O cenário da experiência e do atendimento ao cliente continua a evoluir em ritmo acelerado. De acordo com a quinta edição do relatório “State of the Connected Customer da Salesforce”, da Salesforce, empresa norte-americana de softwares on demand, 88% dos consumidores dizem que a experiência que uma empresa oferece é tão importante quanto seus produtos ou serviços.
A automação é uma realidade que pode trazer benefícios para o atendimento ao cliente, como coletar rapidamente os dados da experiência do cliente e implementá-los no sistema de CRM. No entanto, as empresas também devem encontrar o equilíbrio entre automação e humanidade.
Buscar o equilibro entre a automação e a humanidade deve ser um objetivo forte, através da personalização do atendimento e do suporte. O time de colaboradores da empresa deve conhecer profundamente os clientes, sabendo suas necessidades, o seu desejo e saber como conseguir suprir os desejos desse cliente da melhor forma possível. Nesse sentido, agilidade no atendimento, pagamento e em toda a jornada é um ponto essencial que se mantém cada vez mais forte
Outro destaque é a diversidade e a responsabilidade socioambiental que deve estar baseada na experiencia do cliente. É na diferença que encontramos grandes soluções, mentes diferentes pensando de formas diferentes, trazendo bagagens culturais e emocionais diferentes, que fazem com que a empresa consiga mapear melhor os clientes e trazer os pontos que fazem sentido para que ele tenha uma ótima experiência.
Fonte: https://www.consumidormoderno.com.br/2022/12/07/tendencias-cx-investir-2023/