O Sebrae atua para contribuir com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e para fortalecer os negócios de impacto social.
O ano de 2015 foi um marco para uma decisão global em direção à redução da pobreza, da promoção do bem-estar social e da prosperidade e da proteção do meio ambiente. Nessa ocasião, inúmeros países acordaram sobre um conjunto de ações denominadas Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que se baseiam nos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) coordenados pelas Organizações das Nações Unidas (ONU).
Por sua vez, os ODS deram origem à construção da Agenda 2030, que é um plano de ação que aborda questões relacionadas às pessoas, ao planeta e também à prosperidade, unindo elementos essenciais para tratar de temas como a erradicação da pobreza e o desenvolvimento sustentável.
O horizonte para cumprir as metas e atingir os resultados planejados na Agenda 2030 é muito curto. Os desafios são gigantescos e faltam pouco mais de uma década. Saiba como o Sebrae, por meio de projetos e centros de referência em conhecimentos estratégicos para o cumprimento da Agenda 2030, busca fortalecer negócios de impacto social e contribuir com um novo cenário para o país – mais justo, mais democrático, mais inclusivo e sustentável.
O Sebrae nos estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Espírito Santo estão desenvolvendo projetos específicos de Desenvolvimento dos Negócios de Impacto Social e Ambiental, contemplando grande parte dos desafios estabelecidos pela Agenda 2030.
Em parceria com o PNUD, acontece, nos estados mencionados, o Dia de Impacto Social. Nesse evento, são realizadas as oficinas "Como criar modelos de negócios à luz dos 17 ODS".
No âmbito da parceria Sebrae/PNUD, firmada pelo convênio para implantação do Projeto INCLUIR, são realizados os seminários regionais sobre negócios transformadores de realidades. Nesse evento, são aplicadas as oficinas práticas de "Como alinhar os ODS às estratégias empresariais das empresas".
Educação empreendedora
O Sebrae possui o Centro de Referência em Educação Empreendedora (CER), que produz e compartilha conhecimento, estudos, pesquisas e ferramentas com foco no desenvolvimento e fomento da educação empreendedora e temas que retratam aspectos sociais relevantes, como a educação com enfoque em gênero.
Representa uma possibilidade de inclusão para aqueles que flutuam às margens das oportunidades de emprego e renda. Trata-se de uma preparação para uma nova atitude comportamental em busca da capacidade de gerar sua própria renda e seu negócio, buscando alternativas para sair da pobreza e emergir em um universo de prosperidade.
Sustentabilidade
O Sebrae atua com a geração e disseminação de conhecimento em sustentabilidade aplicado aos pequenos negócios. Assim, disponibiliza soluções inovadoras e técnicas e práticas sustentáveis em busca da redução de impactos no meio ambiente com o propósito de contribuir com um desenvolvimento social mais justo e igualitário.
A sustentabilidade faz parte, portanto, de um importante componente para os pequenos negócios. A gestão ambiental, por exemplo, é uma solução que envolve um conjunto de elementos diretamente associados à redução dos impactos relacionados com a natureza e mudanças climáticas, tais como: uso eficiente da água e energia e gerenciamento de resíduos sólidos.
O CSS é um difusor de soluções para pequenos negócios atuantes em diversos segmentos, que perpassam a produção de alimentos e bebidas, bioeconomia, tecnologia avançada e outros. Vão de soluções simples, como a tecnologia social denominada de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), até as soluções de eco inovação adaptadas pela ONU Meio Ambiente e pelo Sebrae para os pequenos negócios brasileiros que desejam transformar a sustentabilidade em uma vantagem competitiva e em um fator de diferenciação no mercado.
Artesanato
Ressalta-se, também, a contribuição gerada pela valorização dos ativos locais a partir da aplicação das tradições, da cultura e do saber fazer. Trata-se do Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), que é uma plataforma mercadológica para o reposicionamento e a qualificação do artesanato brasileiro, muito representativo em diversas comunidades do país.
A fim de agregar valor e transformar os itens em objetos de desejo e consumo, o CRAB promove suas ações respeitando os hábitos, gostos e a própria natureza do artesanato. Retrata a expressão criativa brasileira estabelecendo conexões entre design, arte, moda e cultura. É, portanto, um potente canalizador de oportunidades e inclusão social e produtiva para comunidades tradicionais.
