this is an h1

this is an h2

Thu Apr 20 19:13:49 BRT 2023
Empreendedorismo | GESTÃO
RH 4.0: esteja preparado!

A 4ª Revolução Industrial cria novos desafios e novas oportunidades para o RH. Prepare a sua empresa!

· Atualizado em 20/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O termo “4ª revolução Industrial” foi utilizado pela primeira vez em 2011 pelo executivo alemão Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial, referindo-se à era da conectividade e do processamento de dados. Assim, a 1ª Revolução Industrial, no final do século XVIII, seria caracterizada pelo advento da mecânica; a 2ª, no século XIX, pela eletricidade, e a 3ª revolução, no pós-Segunda Guerra Mundial, pela automação. 

O RH 4.0, então, não é nada mais do que a revolução digital aplicada ao recrutamento, seleção e gestão de pessoas. Softwares e inteligência artificial passam a realizar as tarefas mais burocráticas, enquanto o RH e os colaboradores podem dedicar-se mais à estratégia e à criatividade dentro da empresa.  

As diferenças 

Com o RH 4.0, a tecnologia utilizada pelo setor integra-se a outros sistemas, facilitando as atividades de recrutamento e seleção, já que haverá um volume de dados muito maior. Cria-se a possibilidade de fazer inúmeros cruzamentos e análises a partir de ferramentas como o People Analytics. 

Assim, o RH ganhará capacidade de inovação – algo ainda pouco desenvolvido. A partir da análise de dados, é possível identificar os candidatos mais criativos e estratégicos para a empresa, conhecer melhor os padrões de comportamento dos colaboradores, identificar quem está mais propenso ao desligamento, gerar estratégias de atração e retenção de talentos, criar funções e articular equipes multidisciplinares, por exemplo. A consequência final, claro, será um resultado mais interessante para a empresa. Tudo muito diferente do funcionamento tradicional do RH.  

Os desafios 

A implantação do RH 4.0, porém, não é tão simples. O primeiro obstáculo é o modelo mental (ou mindset) tradicional do RH, que é bastante burocrático. O primeiro passo, então, é convencer o comando da empresa da necessidade de adotar um novo modelo mental com foco na inovação e na transformação digital. 

O segundo passo é a decisão estratégica dos gestores da empresa de investir em novas tecnologias de ponta na produção, gerenciamento e proteção de dados. Trata-se de sistemas que já utilizam de inteligência artificial no RH. 

Como implantar o RH 4.0  

1. Desenvolva uma liderança transformadora – Na 4ª Revolução Industrial, o fundamental não são os softwares ou a inteligência artificial, mas uma liderança transformadora, capaz de utilizar da melhor forma essas ferramentas. Assim, trabalhe a formação de lideranças com foco na transformação digital, mas também no envolvimento do conjunto dos colaboradores na cultura organizacional da empresa.

2. Mude o modelo mental – É preciso combater o conservadorismo no RH, eliminando o preconceito de que o desenvolvimento tecnológico é um inimigo que só serve para  diminuir a geração de empregos. O novo mindset deve ter foco em aprendizado e inovação, permitindo aos colaboradores perceber que seu engajamento no crescimento da empresa é, também, um investimento no progresso de suas carreiras. 

3. Invista na experiência dos colaboradores As novas gerações vêm chegando com novos conceitos. Por exemplo, um número crescente de profissionais busca trabalhar em negócios que estejam alinhados com seus ideais. Para eles, muitas vezes, o modelo de trabalho (em home office, hibrido, com horários flexíveis etc.) é mais importante do que o próprio salário. E essa tendência se acentuou após a experiência de isolamento forçada pela pandemia do coronavírus.

A verdade é que o desempenho dos colaboradores tende a ser melhor em empresas que criam ambientes focados nas pessoas e se preocupam com seu bem-estar. O RH 4.0 deve ter sempre isso em mente, com ou sem tecnologias de ponta. 

4. Aperfeiçoe a tecnologia digitalBusque no mercado softwares de recrutamento e seleção com inteligência artificial que integrem processos e funcionem em nuvem. O objetivo é eliminar processos morosos e manuais na triagem e seleção de currículos, permitindo a consolidação de um setor de RH mais estratégico.

Pronto para dar mais esse passo rumo ao futuro? Então, aproveite o embalo e dê uma olhada neste material que o Sebrae preparou para você sobre o futuro do trabalho no mundo digital. 

Confira neste material do Sebrae o papel fundamental que um RH bem montado tem para a sua empresa: Veja o motivo de ter um setor de RH na sua empresa

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?