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Wed Feb 01 01:27:52 BRT 2023
Cooperação | PARCERIA
Saiba como vendas conjuntas podem potencializar seu negócio

Quando duas ou mais empresas estão unidas em um objetivo comum, o aumento da competitividade e a superação de desafios ficam mais fáceis.

· 06/01/2016 · Atualizado em 01/02/2023
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Para solucionar problemas e desafios nos  negócios, micro e pequenas empresas podem unir-se para realizar vendas conjuntas e praticar o marketing coletivo. As contribuições dessa união refletem-se na manutenção de requisitos como volume de entrega, regularidade de fornecimento, logística facilitada e preços competitivos.

Quando empresários estão juntos em um mesmo foco, é possível revitalizar os empreendimentos, gerando benefícios e novas oportunidades para toda a cadeia produtiva e de distribuição.

Conheça mais sobre essa modalidade de negócio e saiba como organizar-se para fazer parte desse mercado agregador.

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O que é

Com o objetivo de alcançar um maior número de clientes, ter mais visibilidade e aumentar o faturamento dos negócios, empresários de um mesmo setor podem criar estruturas para realizar vendas conjuntas e atrair a clientela com interesse específico em um ponto comercial mais amplo e diversificado.  

Para fazer isso, é importante que – ao estabelecer a parceria – os empreendedores estejam alinhados em aspectos como fornecedores e/ou clientes e segmento de mercado, que deve ser igual ou complementar. Além disso, a disponibilidade para atuar em grupo e, principalmente, identificar objetivos comuns são essenciais.

A modalidade permite que os empreendimentos compartilhem instalação, pessoal, logística e/ou equipamentos, o que contribui para a redução de custos, aumenta o volume de vendas e de margens, assim como ajuda o empresário a conquistar novos clientes e mercados.

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Benefícios

Além de alcançar mais clientes e mais visibilidade, a venda conjunta garante o marketing coletivo, estratégia de comunicação que auxilia os empreendedores na hora de arcar com os custos de divulgação, que nem sempre são acessíveis a micro e pequenos negócios.

Juntos, os empreendimentos podem bancar a publicidade e viabilizar a criação de campanhas e promoções de vendas, além de peças como outdoors, sacolas, placas, cartazes e a participação em feiras e exposições.

Outra vantagem importante da venda conjunta é a possibilidade de atrair o consumidor por uma “central de vendas”. Os “feirões” organizados para venda de veículos são um exemplo desse formato. Nesses eventos, diferentes marcas se unem para atrair o maior número de clientes potenciais e deixam a concorrência para uma disputa interna.

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Como montar

A central de vendas é um ambiente específico e, por isso, precisa ser bem planejada. É fundamental identificar o grupo potencial e sensibilizá-lo. Após constituí-lo, definir formalidades e infraestrutura. Depois disso, iniciam-se as vendas conjuntas e, posteriormente, a avaliação dos primeiros resultados.

Confira a seguir dicas importantes sobre cada momento desse processo:

  • Identificação do grupo: os empreendedores precisam identificar os participantes que queiram os produtos e/ou serviços. É mais fácil encontrar interessados buscando no mesmo setor de atuação e com dificuldades nas vendas.
  • Sensibilização do grupo: é importante reunir um número mínimo de participantes. A viabilidade da central de vendas e o alcance de novos clientes com volumes maiores dependem disso. Conversar sobre vantagens, desafios e funcionamento que será adotado ajuda um pequeno grupo inicial a atrair novos integrantes.
  • Funcionamento: não há um padrão para garantir o sucesso de uma central de vendas, mas algumas condições precisam ser observadas; Como quantos empreendimentos têm maior capacidade de fornecimento, atuando coletivamente; a motivação dos envolvidos; a firmeza no objetivo comum; o engajamento dos associados e bom relacionamento entre eles; além da disposição para trabalhar em equipe e trocar ideias.

Com o grupo formado, começam as reuniões para estabelecer objetivos de venda e regras de funcionamento. Nesse momento, é fundamental o exercício da capacidade de decisão dos participantes, que devem tornar efetivos esses encontros para garantir o sucesso da parceria estabelecida.

13 dicas para começar as vendas

Todos têm responsabilidades pelos produtos. A partir dessa afirmação, os empreendedores associados precisam estabelecer processos de trabalho claros e transparentes, garantindo a credibilidade dos envolvidos na venda conjunta.

Conheça algumas orientações e dicas para serem seguidas não apenas por você, mas por todos os participantes:

  1. Avalie sua estratégia comercial para que ela não entre em conflito com os interesses do grupo.
  2. Evite a “desova” de produtos inferiores e garanta a boa imagem do negócio coletivo e a continuidade da parceria. Afinal, a qualidade dos produtos/serviços deve ser compromisso de todos.
  3. Rastreie o fornecedor. Isso permite ações corretivas quando elas forem necessárias.
  4. Nomeie um responsável pelas negociações do volume. Essa ação facilita o contato com os clientes e aumenta as chances de venda efetiva.
  5. Se houver vendedor, defina qual é a remuneração que ele vai receber.
  6. Estabeleça como vai funcionar o contato comercial: quem consulta o cadastro, como fazer, prazos de entrega, descontos, lotes mínimos, prazos de pagamento.
  7. Utilize marca conjunta e embalagens padronizadas, se a mudança nos procedimentos exigir isso.
  8. Organize o fluxo dos recursos das primeiras vendas: onde depositar, como dividir, em que prazo repassar os recursos, possíveis aplicações em fundos de capital para o grupo.
  9. Garanta o registro e a fluidez das informações, estabelecendo a produção periódica de relatórios relacionados à prospecção de clientes, contatos realizados, vendas efetivadas e recebimentos. Relatórios são importantes para qualquer modalidade de negócio.
  10. Após as primeiras vendas, avalie com o grupo vantagens, analise problemas e converse sobre novas oportunidades, estabelecendo metas periódicas.
  11. Se a ideia for de interesse coletivo, converse com um advogado para depois pensar em investir em infraestrutura. Vendas bem-sucedidas podem impulsionar a formalização jurídica do grupo.
  12. Esteja ciente de que continuidade da parceria depende da periodicidade de encontros para avaliar resultados, desafios e oportunidades.
  13. Para a boa administração da central de vendas, faça correções de rumo para manter a união do grupo e o objetivo comum de resultados satisfatórios.

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