Tecnologias inclusivas e consumo consciente
Cabe ressaltar também a abordagem promovida pelo Sebrae no âmbito da produção de alimentos e bebidas e da bioeconomia, que retratam cadeias diretamente conectadas com o meio ambiente, com a produção para um consumo consciente, com a utilização de tecnologias sociais e inclusivas, com tradições transmitidas de geração a geração, com o envolvimento de mulheres e jovens na condução de pequenos negócios e com diversos outros temas contemplados nos ODS.
Considerando o propósito dos ODS e utilizando uma visão mais direcionada ao elo de produção, o Sebrae promove atendimento a produtores rurais, agricultores familiares, pescadores e pequenos negócios rurais (agroindústrias, cooperativas, associações e empresas), propiciando acesso a soluções de gestão, mercado, inovação e tecnologia, cooperativismo e associativismo, liderança, empreendedorismo, sucessão familiar e outros.
O portfólio institucional dispõe de temas diretamente relacionados a vários dos ODS e é ofertado por mais de 300 projetos em todo o país, bem como pelos diversos canais de atendimento. Quanto ao atendimento remoto, a média anual de procura e downloads de cartilhas, infográficos e informações sobre a produção de alimentos, bebidas e práticas agroecológicas atinge a casa de 1,5 milhão de acessos no portal da instituição.
Dentre as diversas iniciativas e considerando as características específicas de algumas regiões brasileiras, destaca-se a atuação do Sebrae no Semiárido Brasileiro por meio do projeto Sertão Empreendedor. Tal projeto tem como compromisso contribuir com os pequenos negócios rurais, transferindo tecnologias de produção e cultivo, gestão e acesso a mercado e crédito para que a convivência com a seca possa ser amenizada.
Na região amazônica, o destaque é para o projeto estruturante do pirarucu. O Sebrae, junto com a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária –, reconhecida internacionalmente por sua competência, desenvolveram estudos e pesquisas e também promoveram transferência tecnológica para pequenas comunidades produtoras, ajudando a tirar a espécie do cenário de extinção e gerando um processo produtivo sustentável por meio de cativeiros. Outro projeto estruturante também implementado no Norte do país foi o de cosméticos, que investigou vários produtos da biodiversidade brasileira e atingiu comunidades de extrativismo sustentável.
O Sebrae tem certeza que os pequenos negócios têm papel fundamental no cumprimento dos ODS e da Agenda 2030. Por isso, investe em projetos transversais para o cumprimento dessa árdua e importante tarefa. Clique nos links abaixo e conheça mais sobre alguns projetos na área.
Saiba mais
- Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora
- Centro Sebrae de Sustentabilidade
- Centro Brasileiro de Referência em Artesanato
Autoria: Augusto Togni de Almeida Abreu, Gerente de Agronegócios do Sebrae Nacional.
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O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
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Como emitir e pagar a guia DAS-MEI
A principal obrigação do MEI é pagar a “mensalidade” do MEI todos os meses, no dia 20. É muito importante esse pagamento, pois é através dele que você terá acesso aos seus benefícios previdenciários. Às vezes, nos deparamos com uma pessoa MEI que diz coisas assim: “ah... eu não paguei porque não tive tempo de ir na Sala do Empreendedor ou no Sebrae para emitir minha guia e eu não sabia como fazer isso”. Pois neste artigo vamos mostrar como é simples emitir a guia DAS-MEI. Inicialmente precisamos dizer que o MEI tem muitas opções para realizar a quitação das suas parcelas mensais. Aquela que consideramos a melhor opção é o débito automático. O MEI só precisa autorizar uma vez, e o débito ocorre automaticamente todos os meses, bastando controlar para garantir que tenha saldo suficiente no dia 20 de cada mês. Para isso, o microempreendedor precisa ter conta em nome do MEI ou mesmo de sua pessoa física (conta de terceiros não é aceita) em um dos bancos conveniados: 001 - Banco do Brasil S/A003 - Banco da Amazônia S/A004 - Banco do Nordeste do Brasil S/A021 - Banco Banestes S/A033 - Banco Santander (Brasil) S/A041 - Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A047 - Banco do Estado de Sergipe S/A070 - Banco de Brasília S/A104 - Caixa Econômica Federal237 - Banco Bradesco S/A341 - Itaú Unibanco S/A389 - Banco Mercantil do Brasil S/A748 - Banco Cooperativo Sicredi S/A756 - Banco Cooperativo do Brasil S/A Como