Da escolha do produto ao pós-venda, veja as etapas das vendas virtuais, suas características e a importância de cada uma para a satisfação do cliente.

Para garantir o sucesso no processo de vendas virtuais, é essencial organizar todo o caminho que o cliente percorrerá, da solicitação do produto na loja virtual até o monitoramento da satisfação no pós-venda. Criamos este conteúdo exclusivo para você saber quais são as características dessas etapas. Vamos lá?
1. Escolha do produto
O internauta já fez toda a sua pesquisa pessoal e está decidido sobre qual produto comprar. Para tanto, ele vai à sua loja virtual para fechar o negócio.
2. Pedido de compra
Depois de selecionar o produto desejado, o consumidor passa pelo processo de preenchimento de dados, cadastrando nome, CPF, endereço, forma de pagamento, quantidade e variedade de produtos que deseja comprar.
3. Recepção do pedido
Pedido feito, você receberá uma notificação de compra feita pelo consumidor, com todos os detalhes.
4. Financeiro
Os dados de pagamento estarão entre essas informações - como o número do cartão, nome do titular, validade e a quantidade de parcelas (caso a opção seja o cartão de crédito) ou os dados para gerar o boleto de pagamento, débito automático, paypal... Enfim, qualquer uma das diversas formas de realizar um pagamento disponíveis na sua loja virtual.
5. Validação do pedido
Após checar se todas as informações estão corretas e de acordo com os dados fornecidos pelo cliente, você finaliza e valida o pedido de compra, gerando um relatório com os detalhes da compra/venda.
Esse relatório mostra o nome do comprador, forma de pagamento, número do pedido e todos os dados da venda.
6. Cliente recebe validação
O relatório é enviado ao consumidor, mostrando que o pedido e a forma de pagamento foram validados e qual será o prazo para a entrega dos produtos contidos no pedido.
7. Estoque/compra
É o momento de buscar no estoque ou realizar o pedido junto à empresa, caso o processo de venda seja em consignação do produto requerido no pedido de compra para fazer a entrega ao comprador.
8. Expedição
Produto separado, agora é preciso colocá-lo em uma embalagem adequada para que ele não sofra danos durante o transporte até o destino final, que é o endereço do cliente. Não esqueça de embrulhar para presente se isso foi pedido na hora da compra.
9. Transportadora
A embalagem é fundamental para proteger e entregar uma experiência positiva para o consumidor. Ao despachar o produto na transportadora, você não tem mais o controle do seu produto e só conseguirá acompanhar onde ele está.
Se você usou uma embalagem segura e confiável, pode ficar um pouco mais tranquilo.
10. Cliente recebe o produto
O cliente receberá o produto e assinará um comprovante de que o mesmo foi entregue, com nome e a data.
É fundamental entregar os pedidos dentro do prazo estipulado ou até antes. Isso gera uma enorme satisfação para o consumidor, que passa a confiar no seu processo de venda, aumentando as chances de uma nova compra no futuro.
11. Pós-venda
Pedido entregue, é hora de entrar em contato com o consumidor e saber se o seu produto atendeu ou superou as expectativas, buscando informações úteis e essenciais para fidelizar o cliente e melhorar cada etapa do processo da venda virtual.
Foi um prazer te ajudar :)