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Empreendedorismo | EMPRESA
Conheça 5 ferramentas de digitalização de atendimento

Neste artigo, vamos mostrar como funcionam cinco softwares de atendimento ao cliente para você iniciar a transformação digital da sua empresa.

· 18/04/2023 · Atualizado em 22/05/2023
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Ter um serviço de atendimento ao cliente ágil e eficiente é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Para manter o padrão de qualidade, a digitalização do atendimento é ferramenta indispensável. Com o uso de softwares, os gestores podem identificar com precisão o que os consumidores mais necessitam e esperam de determinado produto ou serviço.  

A transformação digital torna as empresas mais capazes de conhecer o mercado e entregar serviços e produtos de qualidade, com base em inteligência de dados. É um processo de reposicionamento dos negócios frente às novas tecnologias que mudam a maneira de relacionar-se com os clientes, o funcionamento interno e a comunicação em geral.  

O atendimento é um contato essencial com o consumidor, por isso, é vital estabelecer uma relação benéfica, lembrando que a jornada realizada pelo cliente para consumir é o que promove uma boa experiência. Investir em softwares aprimora o relacionamento com os públicos de interesse, promovendo a fidelização e trazendo bons insights. 

No mercado, existem ferramentas que, além dedeixar a comunicação mais rápida e efetiva, auxiliam na experiência do cliente, tornando-a mais positiva. O uso da tecnologia ajuda a conter problemas, antecipar soluções, fidelizar clientes qualificados e manter as vendas em alta.  

Na prática, pode significar o uso de um chatbot responsável por responder dúvidas em realizar procedimentos com baixo nível de complexidade. Dessa forma, o tempo passa a ser mais bem administrado pelos colaboradores, contribuindo para o aumento da produtividade e a redução dos custos do negócio. 

Antes de digitalizar o atendimento ao cliente, considere as seguintes etapas: mapeamento de processos; gestão de conhecimento; arquivamento de anexos; canvas para facilitar a visualização do negócio como um todo; retorno sobre o investimento (ROI) e padronização. 

Vale ressaltar que o atendimento não deve ser focado apenas em vendas, mas em orientar e ouvir o cliente, a fim de proporcionar uma melhor experiência desde o primeiro contato. Ao fortalecer a relação com o consumidor, a empresa estimula seu próprio crescimento e uma gestão de imagem bem-vista no mercado. 

Estes são cinco softwares que poderão te ajudar no processo de digitalização do atendimento: 

1. Zendesk: plataforma que reúne todos os canais de comunicação num só lugar. Os relatórios de comportamento dos clientes são de fácil acesso e implementação, em conjunto com os softwares de venda, por exemplo.  

2. Octadesk: com esta ferramenta, pode-se fazer a gestão de conversas, integrando as redes sociais da preferência dos clientes. Permite acompanhar o desempenho da equipe em relação aos clientes por meio de dashboards e relatórios.  

3. WhatsApp Business: com esta ferramenta, pode-se automatizar, classificar e responder as mensagens de clientes instantaneamente, além de permitir o envio de fotos e vídeos. Os recursos incluem: fornecer informações, enviar mensagens automáticas e organizar as conversas com etiquetas. É indicado para empresas de pequeno, médio e grande porte, oferecendo opções como a expansão internacional para as duas últimas.  

4. Desk Manager: sistema de atendimento ao cliente e help desk que atua no gerenciamento de chamados e suporte. Organiza, separa e finaliza a rotina de atendimentos por diversos canais: e-mail, SMS, chat e app. Contribui para gerenciar os prazos de atendimento, melhorar a experiência do cliente e controlar as operações. Adicionalmente, ela oferece dashboards para a melhor visualização das atividades. 

5. NeoAssist: plataforma que centraliza os diferentes canais de comunicação e mantém o histórico. Assim, a companhia pode entender as necessidades do cliente e gerar relatórios com dados completos, baseados nessas interações. O software promete estreitar o relacionamento com clientes, otimizando os recursos dessa jornada.  

Neste artigo, você descobriu que a transformação digital tem papel estratégico nas empresas, pois é capaz de criar vantagens competitivas importantes para um negócio se destacar. 

Agora que você entendeu a ideia por trás da digitalização de processos, crie um bom planejamento, documentando as necessidades e oportunidades do seu negócio, e coloque em prática estratégias para melhorar o atendimento e fidelizar seu cliente. 

Saiba mais:

O que é a digitalização de empresas e como começá-la?

Como a digitalização de processos auxilia na importação e exportação

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