esta lista é dinâmica e a qualquer momento pode ocorrer a inclusão de novos bancos, ou até a exclusão de algum, sugerimos a consulta quando tiver o interesse. Essa opção é formalizada no Portal do Simples Nacional, sendo necessário que o MEI tenha cadastrado o seu código de acesso. Outra opção é efetuar o pagamento on-line das guias DAS-MEI. Neste caso, precisa ter uma conta pessoa física ou jurídica no Banco do Brasil e, no dia em que desejar pagar, acessar o Portal do Empreendedor e escolher a opção pagamento on-line. Finalmente, temos a opção de gerar a guia DAS-MEI tanto pelo Portal do Empreendedor como pelo app MEI, da Receita Federal, ou pelo app Meu Sebrae, disponibilizado pelo Sebrae. Após gerar a guia DAS-MEI, você poderá escolher a forma de efetuar o pagamento conforme as opções descritas abaixo: Imprimir a DAS-MEI, se dirigir a uma lotérica ou agência bancária e realizar o pagamento; Utilizar o QR Code gerado e realizar o pagamento pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco por meio de Pix; Utilizar o código de barras e pagar pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco. Abaixo descrevemos algumas opções para você gerar/emitir a sua guia DAS-MEI. Passo a passo fácil pelo app Meu Sebrae Primeiro, você deve entrar na sua loja de aplicativos, App Store ou Play Store, e baixar o app Meu Sebrae. Com o app aberto, clique em criar conta; depois informe o seu CPF, seu nome, seu e-mail e sua data de nascimento. Para finalizar, escolha uma senha para acessar o aplicativo. Digite a senha mais uma vez para confirmar. Pronto, você estará cadastrado. Agora, na tela inicial do aplicativo, você deve clicar em “Serviços” e depois em “Serviços MEI”; em seguida, clique em “Pagamento de Contribuição Mensal” e em “Boleto de Pagamento”; em seguida, clique na opção “Cadastrar nova empresa” e, finalmente, informe o seu CNPJ. Agora é só escolher o ano da contribuição e o mês vigente e baixar o boleto da DAS. De forma simples e rápida, você gerou a guia DAS-MEI. Agora é só salvar e escolher a maneira que mais lhe convier para efetuar o pagamento: pelo QR Code com Pix; imprimir o boleto e ir a uma lotérica ou agência bancária para pagar; com o código de barras, pagar pelo internet banking ou app de seu banco. Passo a passo pelo app MEI da Receita Federal Na loja de aplicativos, App Store ou Play Store, baixe o app MEI. Na tela inicial do aplicativo, inserir o CNPJ, escolher a opção “Emitir DAS”; selecionar o ano e o mês para o qual você quer emitir a guia DAS; ela estará disponível e tem opção de exibir/salvar/compartilhar ou copiar o QR Code para pagar por meio de Pix. Passo a passo para emissão da guia DAS-MEI pelo Portal do Empreendedor Entre no Portal do Empreendedor na plataforma gov.br; Clique na guia “Já Sou MEI”; Depois em “Pagamento da Contribuição Mensal (DAS)”; Em seguida em “Boleto de Pagamento”; Preencha o CNPJ da sua empresa e clique em continuar; Clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”; Em “Informe o Ano-Calendário”, selecione o ano e clique em “OK”; Selecione o(s) mês(es) do ano que você deseja gerar o(s) boleto(s); Informe a data em que você deseja pagar o boleto e clique em “Apurar/Gerar DAS” (se for antes do vencimento ou se estiver vencido e deseja pagar no próprio dia da emissão não precisa preencher); Aparecerá na tela a mensagem “Os documentos DAS foram gerados com sucesso!” Clique em “Imprimir/Visualizar PDF”; Após a visualização, você pode imprimir, salvar ou compartilhar a guia DAS ou pagar conforme uma das modalidades já explicadas acima. Qualquer uma das formas descritas é segura e garante ao MEI estar com a sua obrigação em dia. Importante! O Sebrae está sempre disponível para ajudar o MEI e os micro e pequenos empreendedores em geral em todas essas etapas com consultorias e cursos on-line ou presenciais, muitos deles de forma gratuita. O empreendedor pode esclarecer dúvidas, buscar ideias e se qualificar em qualquer área que precise procurando cursos e consultores do Sebrae. É só acessar www.sebrae.com.br. Saiba mais: Portal do Sebrae: Cursos gratuitos on-line: O que você quer aprender hoje? Veja o que você precisa saber antes de virar MEI e quais são as principais obrigações do MEI após a formalização. Portal do Empreendedor: Pagamento da Contribuição Mensal (DAS); Emissão da Guia DAS-MEI. FONTES:1. Atenção ao novo valor de contribuição do MEI!2. MEI terá novo valor de contribuição3. Como emitir a guia DAS em menos de 1 minuto4. O que acontece se você formalizar seu MEI e não pagar mensalmente as guias do DAS?
