Conheça as experiências empreendedoras que transformaram um comércio local em uma empresa de grande porte.
“Persistência, correr riscos e planejar adequadamente faz toda a diferença.”
O Day 1 trouxe para o palco, com grande emoção, o casal Carlos e Noeli, que vivem em Chopinzinho, uma pequena cidade no Rio Grande do Sul. Tomando chimarrão e sentados em um cenário onde o banco de praça ocupava o espaço central, eles provocaram a plateia afirmando que ser empreendedor é sair na frente, desbravar.
Não é para menos, afinal, aos 17 anos, eles se casaram e se mudaram para o Paraná, onde descobriram, com suas malas praticamente vazias, que ali não poderiam crescer. Consertar objetos eletrônicos na empresa de um parente tornou-se uma frustração, pois não era a vocação de Carlos.
Os dois retornaram à cidade de origem, onde Carlos começou a organizar shows. Pouco tempo depois, por falta de planejamento, ele perdeu dinheiro e os dois ficaram sem nada, tornando-se, inclusive, reféns de agiotas.
Venderam absolutamente tudo o que restava em suas vidas para verem-se livres das cobranças. Não deixaram, porém, de acreditar que um dia venceriam. Eles também calçaram a sandália da humildade e recomeçaram, bem lentamente, fazendo alimentos, preparados pela própria Noeli, com um tempero diferenciado. A qualidade dos produtos fez as vendas aumentarem e, com isso, eles conseguiram sair da cozinha da casa para o porão e, posteriormente, para uma padaria. Não, não era uma padaria qualquer, era “a” padaria. Com muito trabalho dos dois, o negócio progrediu.
O resultado financeiro efetivo desse empreendimento, no entanto, só foi conquistado quando Carlos decidiu fazer o Empretec, por intermédio do Sebrae, onde aprendeu a lidar com suas características empreendedoras.
Com uma visão de futuro inquestionável, ele buscou a tecnologia de ultracongelamento, oriunda da Itália, e viu o negócio crescer rapidamente, até mais do que o casal estava preparado para enfrentar. Em termos de gestão, eles ainda eram principiantes, mas, empenhados em vencer, não hesitaram e voltaram a estudar, unindo suas forças e confiando um no outro.
Esse relato emocionante nos mostrou que o trabalho honrado, a honestidade e a dedicação diária levaram o casal a ter uma fábrica que emprega 400 pessoas na pequena cidade de Chopinzinho.
Foi um prazer te ajudar :)