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Inovação | PRODUTIVIDADE
Trabalho remoto nas empresas é uma conquista da transformação digital

Empresas que podem adotar a possibilidade de trabalho remoto adotaram formatos variados com o apoio de ferramentas de tecnologia e vantagens em produtividade.

· 28/02/2023 · Atualizado em 07/03/2023
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O trabalho remoto é um exemplo das grandes transformações trazidas pelas tecnologias e pela internet. Existiu um tempo em que trabalhar fora do escritório não era uma possibilidade, pois as precárias alternativas de comunicação impediam a produtividade.

Hoje, vemos diversos modelos de trabalho remoto, diferentes da primeira imagem que nos vem à cabeça (uma pessoa sozinha trabalhando na sala de casa).

Empresas que podem aderir a esta possibilidade adotaram formatos variados para a prática, desde o trabalho com horário flexível até a inexistência total de um escritório físico.

A percepção atual

Por causa do avanço das formas de comunicação, o trabalho remoto tem sido cada vez mais aceito nas empresas do mundo todo. O estigma em relação a quem não está presente no escritório deixou de existir.

Trabalhadores remotos estão em muitos setores da economia, e isso só tende a aumentar, com ambientes mais dinâmicos de trabalho. Além disso, vemos entrar nessa onda todas as gerações em idade de trabalho.

No entanto, muitos profissionais ainda sentem a necessidade de serem melhor atendidos, na questão da comunicação, quando as empresas não fornecem os meios para que as pessoas falem entre si, o que é muito importante para o trabalho remoto. Isso pode ser resolvido com a adesão a ferramentas de videoconferência e trabalho em grupo.

Trabalhadores e empresas aprovam o trabalho remoto, de forma parcial ou plena, e procuram resolver problemas para que tudo funcione bem.

Vantagens e desvantagens

Existem várias vantagens do trabalho remoto nas empresas:

  • Maior flexibilidade de horários e local de trabalho, o que pode melhorar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional dos funcionários.
  • Economia de custos com transporte e instalações. O trabalho remoto pode economizar dinheiro para as empresas, que podem reduzir custos de aluguel de escritório e outros gastos relacionados. Para os trabalhadores, há redução de despesas de transporte e tempo nos deslocamentos.
  • Aumento da produtividade e satisfação dos funcionários devido a um ambiente de trabalho mais confortável e menos estressante. Algumas pesquisas sugerem que as pessoas podem ser mais produtivas quando trabalham remotamente, pois têm menos distrações e podem se concentrar melhor.
  • Ampliação do alcance de recrutamento, permitindo a contratação de funcionários de qualquer lugar do mundo. Conforme o home office é mais aceito nas empresas, trabalhadores passam a buscar mais oportunidades que contemplem esse benefício. Muitos podem até considerá-lo uma condição para trabalhar para a sua empresa.
  • Redução das taxas de absenteísmo e turnover.

Ferramentas e comunicação

A fim de que o trabalho remoto dê certo, além das ferramentas corretas, é importante contar com o esforço do time em manter-se atualizado. Isso inclui informações sobre projetos e, no caso de gerentes, as tarefas que cada um executa no dia a dia.

Uma boa ideia é separar um tempo no início de cada expediente para conversar sobre o que cada um está fazendo. Em uma troca de informações de poucos minutos, é possível manter-se atualizado sobre o que acontece com cada projeto e quais tarefas precisam ser adiantadas ou atrasadas.

Existem várias ferramentas de tecnologia que podem ser usadas para facilitar o trabalho remoto. Veja algumas delas:

  • Comunicação: ferramentas como o Zoom, Slack, Microsoft Teams, Google Meet permitem que as equipes se comuniquem e colaborem de forma eficaz, mesmo a distância.
  • Gerenciamento de projetos: ferramentas como o Asana, Trello e Jira ajudam a gerenciar tarefas e projetos, atribuir responsabilidades e acompanhar o progresso.
  • Armazenamento e compartilhamento de arquivos: ferramentas como o Dropbox, Google Drive, OneDrive permitem o compartilhamento seguro e acessível de arquivos e documentos entre equipes remotas.
  • Ferramentas de colaboração em tempo real: ferramentas como o Google Docs, Microsoft Office 365 permitem a colaboração em tempo real em documentos, planilhas e apresentações.
  • Monitoramento de atividades: ferramentas como o RescueTime, Toggl, Hubstaff ajudam a monitorar e medir a produtividade dos funcionários remotos.

Essas ferramentas podem ser uma grande ajuda para garantir a eficiência e a colaboração dos funcionários remotos, mas é importante que as empresas escolham as mais adequadas para suas necessidades e capacitem os funcionários a usá-las de maneira eficaz.

Não é para todos

Por mais que as vantagens sejam muitas, o trabalho remoto não é um modelo para todas as empresas. Algumas são limitadas por questões do próprio segmento, sendo imprescindível ter pessoas realizando as tarefas no local.

Além disso, em muitas, a cultura não é adaptável. Isso não é sempre um ponto negativo – culturas organizacionais existem de todo tipo e tamanho.

Por isso, analise bem a sua empresa e como o trabalho remoto impacta no funcionamento dela. Converse também com as pessoas para ter uma noção de como elas gostariam que esse modelo fosse implementado.

Nem todos profissionais podem aderir ao trabalho remoto. Além das limitações de cada posição, muitos não conseguem se adaptar à modalidade, o que é natural. Mas, é importante observar que empresas que pretendem aderir a esse modelo precisam exigir dos profissionais determinadas habilidades, dentre elas:

  • Comunicação digital, tanto escrita quanto falada.

  • Gerenciamento de tempo e habilidade de focar.

  • Comunicação proativa (precisa estar confortável para fazer pedidos e tirar dúvidas)

  • Mindset voltado para o crescimento (capaz de abraçar mudanças e aprender com elas).

  • Familiaridade com dispositivos tecnológicos e softwares.

Outros pontos a considerar

Com o tempo, as empresas preocupam-se cada vez mais em acompanhar e monitorar os resultados das métricas e indicadores. Como resultado do trabalho remoto, essa preocupação tende a crescer, com profissionais procurando comprovar seu desempenho por meio das entregas. Isso é positivo à medida que empresas mais movidas por dados tendem a ter mais sucesso.

  • Estratégia de negócio. Em várias frentes do negócio, é possível que o trabalho remoto se torne uma estratégia. Empresas podem, por exemplo, reafirmar seu branding por meio da modalidade de trabalho de seus funcionários.
  • Crescimento do freelancer. Com a cultura do trabalho remoto ganhando espaço, é possível que trabalhadores optem por tornar-se freelancers em tempo integral. Ou seja, preferem trabalhar para diversas empresas em caráter temporário. Muitos ainda podem combinar um trabalho fixo de meio período e entregas como freelancer no restante do tempo.

Como você viu, existem muitas particularidades para o trabalho remoto, mesmo que essa prática esteja cada vez mais em voga. É preciso compreender que não é algo para todos, mas é uma opção muitas vezes positiva, que vale ser considerada.

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