A 4ª Revolução Industrial cria novos desafios e novas oportunidades para o RH. Prepare a sua empresa!

O termo “4ª revolução Industrial” foi utilizado pela primeira vez em 2011 pelo executivo alemão Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial, referindo-se à era da conectividade e do processamento de dados. Assim, a 1ª Revolução Industrial, no final do século XVIII, seria caracterizada pelo advento da mecânica; a 2ª, no século XIX, pela eletricidade, e a 3ª revolução, no pós-Segunda Guerra Mundial, pela automação.
O RH 4.0, então, não é nada mais do que a revolução digital aplicada ao recrutamento, seleção e gestão de pessoas. Softwares e inteligência artificial passam a realizar as tarefas mais burocráticas, enquanto o RH e os colaboradores podem dedicar-se mais à estratégia e à criatividade dentro da empresa.
As diferenças
Com o RH 4.0, a tecnologia utilizada pelo setor integra-se a outros sistemas, facilitando as atividades de recrutamento e seleção, já que haverá um volume de dados muito maior. Cria-se a possibilidade de fazer inúmeros cruzamentos e análises a partir de ferramentas como o People Analytics.
Assim, o RH ganhará capacidade de inovação – algo ainda pouco desenvolvido. A partir da análise de dados, é possível identificar os candidatos mais criativos e estratégicos para a empresa, conhecer melhor os padrões de comportamento dos colaboradores, identificar quem está mais propenso ao desligamento, gerar estratégias de atração e retenção de talentos, criar funções e articular equipes multidisciplinares, por exemplo. A consequência final, claro, será um resultado mais interessante para a empresa. Tudo muito diferente do funcionamento tradicional do RH.
Os desafios
A implantação do RH 4.0, porém, não é tão simples. O primeiro obstáculo é o modelo mental (ou mindset) tradicional do RH, que é bastante burocrático. O primeiro passo, então, é convencer o comando da empresa da necessidade de adotar um novo modelo mental com foco na inovação e na transformação digital.
O segundo passo é a decisão estratégica dos gestores da empresa de investir em novas tecnologias de ponta na produção, gerenciamento e proteção de dados. Trata-se de sistemas que já utilizam de inteligência artificial no RH.
Como implantar o RH 4.0
1. Desenvolva uma liderança transformadora – Na 4ª Revolução Industrial, o fundamental não são os softwares ou a inteligência artificial, mas uma liderança transformadora, capaz de utilizar da melhor forma essas ferramentas. Assim, trabalhe a formação de lideranças com foco na transformação digital, mas também no envolvimento do conjunto dos colaboradores na cultura organizacional da empresa.
2. Mude o modelo mental – É preciso combater o conservadorismo no RH, eliminando o preconceito de que o desenvolvimento tecnológico é um inimigo que só serve para diminuir a geração de empregos. O novo mindset deve ter foco em aprendizado e inovação, permitindo aos colaboradores perceber que seu engajamento no crescimento da empresa é, também, um investimento no progresso de suas carreiras.
3. Invista na experiência dos colaboradores – As novas gerações vêm chegando com novos conceitos. Por exemplo, um número crescente de profissionais busca trabalhar em negócios que estejam alinhados com seus ideais. Para eles, muitas vezes, o modelo de trabalho (em home office, hibrido, com horários flexíveis etc.) é mais importante do que o próprio salário. E essa tendência se acentuou após a experiência de isolamento forçada pela pandemia do coronavírus.
A verdade é que o desempenho dos colaboradores tende a ser melhor em empresas que criam ambientes focados nas pessoas e se preocupam com seu bem-estar. O RH 4.0 deve ter sempre isso em mente, com ou sem tecnologias de ponta.
4. Aperfeiçoe a tecnologia digital – Busque no mercado softwares de recrutamento e seleção com inteligência artificial que integrem processos e funcionem em nuvem. O objetivo é eliminar processos morosos e manuais na triagem e seleção de currículos, permitindo a consolidação de um setor de RH mais estratégico.
Pronto para dar mais esse passo rumo ao futuro? Então, aproveite o embalo e dê uma olhada neste material que o Sebrae preparou para você sobre o futuro do trabalho no mundo digital.
Confira neste material do Sebrae o papel fundamental que um RH bem montado tem para a sua empresa: Veja o motivo de ter um setor de RH na sua empresa .
Foi um prazer te ajudar :)