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Tue Aug 30 17:46:21 BRT 2022
Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
Veja a importância das opiniões para a reputação digital

Responder às avaliações e comentários, além de manter um bom relacionamento com o cliente, é uma ação estratégica para manter sua reputação digital.

· 20/07/2022 · Atualizado em 30/08/2022
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A construção de uma boa reputação digital é crucial para o sucesso dos negócios digitais. Tem crescido a busca pela pergunta: "essa empresa é confiável?". Com mais acesso à internet, os clientes se acostumaram a deixar avaliações, positivas e negativas, sobre produtos ou serviços na internet. 

É assim que se constrói a reputação digital, que é a forma como as pessoas enxergam uma empresa ou indivíduos no ambiente onl-ine. As avaliações que aparecem nos resultados de pesquisa, nas redes sociais e em sites especializados, como o Reclame Aqui, servem de parâmetro para avaliar a reputação das empresas.

No Google, você consegue ver as avaliações ao lado do perfil da empresa, no Maps e na própria página de busca. Você pode, por exemplo, compartilhar um URL específico da sua empresa, solicitando o feedback. É uma maneira de incentivar o seu cliente. E você pode fazer isso por meio de e-mails de agradecimento ou interações em chats

Também funcionam como prova social, já que a intenção é deixar a sua opinião e checar o que os outros consumidores estão falando sobre aquela marca. A influência das reviews, como são chamadas as avaliações on-line, faz diferença na hora da negociação e da compra de um produto ou serviço. 

Feedbacks são essenciais para a sua estratégia de negócio

A customer review deve ser vista pelas empresas como um feedback, que pode ser positivo, construtivo ou negativo. Mensagens de elogio estão no primeiro grupo. O feedback construtivo ocorre a partir de uma experiência negativa, mas, como o cliente tem confiança e segurança no negócio, ele envia uma mensagem com o intuito de aprimoramento do produto ou serviço. Tanto essas quanto as avaliações negativas devem ser consideradas para que a empresa possa melhorar e redirecionar suas ações. 

Aliás, apagar os comentários negativos não ajuda em nada. O pequeno empresário pode aproveitar os feedbacks negativos para identificar seus pontos fracos e para melhorar a experiência do seu cliente. Quando respondidos, você demonstra que está atento e em busca de um atendimento melhor. 

Torna seu negócio mais real e confiável. Lembre-se que outros possíveis clientes buscaram as avaliações e as suas respostas também estarão visíveis. De acordo com um estudo da Brightlocal, 82% das pessoas leem as reviews antes de comprar um produto ou serviço. E desses, 97% também vão em busca das respostas das marcas e empresas.

Ou seja, é uma oportunidade para você mostrar que se importa com o seu cliente. Então, aproveite os feedbacks dos seus clientes para melhorar seu serviço e atendimento.

Podemos citar como um case de sucesso, a startup Nubank. A empresa aplica estratégias simples nas suas redes sociais, que tem como objetivo conectar e interagir com seu cliente. Sempre de maneira leve e divertida, ela responde aos comentários e mensagens. 

Pesquisa de satisfação

Outra forma de obter opiniões e melhorar seus processos e atendimento é a pesquisa de satisfação com o cliente. Existem alguns tipos de customer reviews que são parecidos com a pesquisa de satisfação:

  • Avaliação textual – você pode disponibilizar para os seus clientes um espaço em formato escrito para que eles deixem suas opiniões. Um exemplo é a caixinha de sugestões ou formulários que laboratórios, hospitais e outras empresas deixam na recepção. 
  • Avaliação por ranqueamento – com essa opção, seus clientes conseguem dar notas para o seu produto ou serviço em uma escala de um a cinco ou por estrelas, por exemplo. 
  • Avaliação por experiência de compra – esse tipo avalia cada etapa da experiência do seu cliente com seu negócio. É uma maneira de identificar lacunas durante o processo. 

Perceba a importância do bom atendimento, de ouvir e responder o seu cliente. Tudo isso faz parte da construção de uma reputação digital positiva. A interação com o seu cliente e as reviews são estratégicas. Você deve utilizá-las para o crescimento do seu negócio.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Gerenciamento de crise nas mídias sociais

Práticas que proporcionam um bom relacionamento com clientes


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