Sat Jun 29 00:03:34 BRT 2024
Como abrir um MEI
Abrir um MEI e obter um CNPJ é facil, mas antes de abrir é importante se atentar para os direitos e deveres. Cada vez mais, brasileiros que trabalham por conta própria reconhecem a importância de se registrarem como microempreendedores individuais (MEI). Segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Economia em março de 2022, com dados da Receita Federal e a participação do Sebrae, 3,9 milhões de pequenos negócios foram criados em 2021, um aumento de quase 20% em relação ao ano anterior. Destes, 3,1 milhões – ou cerca de 80% do total de Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas (CNPJs) – optaram por serem microempreendedores individuais (MEI). Quais as vantagens de ser MEI? Direito de emitir notas fiscais para seus clientes, evitando a perda de negócios, pois, além de dever do empresário, a emissão do documento é direito do consumidor; Tributação reduzida, com pagamento mensal do documento de arrecadação (DAS-MEI); Acesso a benefícios previdenciários, como o auxílio-doença, em caso de incapacidade de trabalhar por problemas de saúde, entre outros. Mais adiante falaremos mais sobre os benefícios. Mas vale lembrar que, para desfrutar de tudo isso, o primeiro passo é ter um CNPJ ativo, ou seja, registrar a empresa. O registro no portal do governo é de graça. O único custo para se manter como MEI é o recolhimento mensal do imposto, desde que o empreendedor não ultrapasse o teto de receitas anual de R$ 81 mil – o que provoca a cobrança de multas por excesso de faturamento. Fique atento: inscrição como MEI não tem custo! Muitas pessoas, quando vão procurar o endereço virtual para abrirem sua empresa como microempreendedores, acabam clicando em links de sites que cobram para fazer o registro, em troca de assessoria técnica para o empreendedor. Além de oferecer conteúdo sobre empreendedorismo e o universo empresarial, tais páginas trazem orientações – às vezes personalizadas – para abrir, alterar ou cancelar o CNPJ MEI, bem como dicas para a declaração anual. Porém, se você não quer contratar esses serviços adicionais, tenha a certeza de estar entrando no verdadeiro Portal do Empreendedor. Nunca imprima boleto nem faça Pix se não tiver certeza de que aceita comprar tais serviços. A inscrição como MEI no governo é de graça! Passo a passo – como Abrir um MEI Grátis em 2024 É necessário realizar login no ambiente gov.br (que centraliza o acesso do cidadão a diversos serviços sociais e outros portais do governo). Se o empreendedor não tem esse cadastro prévio, deve fazê-lo em https://sso.acesso.gov.br. Após o acesso ao ambiente gov.br, o empresário precisará criar seu MEI no Portal do Empreendedor. Acesse e siga as instruções fornecendo as informações solicitadas. Como já dissemos, a formalização é gratuita! Acabou? Não se esqueça do pagamento mensal das contribuições. Uma dica: embora a declaração de receitas seja anual (analogamente à das pessoas físicas, que todos os anos declaram o Imposto de Renda conforme a sua faixa de renda), não deixe acumular vários meses de contribuições para só resolver as pendências na época de sua declaração como MEI (já que os débitos impedem o envio da declaração). Além de o montante ficar alto, há correção do montante com a cobrança de juros mensais! Quanto pagar para se manter como MEI em 2024? Conforme o ramo de atividade, a contribuição mensal do MEI varia entre de R$ 70,6 a R$ 76,6 a depender do ramo de atividade e Mei caminhoneiro pagará mensalmente entre R$ 169,44 a R$ 175,44. Veja neste vídeo como abrir o MEI (CNPJ), publicado no canal Sebrae Talks Que atividades o MEI pode desenvolver? Ser microempreendedor não significa estar restrito em sua atuação profissional. A lista de atividades cadastradas já cresceu bastante desde que foi criada. Confira as aqui. Ainda ficou com dúvidas? O Sebrae ensina tudo que você, empreendedor ou aspirante, precisa saber sobre o MEI. Quer continuar sua jornada para se tornar MEI? Acesse agora um curso preparado pelo Sebrae e inicie sua trajetória empreendedora hoje mesmo!