O setor de doces e tortas artesanais é um dos mercados que mais crescem no Brasil. Saiba como investir e ampliar o seu negócio.

O que antes poderia ser visto como um luxo ou até um produto inacessível, agora está virando moda em todo o país. O crescimento de confeitarias, lojas de bolo e docerias gourmet mostra que novos sabores são bem-vindos e que até mesmo as receitas doces mais tradicionais podem ganhar novas versões.
Fonte: SEBRAE/SC
Empreendimentos gastronômicos que comercializam doces e bolos finos, com receitas tradicionais em nova roupagem, têm apresentado um crescimento expressivo.
Fonte: SEBRAE/SC
Outro fator que mostra o poder de crescimento desse nicho é que, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), a produção de chocolate tradicional cresce 10% por ano, enquanto a média do mercado gourmet gira em torno de 20%. Segundo a Agência Brasil, no país, nos últimos quatro anos, dobrou o número de produtores artesanais de chocolate e, apesar da pandemia, o faturamento de 42% dessas empresas foi maior em 2020 do que em 2019.
Espaço para pequenos negócios
Um dos grandes diferenciais do segmento é oferecer produtos artesanais, ou seja, que não são produzidos em larga escala e se destacam pelo sabor diferenciado, menos industrializado. Neste contexto, as pequenas empresas saem na frente, já que podem explorar esse nicho e conquistar os clientes pelo toque “caseiro” e uso de ingredientes de alta qualidade.
Segundo o relatório “Infográfico Confeitarias Gourmet” (Sebrae/SC, ano 2021), o Brasil tem pouco mais de 233 mil empresas no ramo de padarias e confeitarias, sendo que desse total, cerca de 90% são estabelecimentos formados por microempreendedores individuais e empresas de micro e pequeno porte.
Em relação às perspectivas para o setor, na visão da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), a próxima década promete ser ainda melhor, com a expansão das chamadas “padarias gourmet”. A tendência é de que esses empreendimentos ampliem cada vez mais os serviços e possam competir com os supermercados, oferecendo produtos e serviços variados.
Destaque-se pelo diferencial
O grande diferencial dos negócios classificados como gourmet é o uso de ingredientes nobres e de alta qualidade. Portanto, o público consumidor desse tipo de doce também é muito exigente e até está disposto a pagar mais caro por um produto, desde que realmente atenda às expectativas. Assim, é importante usar produtos selecionados e investir na apresentação, independentemente do modelo de negócio que o empreendedor deseja seguir.
A qualidade dos ingredientes utilizados é um dos pré-requisitos para a produção de qualquer tipo de doce gourmet.
Para cada um desses modelos de negócio, é necessário definir também como serão feitas as vendas e a distribuição dos produtos. O empreendedor pode optar por:
- Ter um ponto fixo, ou seja, atuar sempre no mesmo endereço.
- Ter um ponto móvel (como um food truck), que se desloca pela cidade, mudando de endereço frequentemente.
Além disso, também é possível pensar em três modelos de vendas: somente no ponto (o cliente vai até o estabelecimento), somente por encomenda (a produção é feita conforme demanda e a entrega é acordada com o cliente) ou conjunta (venda no ponto, tendo também a opção de receber encomendas).
O Sebrae preparou um relatório com informações valiosas para o seu negócio gourmet. Faça o download gratuito na íntegra: Docerias, bolerias e confeitarias gourmet, saiba como investir em um dos setores que mais se destaca no mercado.
Saiba mais:
- Como montar uma Confeitaria
- Como elaborar um Plano de Negócios
- Tributação na Panificação e Confeitaria
Foi um prazer te ajudar :)