposto de Renda; além de Título de Eleitor; CNH (Carteira Nacional de Habilitação); e muitas outras informações gerais sobre licitação e tramitação de diversos documentos necessários ao dia a dia da população. O acesso a todos esses serviços digitais se dá pela plataforma gov.br. Para ter acesso, é necessário que o cidadão tenha cadastrada uma conta gov.br na plataforma. O cadastro desta conta em que devem ser informados os dados pessoais do cidadão pode ser realizado por alguma repartição do governo onde se busca qualquer um des serviços disponibilizados na plataforma. Ou se o cidadão for consultar sobre qualquer serviço em um computador, notebook ou celular, por exemplo, e ainda não tiver a conta, ele próprio pode criá-la para acessar o serviço de que necessita. No momento da criação da conta, é necessário cadastrar uma senha. O acesso será sempre com o CPF e a senha da conta. Independentemente da forma como foi criada, não existe nenhuma cobrança de manutenção ou pela utilização da conta, nem mesmo para qualquer alteração, atualização ou troca de senha da conta. Níveis da conta gov.br Existem três níveis de segurança e confiabilidade da sua conta gov.br: bronze, prata e ouro. Cada um desses níveis dá acesso a certos processos e ações dentro do portal. O nível depende da segurança e confiabilidade dos dados que estão sendo inseridos na conta. Assim, ao criar sua conta no gov.br, quando são informados somente os dados pessoais, CPF, identidade, número do PIS e endereço, estará automaticamente no nível bronze, com confiabilidade e segurança básicas e acesso a poucos serviços digitais, tais como: Fazer o login em qualquer serviço gov.br sem precisar de senha, usando apenas a biometria do celular; Gerenciar as autorizações de uso dos seus dados; Realizar a prova de vida utilizando o reconhecimento facial. Nos níveis prata e ouro, além dos serviços do nível bronze o usuário poderá: Visualizar e compartilhar seus dados e documentos digitais; Utilizar serviços gratuitos de assinatura eletrônica no site assinador.iti.br; Acessar serviços públicos que exigem o maior grau de confiabilidade da conta gov.br; Habilitar a autenticação em duas etapas para ter mais segurança no uso da sua conta. A diferença entre eles é que você tem segurança máxima no nível ouro e segurança alta no nível prata. Para poder acessar certos serviços que exigem mais segurança e confiabilidade, é necessário aumentar o nível da conta. Para realizar a formalização do Microempreendedor Individual(MEI), por exemplo, é preciso que o empreendedor esteja no nível prata ou ouro. No artigo Como aumentar o nível de acesso da conta gov.br, explicamos os meios e procedimentos para aumentar o nível de sua conta gov.br. Para saber mais: Acesse: site do governo federal: O que é a conta gov.br Fontes: 1. O que é a conta gov.br prata ou ouro 2. Como conseguir o selo de confiabilidade MEI
Fri Apr 28 12:28:16 BRT 2023
Associativismo: importância e benefícios para as empresas
Associativismo é a aplicação de um modelo de cooperação e integração entre indivíduos ou empresas, com o objetivo de que todos se beneficiem da união e cresçam juntos. É uma estratégia de desenvolvimento ancestral, simbolizada no bordão “a união faz a força”. A metodologia pode ser aplicada em qualquer área de atuação e possibilita evoluir mais do a concorrência. A única exigência é que haja pontos e características em comum, como a utilização das mesmas matérias primas, tipos de produtos ou serviços. Uma vez identificada a sinergia, os empreendedores devem realizar um estudo de viabilidade econômica para confirmar que são capazes de suportar os custos de implantação e de manutenção da associação, que deve compreender, no mínimo, uma central de negócios, marketing e serviços. O associativismo é uma solução para fortalecer e tornar competitivos pequenos e médios negócios, inclusive constituindo um espaço de conversação entre os empreendedores, sociedade e poder público. Ao dividir despesas operacionais e somar competências, cortam custos e elevam a qualidade de seus produtos. Ainda, muito importante, possibilitam o acesso a novos mercados de forma vantajosa, podendo negociar prazos e preços com mais assertividade. O desenvolvimento técnico e profissional dos colaboradores e empresários fica muito favorecido pela troca de informações, permitindo traçar estratégias de vendas conjuntas. As vantagens econômicas e de gerenciamento são muitas, entre elas: União – pensar coletivamente e permite trocar experiências e crescer em conjunto; Aculturamento – possibilita adotar mais facilmente uma cultura empreendedora; Compra conjunta – aumenta o poder de barganha e facilita o acesso aos grandes fornecedores do mercado; Fixação da marca – associar o negócio a uma rede maior confere ganhos a cada um dos participantes; Capacitação de pessoal – empresários e funcionários melhor qualificados melhoram a gestão do negócio, a qualidade do trabalho e o atendimento aos clientes; Lucratividade – ao melhorar as margens de comercialização, as empresas podem conseguir um aumento considerável no faturamento; Parcerias – fundamentais para a implementação de ações promocionais; Conceito de Loja – a padronização no visual dos estabelecimentos, desde a fachada, layout interno e externo, passando pela uniformização e aparência dos funcionários, informatização e modernização de processos, traz inúmeros benefícios; Competitividade – empresas ganham visibilidade ao utilizar benefícios como comprar bem e barato, maximizar e diversificar o mix de produtos, capacitar-se gerencialmente, viabilizar treinamentos para a equipe de colaboradores e organizar melhor o estabelecimento como um todo. Saiba Mais: O associativismo cria uma visão de negócios mais igualitária Tudo o que você precisa saber para criar uma associação de sucesso