Os principais tipos de análises de dados e como colocar em prática esse conceito no seu negócio.
![Imagem de destaque do artigo](/Sebrae/Portal%20Sebrae/Artigos/Imagens/ximagem_empreendedorismo_data-analytics-entenda-o-que-e-e-como-funciona.jpg.pagespeed.ic.Bq_QV6nabi.jpg)
Data Analytics, ou análise de dados, é uma disciplina que se concentra na coleta, organização, processamento e análise de grandes volumes de dados com o objetivo de extrair insights úteis e informações significativas. A análise de dados é uma área crítica para empresas e organizações, que utilizam esses insights para tomar decisões informadas e orientadas por dados.
As técnicas de análise de dados incluem análise estatística, mineração de dados, análise preditiva e machine learning, entre outras. O processo de análise de dados geralmente envolve várias etapas, desde a coleta de dados brutos até a identificação de padrões e tendências nos dados, a visualização desses dados em gráficos e relatórios, e a tomada de decisões baseadas nessas informações.
O Data Analytics é utilizado em diversas áreas, incluindo marketing, finanças, saúde, logística, recursos humanos e gestão de negócios, entre outras. As empresas e organizações usam a análise de dados para entender melhor seus clientes, otimizar suas operações, detectar fraudes, prever tendências, entre outras aplicações.
Compreender a fundo a análise de dados exige saber diferenciar os conceitos de dados, informações e conhecimento. Os 3 termos são muito utilizados como sinônimos para explicar diferentes estágios de análises, mas possuem significados próprios.
- Dados: é matéria-prima ou produto de um processo de coleta de informação. Nesta etapa inicial, não possuem consistência relevante para orientar decisões de negócios.
- Informação: é quando a matéria-prima já foi refinada e tratada. O resultado do processamento de dados transforma-se em informação útil para geração de insights de negócios, classificações, segmentações, e assim por diante.
- Conhecimento: quando os dados são transformados em conhecimento sobre o negócio. Aqui, a informação gera conhecimento capaz de oferecer diretrizes otimizadas para tomada de decisão em nível organizacional, fornecendo insumos para definição de perfis de clientes, jornadas do consumidor, entre outras operações.
Tipos de análises de dados
-
Análise preditiva
Antecipação é a peça-chave da análise preditiva. Se o objetivo for prever e antecipar tomadas de decisões, esse tipo de diagnóstico é muito útil.
Neste tipo de análise, modelos estatísticos são elaborados a partir de critérios de causa e efeito.
Dessa maneira, as empresas conseguem prever resultados e antecipar tendências e decisões a partir de fórmulas estatísticas.
-
Análise prescritiva
Se você busca levantar possibilidades e oportunidades diante de uma determinada situação ou decisão, a análise prescritiva se encaixa muito bem.
Por exemplo: quando o gerente pergunta qual retorno ele teria em vendas caso investisse um percentual a mais na capacitação da equipe.
-
Análise descritiva
Já a análise descritiva busca entender o que está acontecendo agora. Em empresas, gargalos de produção resultam na perda direta de dinheiro e recursos. E esses processos ficam invisíveis por anos.
São as análises descritivas que ajudam a resolver problemas como este ao responder a pergunta “o que está acontecendo"?
-
Análise diagnóstica
Semelhante à análise descritiva, a análise diagnóstica é outro método de entender o cenário atual.
Aqui o foco é explicar por que algo aconteceu e os motivos para isso ter ocorrido. Por isso, empresas que já passaram por contratempos podem utilizar a análise diagnóstica para evitar que erros no passado venham se repetir.
O uso de Data Analytics pode ajudar uma empresa a se tornar mais competitiva de várias maneiras. Aqui estão algumas delas:
- Compreender melhor seus clientes: ao coletar e analisar dados sobre os clientes, as empresas podem entender melhor suas necessidades e preferências. Isso pode ajudar a criar ofertas mais personalizadas e eficazes, melhorando a experiência do cliente e aumentando a fidelidade.
