this is an h1

this is an h2

Thu Jul 14 12:06:44 BRT 2022
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Conheça 8 tipos de empreendedorismo e veja qual é o seu!

O conceito de empreendedorismo ultrapassa a concepção de que é necessário ser um gestor de empresas para empreender.

· Atualizado em 14/07/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Nunca se escreveu e se falou tanto como nos últimos anos sobre empreender, empreendedorismo e empreendedor, não é mesmo? Na prática, o empreendedor é aquela pessoa que consegue gerar transformação pela inovação que promove, mesmo diante de circunstâncias adversas. Nesse sentido, é possível dizer que o homem é empreendedor desde que está no mundo, com a invenção da roda, do fogo, durante as grandes navegações... O que dizer então de legados de grandes civilizações, como os incas, os egípcios e os persas, e de revoluções, como a Industrial, por exemplo? Com toda a certeza, houve aí o “dedo” de empreendedores.

O termo empreendedorismo não é novo nos dicionários. Com origem no latim, o primeiro registro de empreender em dicionários de língua portuguesa foi no Vocabulário Portuguez e Latino (1712-1728), que atribui a esse termo o significado de tomar a atitude de fazer alguma ação ou obra. Mesmo com todas as transformações e inovações, o conceito começou a ganhar notoriedade no meio acadêmico somente em meados de 1945, utilizado pelo economista Joseph Schumpeter na sua Teoria da destruição criativa. Segundo ele, a destruição criativa ocorre quando empreendedores criam produtos ou novas formas de produzir em substituição aos antigos métodos, causando, assim, mudanças na economia. Mais tarde, o estudioso Robert D. Hisrich, em seu livro Empreendedorismo, refere-se ao termo como sendo o processo de criar algo novo e valioso, dedicando tempo e esforço, assumindo os possíveis riscos financeiros, psicológicos e sociais e conquistando as consequentes recompensas econômicas e pessoais.

Hoje, são vários os conceitos ligados ao empreendedorismo, sempre vinculados a palavras como idealização, transformação, inovação, criação, realização e liderança. Desse modo, a ideia de que um empreendedor é aquele que dirige uma empresa não é necessariamente verdadeira, pois é possível empreender em muitas áreas e em muitas atividades, desde que se desenvolvam as habilidades necessárias. O empreendedor é uma pessoa disposta a assumir riscos, com capacidade de resiliência, aprendizado e persistência, além de um ótimo senso de iniciativa e liderança. É possível empreender como inventor de um produto ou serviço, de uma tecnologia ou um objeto, como dono de um site ou de uma loja virtual, entre outras possibilidades. Ou seja, empreender, na atualidade, não é somente administrar um negócio, sobretudo um negócio físico.

Existem vários tipos de empreendedorismo para quem está com vontade de se arriscar. O primeiro passo é, obviamente, saber o rumo que você quer seguir. Veja no Infográfico alguns dos principais tipos de empreendedorismo. Depois, acesse o curso O que é ser empreendedor que o Sebrae preparou para você.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?