A gestão por indicadores é essencial no varejo, pois permite uma análise objetiva do desempenho da empresa.
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Para te fornecer mais informações sobre como a gestão por indicadores pode ajudar o varejo, selecionamos as dicas do canal Sebrae Santa Catarina.
Afinal, o que são indicadores?
Para exemplificar, imagine que, da mesma forma que um piloto de avião precisa do painel de controle para obter informações essenciais sobre o voo, o líder empresarial necessita de informações confiáveis, precisas e atuais para conduzir sua empresa ao destino desejado. Concorda?
E essas informações são os indicadores. Elas mostram a realidade de uma forma mais simplificada, como uma tradução para ajudar a entender.
Os indicadores de desempenho são ferramentas de medidas de gestão que mostram dados quantitativos e qualitativos sobre as atividades da empresa, e são capazes de avaliar se as ações desempenhadas cumprem com os objetivos previstos em planejamento, permitindo o controle do andamento e o nível de alcance dos objetivos traçados.
Os indicadores mais conhecidos e utilizados são os financeiros, como rentabilidade, faturamento e custos. Mas é cada vez mais importante monitorar também indicadores em outras áreas, como a satisfação dos clientes, a produtividade, o desperdício, a motivação e a capacitação da equipe, afinal, esses fatores também influenciam direta ou indiretamente os indicadores financeiros.
Percebe as importâncias? E você, já faz uso de algum indicador de desempenho em sua empresa?
Usar esses indicadores na gestão de sua empresa pode auxiliar a determinar o que é importante direcionar, comunicar e até na melhoria dos dados que são indicados.
Você pode utilizar as informações colhidas por meio dos indicadores para potencializar o sucesso da sua empresa. Tendo em mente o que você escolhe como indicador, é o que você estará sinalizando como importante, é o que estará comunicando sistemicamente e é o comportamento que alcançará. Os indicadores devem ser escolhidos a partir dos objetivos empresariais, portanto, depende dos objetivos e das estratégias utilizadas para alcançá-los.
Você já ouviu falar em Balanced Scorecard, ou BSC, que em português significa Painel de Controle Balanceado? São sistemas de medição de desempenho organizacional, ou seja, esses sistemas têm como foco propor educadores para acompanhar a implantação de iniciativas na empresa.
O Balanced Scorecard tem como objetivo esclarecer e traduzir a visão e estratégia, comunicar e associar objetivos e medidas estratégicas, planejar, estabelecer metas e alinhar iniciativas estratégicas, melhorar o feedback e o aprendizado estratégico.
Mas quais são as características do Balanced Scorecard que o diferencia de outras metodologias?
A primeira característica é que ele propõe quatro perspectivas amplas para entender o desempenho da empresa. A financeira, a de processos internos, a de aprendizagem e a de crescimento. A criação do viés tem origem no entendimento de que focar apenas em indicadores financeiros é insuficiente para o controle das iniciativas da empresa, então o BCE apresenta diversas perspectivas e alinha objetivos, estratégias e indicadores.
Agora vamos conhecer um pouco mais sobre cada perspectiva.
A primeira é a perspectiva financeira, que considera o quanto a empresa cria valor. Nela devem ser considerados os objetivos que refletem diretamente nos lucros da organização e no retorno financeiro aos investidores. São exemplos de indicadores financeiros: índice de faturamento, valor de despesas fixas, índice de lucratividade, margem de contribuição, índice de inadimplência, fluxo de caixa livre, evitando a produtividade de receita do funcionário e melhoria da utilização de ativos.
Já a perspectiva dos clientes ocupa-se dos mercados e clientes que a organização se propõe a atender. São exemplos de indicadores da perspectiva do cliente: participação de mercado, que reflete a proporção de negócios em um determinado mercado, e captação de clientes, que mede a intensidade de atração de novos clientes para a unidade de negócios.
A retenção de clientes, que mede o grau de relacionamento contínuo que cada unidade de negócio tem com seus clientes; a satisfação dos clientes, que mede o nível de satisfação destes em relação à proposta de valor, e a lucratividade dos clientes, que mede o lucro líquido de clientes ou segmentos.
