this is an h1

this is an h2

Fri May 05 16:03:57 BRT 2023
Empreendedorismo | GESTÃO
Como a gestão por indicadores pode ajudar o varejo

A gestão por indicadores é essencial no varejo, pois permite uma análise objetiva do desempenho da empresa.

· 24/04/2023 · Atualizado em 05/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Para te fornecer mais informações sobre como a gestão por indicadores pode ajudar o varejo, selecionamos as dicas do canal Sebrae Santa Catarina. 

Afinal, o que são indicadores?

Para exemplificar, imagine que, da mesma forma que um piloto de avião precisa do painel de controle para obter informações essenciais sobre o voo, o líder empresarial necessita de informações confiáveis, precisas e atuais para conduzir sua empresa ao destino desejado. Concorda?

E essas informações são os indicadores. Elas mostram a realidade de uma forma mais simplificada, como uma tradução para ajudar a entender.

Os indicadores de desempenho são ferramentas de medidas de gestão que mostram dados quantitativos e qualitativos sobre as atividades da empresa, e são capazes de avaliar se as ações desempenhadas cumprem com os objetivos previstos em planejamento, permitindo o controle do andamento e o nível de alcance dos objetivos traçados.

Os indicadores mais conhecidos e utilizados são os financeiros, como rentabilidade, faturamento e custos. Mas é cada vez mais importante monitorar também indicadores em outras áreas, como a satisfação dos clientes, a produtividade, o desperdício, a motivação e a capacitação da equipe, afinal, esses fatores também influenciam direta ou indiretamente os indicadores financeiros.

Percebe as importâncias? E você, já faz uso de algum indicador de desempenho em sua empresa?

Usar esses indicadores na gestão de sua empresa pode auxiliar a determinar o que é importante direcionar, comunicar e até na melhoria dos dados que são indicados. 

Você pode utilizar as informações colhidas por meio dos indicadores para potencializar o sucesso da sua empresa. Tendo em mente o que você escolhe como indicador, é o que você estará sinalizando como importante, é o que estará comunicando sistemicamente e é o comportamento que alcançará. Os indicadores devem ser escolhidos a partir dos objetivos empresariais, portanto, depende dos objetivos e das estratégias utilizadas para alcançá-los.

Você já ouviu falar em Balanced Scorecard, ou BSC, que em português significa Painel de Controle Balanceado? São sistemas de medição de desempenho organizacional, ou seja, esses sistemas têm como foco propor educadores para acompanhar a implantação de iniciativas na empresa.

O Balanced Scorecard tem como objetivo esclarecer e traduzir a visão e estratégia, comunicar e associar objetivos e medidas estratégicas, planejar, estabelecer metas e alinhar iniciativas estratégicas, melhorar o feedback e o aprendizado estratégico. 

Mas quais são as características do Balanced Scorecard que o diferencia de outras metodologias?

A primeira característica é que ele propõe quatro perspectivas amplas para entender o desempenho da empresa. A financeira, a de processos internos, a de aprendizagem e a de crescimento. A criação do viés tem origem no entendimento de que focar apenas em indicadores financeiros é insuficiente para o controle das iniciativas da empresa, então o BCE apresenta diversas perspectivas e alinha objetivos, estratégias e indicadores. 

Agora vamos conhecer um pouco mais sobre cada perspectiva.

A primeira é a perspectiva financeira, que considera o quanto a empresa cria valor. Nela devem ser considerados os objetivos que refletem diretamente nos lucros da organização e no retorno financeiro aos investidores. São exemplos de indicadores financeiros: índice de faturamento, valor de despesas fixas, índice de lucratividade, margem de contribuição, índice de inadimplência, fluxo de caixa livre, evitando a produtividade de receita do funcionário e melhoria da utilização de ativos. 

Já a perspectiva dos clientes ocupa-se dos mercados e clientes que a organização se propõe a atender. São exemplos de indicadores da perspectiva do cliente: participação de mercado, que reflete a proporção de negócios em um determinado mercado, e captação de clientes, que mede a intensidade de atração de novos clientes para a unidade de negócios.

A retenção de clientes, que mede o grau de relacionamento contínuo que cada unidade de negócio tem com seus clientes; a satisfação dos clientes, que mede o nível de satisfação destes em relação à proposta de valor, e a lucratividade dos clientes, que mede o lucro líquido de clientes ou segmentos.

A perspectiva dos processos internos é aquela na qual a organização busca alcançar a excelência, de modo a oferecer propostas de valor capazes de atrair e reter clientes, além de satisfazer as expectativas de retorno em termos financeiros. Esses procedimentos incluem os processos de inovação relacionados à criação e desenvolvimento de produtos e os processos de operações que dizem respeito à produção, entrega e existência do produto para o cliente. 

Por fim, temos a perspectiva da aprendizagem e crescimento, que identifica a infraestrutura que a empresa deve construir para gerar crescimento e melhoria a longo prazo. São exemplos desses indicadores: a capacidade dos funcionários, relacionada à satisfação, retenção e produtividade; a reciclagem da força de trabalho; a capacidade do sistema de informação; a motivação, empoderamento e alinhamento da equipe.

Se você percebeu o quanto é importante diversificar e abordar diferentes perspectivas, isso ajudará a identificar o alcance dos objetivos e as estratégias que devem ser utilizadas em diferentes áreas da sua empresa. Mas como criar condições para referenciar atividade nos indicadores escolhidos? 

É importante definir indicadores eficazes, ou seja, aqueles que medem a coisa certa; definir indicadores eficientes, ou seja, poucos, porém abrangentes; definir indicadores viáveis, possíveis de serem medidos.

O uso dos indicadores deve se tornar rotina na cultura da empresa: a coleta de dados, a composição de indicadores, assim como seu uso para tomada de decisão e ajuste. Indicadores, quando necessário, devem fazer parte do dia a dia organizacional. E com os indicadores, você pode medir a eficiência da sua estratégia. Mas como colocar em prática as estratégias?

Para isso, existem planos de ação. As estratégias precisam ser transformadas em ações práticas. Para isso, é necessário um plano de ação que pode ser composto por informações como: o que fazer, como fazer, quais recursos serão necessários, quem fornecerá os recursos e quem será o responsável.

E, para finalizar, para fazer uma gestão de indicadores efetivos, você precisa alinhar os indicadores da estratégia, balancear os indicadores entre várias perspectivas, conceber indicadores eficazes, eficientes e viáveis, informatizar a gestão por indicadores, comunicar os indicadores e prever espaço para atração. 

Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:

Planejamento estratégico para empreendedores.

Indicadores para o seu negócio.

Essas foram algumas das principais informações sobre como a gestão por indicadores pode ajudar o varejo. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?