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Wed Mar 09 15:14:06 BRT 2022
Inovação | INOVAÇÃO
Slow fashion: o que é e quais as suas vantagens?

Uma mudança de paradigma necessária para o atual mercado da moda e que pode transformar seu negócio

· Atualizado em 09/03/2022
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Um novo olhar sobre o modo de produzir itens de vestuário vem ganhando força em todo o mundo: o movimento slow fashion. O conceito, traduzido ao pé da letra como “moda lenta”, está mudando as relações de consumo e exigindo mais atenção das marcas em relação aos seus processos de produção.

Na contramão do fast fashion, um sistema de produção em massa que prioriza quantidade e custos menores com mão de obra e matéria-prima, o slow fashion procura valorizar cada etapa do processo de produção, desde os insumos até a venda, e oferecer produtos com mais duráveis confeccionados por meio de processos sustentáveis e ecologicamente corretos.

Para o microempreendedor, essa nova percepção e exigência do consumidor é muito favorável, já que uma de suas principais características  é a valorização dos recursos locais e dos fornecedores da região.

Quer saber como se adaptar a esse novo consumidor? Clique aqui e ouça um podcast sobre o assunto.

A importância da mudança de comportamento

De acordo com a Fundação Ellen McArthur, a produção de artigos de moda dobrou nos últimos 15 anos em todo o mundo, e, infelizmente, a tendência é de continuar aumentando. Para se ter uma ideia, cerca de um caminhão de lixo cheio de roupas é queimado ou enviado para aterros a cada minuto. Isso é suficiente para encher mais de um prédio de 100 andares por dia de roupas descartadas.

E não para por aí: para produzir apenas uma camiseta de algodão são necessários cerca de 2.700 litros de água, o suficiente para uma pessoa se manter hidratada por 2,5 anos.

Entendeu agora a importância de se pensar em novas formas de produção?

Nesse contexto, o slow fashion tem se tornado um pilar importante para a mudança de paradigma no mercado da moda.

Oportunidades do slow fashion

Além de propiciar a preservação do meio ambiente, o movimento também gera importantes oportunidades de atuação.

Logística mais sustentável:

O gasto com combustíveis fósseis, altamente poluentes, tem sido fator preponderante para a mudança de comportamento que busca por parceiros e matérias-primas regionais. Além disso, estreitar os laços comerciais com pequenos produtores fortalece a economia local, um fundamento significativo para o slow fashion.

Reaproveitamento:

Um dos pilares do movimento é a redução de resíduos (lixo) gerados na produção. Assim, o reaproveitamento dos insumos e o cuidado com o desperdício também devem ser levados em consideração. Clique aqui e veja como repensar o descarte das sobras do seu negócio.

Inovação:

O uso de matérias-primas mais sustentáveis e a busca por materiais com novas tecnologias, menos agressivas ao meio ambiente, estimula um comportamento de inovação e criatividade. Saiba mais sobre o segmento de empresas da moda conhecido como fashiontech.

 

Como aplicar o slow fashion na minha empresa?

  1. Faça a economia circular acontecer dentro do seu negócio. Procure reutilizar as sobras e evitar o desperdício na hora da produção. Confeccione materiais com boa durabilidade e recicle. Saiba mais sobre economia circular.
  2. A redução das emissões de carbono tem sido uma das ações mais urgentes dentro da indústria da moda slow. Para isso, você pode optar por materiais com fibras recicladas e fomentar o uso de transporte sustentável e de embalagens recicláveis, por exemplo.
  3. As técnicas de customização também têm conquistado novos adeptos. Em vez de iniciar uma produção do zero, que necessita de mais recursos naturais, reinvente roupas antigas.
  4. Para onde vão os resíduos gerados pela sua produção atualmente? A partir de agora, nada de jogar no lixo. Procure implementar a logística reversa, que consiste no envio de roupas indesejadas para brechós e organizações filantrópicas e sobras de retalhos para empresas têxteis que atuam no desfibramento de peças, por exemplo. A ideia é promover o reuso e evitar ao máximo o desperdício.

Como observado, aderir ao movimento slow fashion é vantajoso para todos. Para o microempreendedor porque agrega valor ao negócio e gera economias; para o consumidor porque permite que adquira produtos de melhor qualidade; e para o meio ambiente porque ajuda a preservar seus recursos por mais tempo.

Quer saber mais sobre esses e muitos outros assuntos relacionados ao mercado da moda? Acesse o nosso canal do Telegram: 

https://t.me/sebraemoda


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