A perspectiva dos processos internos é aquela na qual a organização busca alcançar a excelência, de modo a oferecer propostas de valor capazes de atrair e reter clientes, além de satisfazer as expectativas de retorno em termos financeiros. Esses procedimentos incluem os processos de inovação relacionados à criação e desenvolvimento de produtos e os processos de operações que dizem respeito à produção, entrega e existência do produto para o cliente.
Por fim, temos a perspectiva da aprendizagem e crescimento, que identifica a infraestrutura que a empresa deve construir para gerar crescimento e melhoria a longo prazo. São exemplos desses indicadores: a capacidade dos funcionários, relacionada à satisfação, retenção e produtividade; a reciclagem da força de trabalho; a capacidade do sistema de informação; a motivação, empoderamento e alinhamento da equipe.
Se você percebeu o quanto é importante diversificar e abordar diferentes perspectivas, isso ajudará a identificar o alcance dos objetivos e as estratégias que devem ser utilizadas em diferentes áreas da sua empresa. Mas como criar condições para referenciar atividade nos indicadores escolhidos?
É importante definir indicadores eficazes, ou seja, aqueles que medem a coisa certa; definir indicadores eficientes, ou seja, poucos, porém abrangentes; definir indicadores viáveis, possíveis de serem medidos.
O uso dos indicadores deve se tornar rotina na cultura da empresa: a coleta de dados, a composição de indicadores, assim como seu uso para tomada de decisão e ajuste. Indicadores, quando necessário, devem fazer parte do dia a dia organizacional. E com os indicadores, você pode medir a eficiência da sua estratégia. Mas como colocar em prática as estratégias?
Para isso, existem planos de ação. As estratégias precisam ser transformadas em ações práticas. Para isso, é necessário um plano de ação que pode ser composto por informações como: o que fazer, como fazer, quais recursos serão necessários, quem fornecerá os recursos e quem será o responsável.
E, para finalizar, para fazer uma gestão de indicadores efetivos, você precisa alinhar os indicadores da estratégia, balancear os indicadores entre várias perspectivas, conceber indicadores eficazes, eficientes e viáveis, informatizar a gestão por indicadores, comunicar os indicadores e prever espaço para atração.
Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:
Planejamento estratégico para empreendedores.
Indicadores para o seu negócio.
Essas foram algumas das principais informações sobre como a gestão por indicadores pode ajudar o varejo. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.
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Como emitir e pagar a guia DAS-MEI
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Neste caso, precisa ter uma conta pessoa física ou jurídica no Banco do Brasil e, no dia em que desejar pagar, acessar o Portal do Empreendedor e escolher a opção pagamento on-line. Finalmente, temos a opção de gerar a guia DAS-MEI tanto pelo Portal do Empreendedor como pelo app MEI, da Receita Federal, ou pelo app Meu Sebrae, disponibilizado pelo Sebrae. Após gerar a guia DAS-MEI, você poderá escolher a forma de efetuar o pagamento conforme as opções descritas abaixo: Imprimir a DAS-MEI, se dirigir a uma lotérica ou agência bancária e realizar o pagamento; Utilizar o QR Code gerado e realizar o pagamento pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco por meio de Pix; Utilizar o código de barras e pagar pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco. Abaixo descrevemos algumas opções para você gerar/emitir a sua guia DAS-MEI. Passo a passo fácil pelo app Meu Sebrae Primeiro, você deve entrar na sua loja de aplicativos, App Store ou Play Store, e baixar o app Meu Sebrae. Com o app aberto, clique em criar conta; depois informe o seu CPF, seu nome, seu e-mail e sua data de nascimento. Para finalizar, escolha uma senha para acessar o aplicativo. Digite a senha mais uma vez para confirmar. Pronto, você estará cadastrado. Agora, na tela inicial do aplicativo, você deve clicar em “Serviços” e depois em “Serviços MEI”; em seguida, clique em “Pagamento de Contribuição Mensal” e em “Boleto de Pagamento”; em seguida, clique na opção “Cadastrar nova empresa” e, finalmente, informe o seu CNPJ. Agora é só escolher o ano da contribuição e o mês vigente e baixar o boleto da DAS. De forma simples e rápida, você gerou a guia DAS-MEI. Agora é só salvar e escolher a maneira que mais lhe convier para efetuar o pagamento: pelo QR Code com Pix; imprimir o boleto e ir a uma lotérica ou agência bancária para pagar; com o código de barras, pagar pelo internet banking ou app de seu banco. 