- Melhorar a eficiência operacional: a análise de dados pode ajudar a identificar ineficiências e gargalos nos processos de negócios, permitindo que as empresas otimizem e automatizem tarefas. Isso pode resultar em custos reduzidos, maior eficiência e melhorias nos prazos de entrega.
- Identificar novas oportunidades de mercado: a análise de dados pode ajudar a identificar novas tendências de mercado, identificar lacunas nas ofertas da concorrência e desenvolver novos produtos ou serviços para atender às necessidades dos clientes.
- Prever o comportamento do mercado: a análise de dados pode ajudar as empresas a prever o comportamento do mercado, identificando tendências e padrões de comportamento do consumidor. Isso pode ajudar as empresas a tomar decisões estratégicas informadas, como investir em novas iniciativas de marketing, ajustar preços ou ampliar a oferta de produtos.
- Identificar riscos e oportunidades financeiras: a análise de dados pode ajudar a identificar riscos financeiros, como fraude, inadimplência ou perda de receita. As empresas também podem identificar oportunidades financeiras, como otimizar a gestão de estoques, reduzir custos e aumentar a receita.
Se a sua empresa deseja começar a usar a estratégia de Data Analytics, aqui estão algumas etapas que podem ser seguidas:
- Defina seus objetivos: antes de começar a coletar e analisar dados, é importante que a empresa saiba exatamente o que deseja alcançar com o uso de Data Analytics. Por exemplo, pode ser para entender melhor o comportamento dos clientes, melhorar a eficiência dos processos internos ou desenvolver novos produtos ou serviços.
- Identifique as fontes de dados: a empresa deve identificar as fontes de dados que irá utilizar para análise. Isso pode incluir dados internos da empresa, como informações do sistema de vendas ou do CRM, bem como dados externos, como informações de mercado ou de redes sociais.
- Coletar e armazenar dados: a empresa deve coletar os dados relevantes e armazená-los em um local seguro e fácil de acessar. Isso pode incluir a implementação de ferramentas de coleta de dados e o uso de tecnologias de armazenamento de dados, como data warehouses e data lakes.
- Limpeza e preparação dos dados: antes de analisar os dados, é importante que a empresa faça uma limpeza e preparação dos dados. Isso pode incluir a remoção de dados irrelevantes, a correção de dados incorretos e a padronização dos dados.
- Analisar os dados: com os dados preparados, a empresa pode começar a analisá-los para identificar tendências e padrões. Isso pode ser feito por meio de ferramentas de análise de dados, como algoritmos de aprendizado de máquina e análise estatística.
- Tomar decisões baseadas em dados: com as análises em mãos, a empresa pode tomar decisões baseadas em dados para atingir seus objetivos. Isso pode incluir a tomada de decisões de negócios, ajustes em processos internos ou mudanças na estratégia de marketing.
A estratégia de Data Analytics exige uma abordagem cuidadosa e uma análise completa dos dados disponíveis. Ao seguir essas etapas, as empresas podem começar a usar o Data Analytics de forma eficaz para alcançar seus objetivos e se manter competitivas no mercado.
Se precisar de ajuda, procure o Sebrae no seu estado.
Saiba mais:
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?
