Foco é um assunto que está sempre em alta no mundo do empreendedorismo. Os negócios estão sempre procurando inovar, abrir novos mercados, lançar novos produtos, serem cada vez mais conhecidos pelos seus clientes.
Abrir, criar, explorar, expandir. São todos verbos que visam aumentar a ação e o alcance dos produtos e serviços da empresa. Mas foco nem sempre está ligado a mais e sim a melhor.
Quando não se tem foco a empresa caminha muito rápido em diversas direções e isso, ao tempo que permite novas oportunidades, enfraquece a exploração eficiente de algum mercado ou produto estabelecidos. Por um outro lado, quando há um foco, muitas oportunidades que podem parecer boas são conscientemente ignoradas afim de concentrar esforços naquela única ação que pretende trazer resultados.
Inovar é preciso, só que mais importante do que buscar novos caminhos e garantir que os atuais estão bem estabelecidos. Steve Jobs já dizia “Para executar uma boa ideia eu abro mão da execução de mil outras ideias igualmente maravilhosas”.