Descontos, promoções e qualidade no atendimento podem favorecer o seu giro de estoque e garantir a saúde financeira da sua empresa, no pós-natal.

O Natal passou e você ainda possui estoque de mercadorias parado? Calma que nós, do Sebrae, em parceria com a Serasa Experian, vamos ajudar você a girar esse estoque e movimentar suas vendas!
Antes de tudo, assim que passam as festividades de final de ano, é muito importante que os empreendedores façam uma arrumação geral na loja, principalmente no estoque. É preciso colocar tudo em ordem e realizar a contagem física de quais produtos sobraram e quais são as suas características principais, como: marca, cor, tamanho.
Só depois desse levantamento será possível definir as melhores estratégias de venda, de modo que a empresa possa realizar não só o giro de estoque, mas também garantir os lucros financeiros.
Importância do giro de estoque no fim do ano
Manter o estoque em dia significa manter o dinheiro em circulação na sua empresa, porque estoque parado é dinheiro parado. Além disso, é um costume popular que no fim do ano as pessoas troquem presentes umas com as outras, mas nem sempre a escolha é assertiva. Sabe o que isso representa para os lojistas? Oportunidade de vender mais!
Sim, é isso mesmo! Uma boa recepção, associada com uma série de promoções de vendas, pode ser um atrativo e tanto para cativar e fidelizar novos clientes que estão em busca de comprar, mas comprar com preço baixo.
Prepare sua loja e sua equipe
Com a possibilidade de atrair consumidores para a sua loja, não perca tempo e prepare o ambiente (seja ele físico, seja virtual). Essa é a hora de mudar a decoração ou o layout da sua loja; em vez dos enfeites de Natal, uma decoração com placas de queima de estoque, descontos e promoção de vendas pode ser bem interessante para chamar a atenção dos clientes.
Loja preparada? Agora é a hora de alinhar com a sua equipe de vendas/atendimento quais estratégias foram definidas para potencializar as vendas nesse período. É importante que todos compreendam as informações principais, como: porcentagem de desconto, formas de pagamento e a quais produtos se aplicam, para não ter confusão na abordagem ao cliente.
Por ser um período em que o interesse de venda é maior que o interesse de compra (visto que as festividades de fim de ano passaram), os consumidores precisam ser recepcionados com maior atenção e mais disposição por parte dos atendentes. Lembre-se de que o cliente irá prezar por:
- cordialidade;
- simpatia;
- clareza nas informações;
- qualidade do produto; e
- preços baixos.
Se a experiência de compra for satisfatória, a chance de ele comprar novamente na sua loja é bem maior. Ah, e se você quer dar uma guinada no marketing e nas vendas da sua empresa, a plataforma digital do Sebrae e do Serasa possui uma série de conteúdos gratuitos sobre o tema, confira.
Estratégias de venda e campanha promocional
Depois de organizar o seu estoque, você vai ter a dimensão de quais produtos sobraram e como definir ações assertivas. Por exemplo, se houver um produto com baixa procura, baixa saída e grande número de estoque, vale pensar em promoções que sejam “na compra do produto x, você ganha o produto y”, em que você levará o cliente a consumir produtos de seu interesse para venda.
Percentuais de desconto, como “compras até x valor terão um percentual de até y por cento”, novamente, estimulam o cliente, mas, desta vez, a consumir um valor mínimo.
Se a sua margem de contribuição estiver baixa, é possível pensar em outras táticas para não perder a venda, por exemplo:
- múltiplas formas de pagamento;
- prazos de pagamento prorrogados;
- descontos maiores para a compra da segunda peça; e
- reunir mercadorias em combos para reduzir o valor;
Não existe uma regra exata para estabelecer a política de vendas e descontos, ela vai da criatividade da sua empresa e principalmente da saúde financeira dos seus negócios.
Coloque em prática
Dito isso, agora é a hora de colocar todo o seu conhecimento em prática, gerenciar as soluções adotadas e aproveitar as promoções para fazer vendas de sucesso. Loja decorada, placas chamativas, descontos para quem indicar amigos, recepção diferenciada e tudo o que tornar a experiência do cliente melhor será bem-vindo.
Aproveite as ferramentas digitais para lhe ajudar nessa jornada, tanto a divulgação nas redes sociais (e vale impulsionar publicações, hein!) como o design do site e o envio de e-mail marketing para clientes cadastrados na loja. Aposte em um bom atendimento também no e-commerce e boas vendas!
Foi um prazer te ajudar :)