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Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Você sabe o que é a taxa de abandono de carrinho?

Conheça os quatro vilões que aumentam o número de carrinhos abandonados e descubra como combatê-los para potencializar suas vendas.

· 01/08/2022 · Atualizado em 21/12/2022
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Trabalhar com o universo on-line requer muita organização e constante atualização. As plataformas digitais de compras precisam promover ao cliente um ambiente agradável e convidativo. O uso de recursos multimídia também é importante para chamar atenção e atrair seu público.

Mas o que fazer quando as estratégias adotadas não convencem o seu cliente a fechar a compra? Há algum erro no meio desse processo que atrai o temido termo para os donos de e-commerce: o abandono de carrinhos.

Mas, afinal, o que é o “abandono de carrinhos”?

É frequente o número de consumidores que realizam compras on-line. Ao se deparar com o produto desejado, sua aparente qualidade e um bom preço, não há quem resista a realizar aquela comprinha. Antes de oficializar a compra, o cliente adiciona seus itens de escolha a uma espécie de carrinho virtual e parte para a página de pagamento, que é o local onde, geralmente, as compras são abandonadas.

De acordo com um estudo realizado pela multinacional Barilliance, a taxa de abandono de carrinhos em comércios digitais é de mais de 70%. Para evitar a incidência de carrinhos de compra cheios e poucos pedidos finalizados, o Sebrae irá listar os principais vilões do seu comércio on-line:

1. Propaganda enganosa

Uma situação bem desagradável é o fato de o cliente manifestar interesse em uma peça, devido a um dos critérios de divulgação (preço, cor, tamanho), e, ao clicar nas informações do produto, deparar-se com algo completamente distinto do anúncio.

Essa condição, inclusive, é muito perigosa para o marketing da sua empresa, podendo levar a problemas mais sérios, já que ferem o Código de Defesa do Consumidor.

2. Número de reclamações ou falta de feedbacks

Alguns compradores costumam observar os comentários ou feedbacks de quem já tenha adquirido aquela mercadoria. Nesse momento, o número de reclamações pode ser um aspecto decisivo para interromper o processo de compra.

Como as pessoas buscam por referências e confiabilidade, a falta de feedbacks de clientes também deixa muito a desejar. Por isso, tenha um espaço específico para o registro de pessoas que já compraram com você.

3. Valor do frete e/ou taxas adicionais

Isso pode ser um susto ao finalizar a compra. Deparar-se com um valor muito alto de frete ou com alguma taxa a mais pode provocar a desistência instantânea.

É fundamental, então, que você seja sempre claro e transparente na hora de veicular as informações sobre o que estará à venda, de modo que não deixe dúvidas ou brechas para múltiplas interpretações.

4. Exigência de criação de conta antes de comprar

Algo bem comum dos sites de e-commerce é disponibilizar a visualização dos itens de venda (uma estratégia para atrair mais pessoas), mas exigir um cadastro na loja no momento da compra. Para não ser muito complexo e não tornar mais demorado o caminho da compra, o ideal é que se peça o mínimo de informações de início.

As informações adicionais podem ser solicitadas por e-mail, por um bot ou até em formato de convite ao consumidor. Desse modo, ele pode visitar o site novamente para fazer a sua atualização cadastral e aproveitar para conferir as novidades.

Porém, se o cadastro for complexo, demorado e exigente, o cliente pode acabar por deixar o carrinho de lado e não concluir o pagamento.

Todas essas questões listadas impactam não só a imagem da sua empresa, mas também o seu faturamento, visto que a falta de compras finalizadas representa o dinheiro que você deixou de ganhar.

Como posso calcular o abandono de carrinhos da minha loja virtual?

Para obter o percentual médio de carrinhos abandonados, você pode fazer uma conta simples:

Facilite a experiência do seu cliente

Ao pensar em todos os pontos expostos acima, o Sebrae recomenda que você busque ao máximo facilitar a experiência de um possível comprador com a sua plataforma de vendas. Além de não exigir um cadastro complexo, certifique-se de que é possível acessar a sua plataforma tanto pelo computador quanto pelo celular.

Ofereça canais de suporte que respondam a possíveis dúvidas do seu público-alvo e esteja disponível para trocas, devoluções e encomendas.

Para não cometer erros que travem a venda das suas mercadorias, informe-se pelo site do Sebrae e descubra soluções criativas e eficazes. Caso tenha o desejo de expor seus produtos em uma plataforma segura e tecnológica, saiba mais sobre a parceria do Sebrae com a Amazon.


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