this is an h1

this is an h2

Thu Oct 13 12:35:16 BRT 2022
Empreendedorismo | NEGÓCIO
Você sabe qual é o estágio atual do ciclo de vida da sua empresa?

Veja neste artigo a importância de compreender o estágio em que sua empresa se encontra para superar os desafios e caminhar para o crescimento.

· 29/09/2022 · Atualizado em 13/10/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Quem vê o sucesso de grandes empresas como McDonald's, Apple e Walmart talvez não imagine a caminhada que cada uma teve até chegar onde estão hoje. Mas todas começaram bem pequenas, cresceram e, atualmente, empregam mais de cem mil pessoas cada uma. No entanto, isso não ocorreu de uma hora para outra, como se fosse mágica: elas passaram pelos chamados estágios de crescimento, que representam o ciclo de vida das empresas, e, a cada um deles, novos desafios foram enfrentados.

O que muita gente não sabe é que o ciclo de vida das empresas segue a mesma lógica do ciclo de vida dos seres humanos, ou seja, cada etapa tem características definidas e as mudanças necessárias para passar de um ciclo para outro. Por isso, identificar o ciclo de vida em que uma empresa se encontra é vital para definir as soluções mais adequadas para a sua sobrevivência e crescimento, que podem envolver, inclusive, a necessidade de buscar capital para financiar as atividades operacionais.

Isso ocorre porque crescer não é uma constante: quem observar a história de sucesso de grandes empresas vai encontrar, na jornada, altos e baixos. O importante é saber ler em qual estágio está a sua empresa e buscar o melhor caminho para enfrentar os problemas, fortalecendo-se para chegar à etapa seguinte. Crescer tem relação direta com aproveitar as oportunidades, que incluem as crises.

No Brasil, o desejo e a necessidade de empreender levam, todos os anos, milhares de pessoas a iniciarem um negócio, porém, segundo um estudo do Sebrae, mais de 24% fecham suas portas em menos de dois anos. E, se ampliarmos esses números para empresas com menos de quatro anos, cerca de 50% das empresas fecham as suas portas.

Não é difícil perceber muitas ideias e planos executados cujo resultado não está adequado à situação evidenciada pelo ciclo de vida da empresa. Mas como identificar esses ciclos? 

O ciclo de vida das empresas é uma metodologia desenvolvida pelo consultor Ichak Adizes, nascido na Macedônia do Norte, fundador do Instituto Adizes com sede em Santa Bárbara, Califórnia, EUA, e considerado um dos maiores especialistas em gestão de empresas do mundo.

Adizes afirma que crescer significa a capacidade de lidar com problemas maiores e mais complexos e aponta dez estágios do ciclo de vida das empresas (veja a seguir). É importante enfatizar que, identificado o estágio e observados os desafios, é preciso agir na busca de solução e rejuvenescimento da empresa.

O ciclo de vida da empresa, segundo Adizes

  1. Namoro (ou fase do amor extremo pelo empreendimento): nessa fase, a empresa precisa de dinheiro e de acompanhamento do fluxo financeiro pelo empreendedor para se manter viva. O desafio é de sobrevivência, colocar rapidamente produtos/serviços no mercado e vender para gerar receitas, como também comprar insumos com preços adequados para gerar fluxo de caixa positivo. A empresa deve nascer enxuta e ágil, os mesmos princípios de uma startup. É uma fase frágil, porque o namoro pode não sobreviver às dificuldades e aos problemas iniciais de um empreendimento, de modo que o empreendedor vai perdendo o interesse.
  2. Infância: é uma fase que dá muito trabalho e o risco é elevado. O fluxo de caixa é negativo e ocorrem muitos erros. Tal como a criança, a empresa precisa de acompanhamento permanente e, ao mesmo tempo, o empreendedor está muito ocupado com a necessidade de gerar receitas.
  3. Pré-adolescência: é uma atividade também de muito trabalho. Enquanto na fase de namoro o foco está nas ideias e superação e na infância está em gerar resultados, na pré-adolescência há uma combinação entre gerar resultados rápidos e a capacidade de fazer o empreendimento crescer em curto prazo.
  4. Adolescência: é uma fase crítica, porque exige do negócio um maior acerto das decisões. Essa é uma fase perigosa, porque a empresa parece “rebelde” às ideias originais do empreendedor, em razão dos impactos ocasionados pelo mercado/concorrentes. É necessário trazer um direcionamento forte e disciplinado. 
  5. Plenitude: é a fase do equilíbrio entre a necessidade de controle e acompanhamento mais rígidos e a flexibilidade para ajustar a tomada de decisão adequada ao momento do mercado. Poucas empresas atingem a plenitude.
  6. Estabilidade: fase de acomodação, representada pelo início do envelhecimento da empresa. O controle e as finanças passam a ter uma voz mais forte dentro da empresa.
  7. Aristocracia: surge nesse estágio outro grande desafio do empreendedor, é quando parece que todos estão satisfeitos com os resultados e se cria uma tendência de a empresa ficar alienada em relação às mudanças do mercado. É necessário um esforço do empreendedor para retomar aquele espírito criativo e combativo.
  8. Burocracia incipiente: o crescimento da empresa gerou necessidade de ampliação da estrutura e do poder de determinadas áreas da empresa. O foco no debate é sobre as causas e a busca pelos “culpados” por resultados ruins. E a estrutura se alimenta de mais estrutura e poder.
  9. Burocracia: as regras, as normas e o cumprimento delas passam a ser mais importantes que a inovação. O foco da empresa é para dentro, e não para o mercado e satisfação do cliente. 
  10. Morte: à medida que a empresa perde seu foco, ela caminha para a sua morte. É uma morte anunciada, que surge rapidamente quando menos se espera. Ela pode ser evitada, desde que a empresa retome fases anteriores. Um bom diagnóstico das causas e soluções identifica qual a fase ideal para retornar. Alguns autores chamam esse movimento de rejuvenescimento.

Seja qual for o estágio em que a sua empresa se encontra, o Sebrae oferece suporte para o seu empreendimento, e uma das principais estratégias é investir em capacitação constante. Então aproveite e faça nossos cursos, acessando os links disponíveis a seguir.

Cursos:

Empreendedor de sucesso

Fluxo de caixa como ferramenta de gestão para o seu negócio


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?