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Passo a passo para emissão da guia DAS-MEI pelo Portal do Empreendedor Entre no Portal do Empreendedor na plataforma gov.br; Clique na guia “Já Sou MEI”; Depois em “Pagamento da Contribuição Mensal (DAS)”; Em seguida em “Boleto de Pagamento”; Preencha o CNPJ da sua empresa e clique em continuar; Clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”; Em “Informe o Ano-Calendário”, selecione o ano e clique em “OK”; Selecione o(s) mês(es) do ano que você deseja gerar o(s) boleto(s); Informe a data em que você deseja pagar o boleto e clique em “Apurar/Gerar DAS” (se for antes do vencimento ou se estiver vencido e deseja pagar no próprio dia da emissão não precisa preencher); Aparecerá na tela a mensagem “Os documentos DAS foram gerados com sucesso!” Clique em “Imprimir/Visualizar PDF”; Após a visualização, você pode imprimir, salvar ou compartilhar a guia DAS ou pagar conforme uma das modalidades já explicadas acima. Qualquer uma das formas descritas é segura e garante ao MEI estar com a sua obrigação em dia. Importante! O Sebrae está sempre disponível para ajudar o MEI e os micro e pequenos empreendedores em geral em todas essas etapas com consultorias e cursos on-line ou presenciais, muitos deles de forma gratuita. O empreendedor pode esclarecer dúvidas, buscar ideias e se qualificar em qualquer área que precise procurando cursos e consultores do Sebrae. É só acessar www.sebrae.com.br. Saiba mais: Portal do Sebrae: Cursos gratuitos on-line: O que você quer aprender hoje? Veja o que você precisa saber antes de virar MEI e quais são as principais obrigações do MEI após a formalização. Portal do Empreendedor: Pagamento da Contribuição Mensal (DAS); Emissão da Guia DAS-MEI. FONTES:1. Atenção ao novo valor de contribuição do MEI!2. MEI terá novo valor de contribuição3. Como emitir a guia DAS em menos de 1 minuto4. O que acontece se você formalizar seu MEI e não pagar mensalmente as guias do DAS?
Julho, 2024
Domicílio Judicial Eletrônico: o que é e como fazer o seu cadastro
Você sabia que todas as empresas privadas, incluindo as micro e pequenas empresas (MPEs), precisam se cadastrar no Domicílio Judicial Eletrônico para receber citações e intimações judiciais? A exigência de fazer o cadastramento está no art. 246, caput e § 1°, do CPC/2015. Se você já tem um endereço eletrônico cadastrado na Redesim, não se preocupe: o CNJ usará esse endereço para enviar as comunicações. Prazo para cadastramento voluntário Fique atento! O prazo para o cadastramento voluntário termina em 30 de setembro de 2024. Depois dessa data, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) fará o cadastramento de forma automática, utilizando os dados da Receita Federal. Como se cadastrar no sistema 1. Acesso ao Sistema: Visite o portal do CNJ e procure pela seção de Domicílio Judicial Eletrônico. 2. Você pode acessar pelo sistema ou através do portal gov.br. 3. Aceite o termo de adesão e confira o e-mail por meio do qual irá receber as comunicações. 4. Cadastro: Preencha o formulário de cadastro com os dados da sua empresa, seguindo as instruções. 5. Confirmação: Verifique os dados e confirme o cadastro. 6. Utilização: Acesse o sistema regularmente para acompanhar e responder a citações e intimações recebidas. O que acontece se eu não usar o sistema? Não atualizar seu cadastro ou não usar a ferramenta pode trazer problemas. Você pode perder prazos processuais e até sofrer penalidades. Empresas que não confirmarem o recebimento de citações no prazo legal, sem justificativa, podem receber multa de até 5% do valor da causa por ato atentatório à dignidade da Justiça (conforme § 1º-C do Art. 246 do CPC). Não deixe para a última hora! Faça seu cadastramento no Domicílio Judicial Eletrônico e evite problemas e multas!