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Wed Mar 08 18:40:57 BRT 2023
Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
5 passos para uma jornada sem contato no foodservice

Conheça os cuidados essenciais para implementar no seu negócio.

· Atualizado em 01/03/2021
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A pandemia continua, e as empreendedoras não podem se descuidar das medidas de segurança para proteger a saúde de clientes e funcionários. Para o setor de alimentos e bebidas, a forma de trabalho mais adequada ainda é o delivery, que deve ser a forma preferencial de venda.

No caso de atendimento presencial, é pensar em soluções que necessitam cada vez menos de contato físico entre colaboradores e clientes.

Com isso em mente, preparamos uma cartilha que mapeia os 5 principais passos que o cliente dá na sua jornada de compra em restaurantes. Assim, empreendedora, você poderá tomar os cuidados para deixá-la mais fluida e segura.

Confira os passos e veja em qual etapa o seu negócio pode melhorar:

  1. Encontrar

Como o cliente vai encontrar seu restaurante nesta jornada sem contato?

- Estabeleça uma comunicação digital clara para que o seu cliente saiba que é com o seu negócio que ele vai resolver seus problemas e ter uma ótima experiência!

  1. Entrar – Pedir

Como o cliente vai fazer o pedido e quais os principais cuidados que você deve tomar neste momento?

- Use e abuse dos aplicativos de gestão de filas e reservas, cada vez mais integrados ao seu sistema de vendas. Boas opções são a Goomer, Styme, Zak, entre outros.

Se o pedido for online, o que você deve fazer para deixar seu restaurante virtual atrativo e simples?

- Se você usa algum aplicativo, cuide para que o seu cardápio reflita realmente o que você deseja: imagens bem cuidadas, preços e promoções claras e facilidade de pedir em um clique.

  1. Consumir

Este é o momento em que os clientes ficam mais cautelosos, então como fazer essa experiência de consumo ser prazerosa e segura para o cliente?

- Fora do local: prepare-se para deixá-lo à vontade e mostrar que pode fazer o take out com o menor contato possível, bem como disponibilizar a opção de entrega sem contato com o entregador.

- No local: é importante que ele perceba a higiene e segurança – com todo o distanciamento necessário.

  1. Pagar e sair

O atendimento não termina na entrega do prato. Os clientes querem fazer seus pagamentos de maneira rápida e, claro, segura.

- Veja se é possível para o seu negócio e implantar o self-check out, onde o cliente mesmo paga – pode ser com a sua comanda ou QR Code.

Outro ponto importante é aceitar todos os meios de pagamento e ter soluções para promover uma jornada sem contato, sejam as notas de dinheiro ou moedas, sejam cartões e carteiras digitais.

  1. Engajamento pós-venda

Como criar lealdade sem contato?

- Mantenha-se conectado com o cliente, se relacionando via mídias sociais, mensagens, aplicativos, para:

  • Distribuir conteúdo relevante, relacionado ao propósito da sua marca;
  • Divulgar promoções;
  • Apresentar novidades de lançamento de produtos;
  • Informar sobre os benefícios que ele tem por ser seu cliente fiel;
  • Se possível, dê acesso a algo especial para os seus melhores clientes, seja uma experiência, seja mais rapidez.

Gostou das dicas e quer saber mais sobre cada etapa da jornada de compra? Baixe e leia a cartilha completa!


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