Indústria de base tecnológica brasileira tem papel importante em soluções para proteger o meio ambiente e evitar catástrofes relacionadas ao clima.

As mudanças climáticas estão entre as maiores preocupações da humanidade atualmente, e a indústria de base tecnológica tem um papel fundamental nessa questão. Não é por acaso que a preservação do clima está entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Para atingir esses objetivos, a ONU recomenda uma série de ações que devem ser implantadas pelos países mundo afora até 2030.
Os ODS visam a acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. O combate às mudanças climáticas é o item de número 13 na resolução da ONU que estabeleceu os ODS e uma série de metas correspondentes a cada um deles.
Em relação à preservação climática, destacam-se as metas de conter os riscos relacionados ao clima e a catástrofes naturais, como inundações e estiagem; a elaboração de políticas públicas para lidar com as mudanças climáticas; o investimento em projetos educacionais e em campanhas para conscientizar a população sobre o tema; e incentivos para que comunidades locais possam gerir ações de preservação climática. Também é cobrado dos países signatários da Convenção sobre Mudança do Clima o compromisso de destinar recursos para o Fundo Verde para o Clima, que visa a apoiar os países em desenvolvimento para que adotem políticas sustentáveis.
A indústria tem um papel-chave para alcançar esse objetivo, uma vez que ela é uma das principais responsáveis pelo impacto no meio ambiente que está causando mudanças climáticas. Isso acontece porque, muitas vezes, sua atividade contribui para poluir rios, lagos e mesmo o ar. Essas atividades também costumam emitir gases de efeito estufa, contribuindo para o aquecimento global, que desequilibra todo o ecossistema. Além disso, a atividade industrial tem impacto nas florestas nativas no Brasil que, por sua vez, também afetam a cadeira alimentar da fauna local, e isso vai criando um efeito em cascata, prejudicando o delicado equilíbrio da natureza.
A indústria de base tecnológica (IBT) pode desempenhar um papel importante no combate às mudanças climáticas por meio do desenvolvimento e implementação de tecnologias e soluções inovadoras que reduzam as emissões de gases de efeito estufa e ajudem a transição para uma economia mais verde e sustentável. Entre as possíveis ações para a indústria na preservação climática, destacamos:
- Desenvolvimento de soluções de energia renovável, como painéis solares, turbinas eólicas e tecnologias de armazenamento de energia. Essas soluções podem ajudar a substituir as fontes de energia fósseis que são uma das principais causas das mudanças climáticas.
- As IBTs podem ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa em outros setores, como o transporte e a indústria, por meio do desenvolvimento de tecnologias de eficiência energética e soluções de mobilidade sustentável, como carros elétricos e sistemas de transporte público mais eficientes.
- Desenvolvimento de soluções de gestão de resíduos e de produção mais responsáveis, como a reciclagem e reutilização de materiais e a utilização de tecnologias de produção mais limpas e sustentáveis.
- Promoção da educação e da conscientização sobre a importância da sustentabilidade e do papel que cada um de nós pode desempenhar na redução das emissões de gases de efeito estufa.
O Sebrae oferece gratuitamente apoio para empreendedores que desejam melhorar a gestão ambiental em suas empresas e contribuir para a preservação climática do planeta. Procure auxílio na agência do Sebrae de seu estado ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo 0800 570 0800!
Leia mais:
Sustentabilidade: práticas saudáveis que impulsionam o seu negócio
Foi um prazer te ajudar :)