Conteúdo relacionado
Como abrir um MEI
Abrir um MEI e obter um CNPJ é facil, mas antes de abrir é importante se atentar para os direitos e deveres. Cada vez mais, brasileiros que trabalham por conta própria reconhecem a importância de se registrarem como microempreendedores individuais (MEI). Segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Economia em março de 2022, com dados da Receita Federal e a participação do Sebrae, 3,9 milhões de pequenos negócios foram criados em 2021, um aumento de quase 20% em relação ao ano anterior. Destes, 3,1 milhões – ou cerca de 80% do total de Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas (CNPJs) – optaram por serem microempreendedores individuais (MEI). Quais as vantagens de ser MEI? Direito de emitir notas fiscais para seus clientes, evitando a perda de negócios, pois, além de dever do empresário, a emissão do documento é direito do consumidor; Tributação reduzida, com pagamento mensal do documento de arrecadação (DAS-MEI); Acesso a benefícios previdenciários, como o auxílio-doença, em caso de incapacidade de trabalhar por problemas de saúde, entre outros. Mais adiante falaremos mais sobre os benefícios. Mas vale lembrar que, para desfrutar de tudo isso, o primeiro passo é ter um CNPJ ativo, ou seja, registrar a empresa. O registro no portal do governo é de graça. O único custo para se manter como MEI é o recolhimento mensal do imposto, desde que o empreendedor não ultrapasse o teto de receitas anual de R$ 81 mil – o que provoca a cobrança de multas por excesso de faturamento. Fique atento: inscrição como MEI não tem custo! Muitas pessoas, quando vão procurar o endereço virtual para abrirem sua empresa como microempreendedores, acabam clicando em links de sites que cobram para fazer o registro, em troca de assessoria técnica para o empreendedor. Além de oferecer conteúdo sobre empreendedorismo e o universo empresarial, tais páginas trazem orientações – às vezes personalizadas – para abrir, alterar ou cancelar o CNPJ MEI, bem como dicas para a declaração anual. Porém, se você não quer contratar esses serviços adicionais, tenha a certeza de estar entrando no verdadeiro Portal do Empreendedor. Nunca imprima boleto nem faça Pix se não tiver certeza de que aceita comprar tais serviços. A inscrição como MEI no governo é de graça! Passo a passo – como Abrir um MEI Grátis em 2024 É necessário realizar login no ambiente gov.br (que centraliza o acesso do cidadão a diversos serviços sociais e outros portais do governo). Se o empreendedor não tem esse cadastro prévio, deve fazê-lo em https://sso.acesso.gov.br. Após o acesso ao ambiente gov.br, o empresário precisará criar seu MEI no Portal do Empreendedor. Acesse e siga as instruções fornecendo as informações solicitadas. Como já dissemos, a formalização é gratuita! Acabou? Não se esqueça do pagamento mensal das contribuições. Uma dica: embora a declaração de receitas seja anual (analogamente à das pessoas físicas, que todos os anos declaram o Imposto de Renda conforme a sua faixa de renda), não deixe acumular vários meses de contribuições para só resolver as pendências na época de sua declaração como MEI (já que os débitos impedem o envio da declaração). Além de o montante ficar alto, há correção do montante com a cobrança de juros mensais! Quanto pagar para se manter como MEI em 2024? Conforme o ramo de atividade, a contribuição mensal do MEI varia entre de R$ 70,6 a R$ 76,6 a depender do ramo de atividade e Mei caminhoneiro pagará mensalmente entre R$ 169,44 a R$ 175,44. Veja neste vídeo como abrir o MEI (CNPJ), publicado no canal Sebrae Talks Que atividades o MEI pode desenvolver? Ser microempreendedor não significa estar restrito em sua atuação profissional. A lista de atividades cadastradas já cresceu bastante desde que foi criada. Confira as aqui. Ainda ficou com dúvidas? O Sebrae ensina tudo que você, empreendedor ou aspirante, precisa saber sobre o MEI. Quer continuar sua jornada para se tornar MEI? Acesse agora um curso preparado pelo Sebrae e inicie sua trajetória empreendedora hoje mesmo!
