Sebrae oferece capacitação a distância para que professores alcancem potenciais empreendedores. Instituições parceiras devem indicar os profissionais.
Desde 2017, qualquer parceiro da Educação Profissional, na rede pública ou privada de ensino, pode implementar a disciplina de Empreendedorismo. Com ela, é possível alcançar cada vez mais potenciais empreendedores, apresentando possibilidades concretas de aplicabilidade dos conteúdos em sua vida profissional, tanto em um negócio já existente quanto em um novo negócio.
A disciplina de Empreendedorismo para a Educação Profissional não é um curso isolado, ou seja, sua realização é feita por meio da inclusão de carga horária no conteúdo programático de cursos Técnicos e/ou de Formação Inicial e Continuada (FIC) já existentes.
Ela é composta por quatro módulos:
- Plano de Vida e Carreira (24 horas).
- Planejando Meu Sucesso Profissional (24 horas).
- Atitudes Empreendedoras e Tipos de Empreendedorismo (16 horas).
- O Mundo do Trabalho (12 horas).
A aplicação da disciplina aos estudantes é feita por professores das próprias instituições. Eles devem ser indicados por suas instituições ao Sebrae para participar de uma capacitação a distância, via internet e oferecida gratuitamente.
A disciplina de Empreendedorismo envolve a formação de professores e estudantes considerando os seguintes formatos e duração:
Professores
- Capacitação a distância, via internet, ministrada pelo Sebrae Nacional, com o apoio de tutoria especializada.
- Duração: 6 semanas, 48 horas.
- Formação completa nos 4 módulos que compõem a disciplina de Empreendedorismo para a Educação Profissional, tornando os professores aptos a ministrá-los em sala de aula (mediante aprovação e certificação).
Estudantes
- Capacitação presencial, ministrada pelos professores da própria instituição devidamente aprovados e certificados.
- Duração: 24 a 52 horas.
- Formação fundamental no módulo “Plano de Vida e Carreira” ou seu equivalente “Planejando Meu Sucesso Profissional” (24 horas). Embora equivalente, este segundo é adequado para estudantes de baixa escolaridade, ou seja, orienta-se cursar um módulo ou outro, dependendo do perfil da turma.
- Formação adicional – a critério da instituição realizadora – nos módulos “Atitudes Empreendedoras e Tipos de Empreendedorismo” (16 horas) e “O Mundo do Trabalho” (12 horas).
- A inclusão da disciplina de Empreendedorismo no conteúdo programático do curso deve ser acordada entre a instituição de ensino e o Sebrae estadual. Para incluí-la, deve-se observar a carga horária global do curso e a aderência dos módulos junto ao conteúdo já existente.
São competências da disciplina de Empreendedorismo:
- Desenvolver, junto aos estudantes, formas de estabelecer relações e possibilidades entre sonho, desejo e sucesso, a fim de que se reconheçam como cidadãos de direitos.
- Levar o estudante a identificar oportunidades no seu cotidiano, relacionando-as ao seu plano de vida e carreira e ao seu plano de negócio.
- Levar o estudante a refletir sobre o seu potencial empreendedor para o aproveitamento de oportunidades de vida, carreira e negócio.
- Levar o estudante a desenvolver um plano de vida, carreira e negócio.
Foi um prazer te ajudar :)