Veja como é possível melhorar a prospecção e as vendas para clientes na sua loja on-line.

Você criou o seu e-commerce e está à espera de que os consumidores descubram a sua loja? Essa, definitivamente, não é uma boa estratégia, pois, no ambiente virtual, a concorrência torna-se ainda maior. Mas, como fazer para atrair os clientes até o seu negócio de moda? Neste artigo, vamos tratar da prospecção de clientes. Você sabe o que é e como é possível fazer a prospecção?
Prospectar clientes nada mais é do que identificar e atrair os potenciais clientes para a sua marca, preferencialmente por meio de um relacionamento duradouro, baseado na confiança e em boas experiências para cliente e lojista. Quando é bem realizada, a prospecção de clientes encurta o ciclo de vendas.
Formas de abordagem
Existem várias maneiras de realizar a prospecção de clientes, entre as quais, podemos citar as seguintes formas de abordagem:
- prospecção ativa, também chamada de outbound, em que, seja por telefone, e-mail ou outros canais de comunicação, a empresa entra em contato com os potenciais clientes;
- prospecção passiva ou inbound, em que a empresa cria estratégias para atrair os clientes por meio de produção de materiais relevantes em landing pages ou blogs, por exemplo;
- indicação, também chamado de marketing ou propaganda boca a boca, pode ocorrer de forma espontânea, por iniciativa do próprio consumidor, ou quando a empresa oferece benefícios e incentivos para que haja indicação;
- modelo misto, em que são combinadas várias formas de abordagem.
Como melhorar a prospecção de clientes na loja on-line
Tudo começa com duas importantes ações: conhecer o seu cliente ideal (definição de personas) e fazer uma análise do mercado. Isso faz com que a sua empresa se dedique somente a buscar os leads que podem se tornar clientes. Além disso, fique de olho na concorrência para poder trabalhar com um diferencial no mercado.
Ao atrair o cliente, é fundamental manter um bom relacionamento com ele, oferecendo boas soluções para os problemas que ele quer resolver, criando materiais e conteúdos relevantes em blogs e redes sociais, por exemplo. Uma boa dica é deixar bem claro para o cliente seu sistema de logística, sua política de trocas e de devolução (se for o caso), que são uma boa maneira de gerar confiança no consumidor on-line.
Marque presença, tenha persistência e esteja visível (se precisar, use links patrocinados)! E lembre-se de que, essencialmente, prospectar não é sinônimo de vender, por isso o foco é oferecer soluções para o cliente, e não um produto.
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Acompanhe também os outros artigos da série Vendas on-line (Remarketing; Devoluções; Atraindo novos clientes; Bio para loja virtual no Instagram).
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