Julho, 2024
Como emitir e pagar a guia DAS-MEI
A principal obrigação do MEI é pagar a “mensalidade” do MEI todos os meses, no dia 20. É muito importante esse pagamento, pois é através dele que você terá acesso aos seus benefícios previdenciários. Às vezes, nos deparamos com uma pessoa MEI que diz coisas assim: “ah... eu não paguei porque não tive tempo de ir na Sala do Empreendedor ou no Sebrae para emitir minha guia e eu não sabia como fazer isso”. Pois neste artigo vamos mostrar como é simples emitir a guia DAS-MEI. Inicialmente precisamos dizer que o MEI tem muitas opções para realizar a quitação das suas parcelas mensais. Aquela que consideramos a melhor opção é o débito automático. O MEI só precisa autorizar uma vez, e o débito ocorre automaticamente todos os meses, bastando controlar para garantir que tenha saldo suficiente no dia 20 de cada mês. Para isso, o microempreendedor precisa ter conta em nome do MEI ou mesmo de sua pessoa física (conta de terceiros não é aceita) em um dos bancos conveniados: 001 - Banco do Brasil S/A003 - Banco da Amazônia S/A004 - Banco do Nordeste do Brasil S/A021 - Banco Banestes S/A033 - Banco Santander (Brasil) S/A041 - Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A047 - Banco do Estado de Sergipe S/A070 - Banco de Brasília S/A104 - Caixa Econômica Federal237 - Banco Bradesco S/A341 - Itaú Unibanco S/A389 - Banco Mercantil do Brasil S/A748 - Banco Cooperativo Sicredi S/A756 - Banco Cooperativo do Brasil S/A Como esta lista é dinâmica e a qualquer momento pode ocorrer a inclusão de novos bancos, ou até a exclusão de algum, sugerimos a consulta quando tiver o interesse. Essa opção é formalizada no Portal do Simples Nacional, sendo necessário que o MEI tenha cadastrado o seu código de acesso. Outra opção é efetuar o pagamento on-line das guias DAS-MEI. Neste caso, precisa ter uma conta pessoa física ou jurídica no Banco do Brasil e, no dia em que desejar pagar, acessar o Portal do Empreendedor e escolher a opção pagamento on-line. Finalmente, temos a opção de gerar a guia DAS-MEI tanto pelo Portal do Empreendedor como pelo app MEI, da Receita Federal, ou pelo app Meu Sebrae, disponibilizado pelo Sebrae. Após gerar a guia DAS-MEI, você poderá escolher a forma de efetuar o pagamento conforme as opções descritas abaixo: Imprimir a DAS-MEI, se dirigir a uma lotérica ou agência bancária e realizar o pagamento; Utilizar o QR Code gerado e realizar o pagamento pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco por meio de Pix; Utilizar o código de barras e pagar pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco. Abaixo descrevemos algumas opções para você gerar/emitir a sua guia DAS-MEI. Passo a passo fácil pelo app Meu Sebrae Primeiro, você deve entrar na sua loja de aplicativos, App Store ou Play Store, e baixar o app Meu Sebrae. Com o app aberto, clique em criar conta; depois informe o seu CPF, seu nome, seu e-mail e sua data de nascimento. Para finalizar, escolha uma senha para acessar o aplicativo. Digite a senha mais uma vez para confirmar. Pronto, você estará cadastrado. Agora, na tela inicial do aplicativo, você deve clicar em “Serviços” e depois em “Serviços MEI”; em seguida, clique em “Pagamento de Contribuição Mensal” e em “Boleto de Pagamento”; em seguida, clique na opção “Cadastrar nova empresa” e, finalmente, informe o seu CNPJ. Agora é só escolher o ano da contribuição e o mês vigente e baixar o boleto da DAS. De forma simples e rápida, você gerou a guia DAS-MEI. Agora é só salvar e escolher a maneira que mais lhe convier para efetuar o pagamento: pelo QR Code com Pix; imprimir o boleto e ir a uma lotérica ou agência bancária para pagar; com o código de barras, pagar pelo internet banking ou app de seu banco. Passo a passo pelo app MEI da Receita Federal Na loja de aplicativos, App Store ou Play Store, baixe o app MEI. Na tela inicial do aplicativo, inserir o CNPJ, escolher a opção “Emitir