Recursos como automação e internet das coisas (IoT) podem diminuir os gastos com energia e também o impacto sobre o meio ambiente.

O Brasil vive uma crise hídrica que, desde o final da década passada, vem provocando aumentos importantes nas tarifas de energia elétrica de residências e empresas. Isso também amplia os esforços do poder público e de empresas privadas, por encontrar fontes renováveis de energia e reduzir o consumo.
Um dos caminhos que já vem sendo trilhado é aumentar o incentivo para a implantação de parques de geração de eletricidade a partir da energia solar e da energia eólica. Outra alternativa é ampliar a eficiência energética, utilizando a automação residencial e comercial, acelerada pelo avanço da internet das coisas.
Confira este material que o Sebrae coloca à sua disposição: Saiba como economizar energia elétrica no home office (artigo atualizado em 8/12/2022): “O home office é uma tendência que foi consolidada na pandemia, oferece conforto ao profissional, mas pede atenção ao consumo excessivo de energia elétrica.”
Casas e escritórios inteligentes
A popularização dos “assistentes virtuais”, como a Alexa, da Amazon, e o Google Home Assistant, traz junto a possibilidade de automatizar o ambiente. Com a ajuda desses dispositivos, você pode programar o uso mais eficiente da iluminação, de equipamentos de ar-condicionado, aquecedores, TV e até cortinas, persianas e toldos.
Todos esses aparelhos podem ser programados para funcionar de maneira autônoma, sem a necessidade de ação humana. Isso amplia a sua eficiência, por exemplo, otimizando a exposição à luz solar e o controle da temperatura em casa, no escritório e em outros ambientes.
Veja algumas alternativas que podem aliviar bastante a sua conta de energia.
- A automação de cortinas e persianas colabora para o aproveitamento máximo da luz natural. O mesmo vale para a instalação de sensores de luz em ambientes externos. Isso evita que as lâmpadas sejam acesas sem necessidade. Também é possível regular a intensidade das lâmpadas ou desligá-las automaticamente quando não há pessoas no ambiente, o que também diminui o desperdício de energia;
- O controle da exposição beneficia a temperatura do ambiente, eliminando o uso desnecessário dos aparelhos de ar-condicionado, que estão entre os campeões do consumo de energia elétrica.
- O ar-condicionado, assim como a TV, aquecedores e outros aparelhos, pode ser programado para desligar automaticamente. Isso evita aquela situação bastante comum de acordar no dia seguinte com o aparelho ligado, e a conta de luz nas nuvens.
- A instalação de um detector de nível de água é outra medida que gera redução no desperdício;
- Ainda no tema água, durante a crise hídrica mais aguda, no fim da década passada, cresceu o uso de torneiras e válvulas de descarga inteligentes, que liberam apenas o volume necessário.
- Uso de controle remoto IR. Ele permite que você comande os aparelhos eletrônicos infravermelhos que tem em casa – como TV, ar-condicionado e home theater – de onde estiver.
É importante notar que esses recursos só podem ser plenamente aproveitados se você tiver em casa eletrodomésticos já projetados para o uso inteligente e a eficiência energética.
Outras medidas práticas
Há ainda medidas muito simples para você reduzir as contas de energia elétrica e de água. Uma delas é recolher a água de chuva, que pode ser usada para molhar as plantas ou lavar pisos e azulejos. E ainda eliminar de vez o uso da mangueira, que gasta água de forma descontrolada.
Evitar lavar e passar as roupas todos os dias, concentrando as atividades, também é uma iniciativa simples, que ajuda muito a economizar na conta de energia. E, claro, é importante trocar todas as lâmpadas incandescentes pelos modelos de LED, bem mais eficientes. Dê uma olhada neste outro material do Sebrae a respeito do tema: Entenda a conta de energia elétrica e reduza os custos com este insumo (Artigo atualizado em 8/12/2022): “Se você costuma assustar-se com os altos valores da sua conta de luz, é hora de começar a consumir esse recurso de forma mais consciente.”
Bom para o bolso, bom para a natureza
Estamos falando em redução de custos, mas o uso da automação e a racionalização do consumo são muito importantes também para a proteção do meio ambiente. Esse é um compromisso cada vez mais valorizado pelo consumidor, no Brasil e em todo mundo.
Então, que tal surfar na onda da sustentabilidade? Todo mundo sai ganhando.
Foi um prazer te ajudar :)