this is an h1

this is an h2

Fri May 05 16:51:55 BRT 2023
Empreendedorismo | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Você conhece a diferença das bebidas que compõem sua carta de drinks?

Destiladas ou fermentadas, existem bebidas para todas as ocasiões e que podem estar na sua carta de drinks.

· Atualizado em 05/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Ah, quem não aprecia um drink, não é mesmo?! As diferentes versões que tomam conta do mercado conseguem atender praticamente todos os gostos e exigências, mesmo dos paladares mais refinados. Sabemos que existem bebidas alcoólicas feitas para serem saboreadas apenas em determinadas ocasiões. Mas, existe uma diversidade ainda maior de bebidas alcoólicas, produzidas com métodos e fórmulas que diferenciam o sabor e que podem ser degustadas em muitas situações.

A legislação brasileira (Lei nº 8.918, de 1994) considera bebidas todos os produtos industrializados na forma líquida, para ingestão humana, sem finalidade medicamentosa ou terapêutica, sendo divididas em alcoólicas e não alcoólicas. As bebidas do tipo alcoólicas, por sua vez, podem ser fermentadas, fermento-destiladas ou misturadas, mas todas possuem a mesma base de obtenção: a fermentação alcoólica.

Quem atua no mercado de bebidas precisa conhecer pelo menos um pouco do assunto, o que pode ser uma vantagem competitiva. Se o seu restaurante serve bebidas e comidas, por exemplo, é bom saber quais são os pratos que harmonizam com bebidas destiladas e quais são os que harmonizam com as fermentadas.

Diferença entre destilação e fermentação

O processo de destilação é aquele em que, pelo aquecimento, duas substâncias são separadas. As bebidas destiladas são produzidas com frutas, plantas ou vegetais que já foram fermentados. Depois disso, são convertidos em vapor e, em seguida, condensando-o de volta à forma líquida. Entre as mais conhecidas estão o whisky (harmoniza com frutos do mar, carnes vermelhas e queijos suaves, por exemplo), gin, vodka (harmoniza com alimentos defumados e com pouca gordura), cachaça e rum.

Já o processo de fermentação sofre a ação dos micro-organismos, que se alimentam de açúcar e expelem álcool. As bebidas fermentadas são saborosas, apetitosas e versáteis. Elas oferecem inúmeros benefícios para a saúde, afinal, são ricas em probióticos, que ajudam a melhorar o nosso sistema imunológico. Entre as mais conhecidas, podemos citar o vinho (harmoniza com carnes de aves, caça, peixe, queijos, carnes vermelhas, pizzas, massas, tudo, dependendo do tipo de vinho), cerveja (harmoniza com pães, queijos, saladas, peixes, tudo dependendo do tipo de cerveja), champagne e as cidras.

O processo de produção diferencia o teor alcoólico: as destiladas contêm muito mais álcool do que as fermentadas. Beber faz parte de um engajamento social das pessoas, então, é preciso ter cuidado com a dose a ser ingerida para não ter surpresas desagradáveis, não é mesmo?

Atualize-se (clique nos links a seguir e saiba mais sobre bebidas e bares) e procure o Sebrae para fazer melhor a gestão do seu negócio.

Como o aumento no consumo de bebidas impacta os negócios

7 dicas para escolher os fornecedores de seu bar ou restaurante


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?