DAS”; selecionar o ano e o mês para o qual você quer emitir a guia DAS; ela estará disponível e tem opção de exibir/salvar/compartilhar ou copiar o QR Code para pagar por meio de Pix. Passo a passo para emissão da guia DAS-MEI pelo Portal do Empreendedor Entre no Portal do Empreendedor na plataforma gov.br; Clique na guia “Já Sou MEI”; Depois em “Pagamento da Contribuição Mensal (DAS)”; Em seguida em “Boleto de Pagamento”; Preencha o CNPJ da sua empresa e clique em continuar; Clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”; Em “Informe o Ano-Calendário”, selecione o ano e clique em “OK”; Selecione o(s) mês(es) do ano que você deseja gerar o(s) boleto(s); Informe a data em que você deseja pagar o boleto e clique em “Apurar/Gerar DAS” (se for antes do vencimento ou se estiver vencido e deseja pagar no próprio dia da emissão não precisa preencher); Aparecerá na tela a mensagem “Os documentos DAS foram gerados com sucesso!” Clique em “Imprimir/Visualizar PDF”; Após a visualização, você pode imprimir, salvar ou compartilhar a guia DAS ou pagar conforme uma das modalidades já explicadas acima. Qualquer uma das formas descritas é segura e garante ao MEI estar com a sua obrigação em dia. Importante! O Sebrae está sempre disponível para ajudar o MEI e os micro e pequenos empreendedores em geral em todas essas etapas com consultorias e cursos on-line ou presenciais, muitos deles de forma gratuita. O empreendedor pode esclarecer dúvidas, buscar ideias e se qualificar em qualquer área que precise procurando cursos e consultores do Sebrae. É só acessar www.sebrae.com.br. Saiba mais: Portal do Sebrae: Cursos gratuitos on-line: O que você quer aprender hoje? Veja o que você precisa saber antes de virar MEI e quais são as principais obrigações do MEI após a formalização. Portal do Empreendedor: Pagamento da Contribuição Mensal (DAS); Emissão da Guia DAS-MEI. FONTES:1. Atenção ao novo valor de contribuição do MEI!2. MEI terá novo valor de contribuição3. Como emitir a guia DAS em menos de 1 minuto4. O que acontece se você formalizar seu MEI e não pagar mensalmente as guias do DAS?
Julho, 2024
Domicílio Judicial Eletrônico: o que é e como fazer o seu cadastro
Você sabia que todas as empresas privadas, incluindo as micro e pequenas empresas (MPEs), precisam se cadastrar no Domicílio Judicial Eletrônico para receber citações e intimações judiciais? A exigência de fazer o cadastramento está no art. 246, caput e § 1°, do CPC/2015. Se você já tem um endereço eletrônico cadastrado na Redesim, não se preocupe: o CNJ usará esse endereço para enviar as comunicações. Prazo para cadastramento voluntário Fique atento! O prazo para o cadastramento voluntário termina em 30 de setembro de 2024. Depois dessa data, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) fará o cadastramento de forma automática, utilizando os dados da Receita Federal. Como se cadastrar no sistema 1. Acesso ao Sistema: Visite o portal do CNJ e procure pela seção de Domicílio Judicial Eletrônico. 2. Você pode acessar pelo sistema ou através do portal gov.br. 3. Aceite o termo de adesão e confira o e-mail por meio do qual irá receber as comunicações. 4. Cadastro: Preencha o formulário de cadastro com os dados da sua empresa, seguindo as instruções. 5. Confirmação: Verifique os dados e confirme o cadastro. 6. Utilização: Acesse o sistema regularmente para acompanhar e responder a citações e intimações recebidas. O que acontece se eu não usar o sistema? Não atualizar seu cadastro ou não usar a ferramenta pode trazer problemas. Você pode perder prazos processuais e até sofrer penalidades. Empresas que não confirmarem o recebimento de citações no prazo legal, sem justificativa, podem receber multa de até 5% do valor da causa por ato atentatório à dignidade da Justiça (conforme § 1º-C do Art. 246 do CPC). Não deixe para a última hora! Faça seu cadastramento no Domicílio Judicial Eletrônico e evite problemas e multas!